Valores normativos para força muscular periférica em pacientes críticos e indivíduos saudáveis
A força muscular é um importante indicador da saúde geral e é um fator que tem sido associado ao ...
Patrocinado por: Paulista University
Status de recrutamento
Faixa etária
Sexo
Fase do estudo
A restrição do fluxo sanguíneo (RFS) é uma técnica amplamente estudada que combina exercícios de baixa intensidade com oclusão vascular, resultando em benefícios musculares. Porém, sua aplicação é desafiadora devido a variações metodológicas e custos de equipamentos. O uso do fio dental (TF) aparece como uma alternativa acessível, mas carece de evidências científicas sólidas.
Objetivos: avaliar a confiabilidade intra e interavaliadores da pressão de oclusão gerada pelo TF, investigar a reprodutibilidade da aplicação do TF em dias diferentes e comparar o TF com a RFS tradicional em termos de ganhos musculares.
Métodos: o estudo é dividido em duas etapas: Primeira etapa, ensaio clínico randomizado controlado cruzado, 80 indivíduos saudáveis com idade entre 18 e 30 anos avaliados para determinar a confiabilidade do TF. Os participantes seguirão um dos dois tipos de randomização, com exclusões baseadas em critérios de saúde. As avaliações incluem características antropométricas, determinação da pressão de oclusão (POT), identificação de 40% e 80% da POT, dados de fluxo e diâmetro arterial após aplicação de TF. A análise estatística utilizará o índice de correlação intraclasse (ICC) e modelos específicos para análises intra e interavaliadores. Segunda etapa, ensaio clínico randomizado controlado com grupos paralelos, 110 atletas recreativos serão avaliados ao longo de quatro semanas. Os procedimentos iniciais envolvem avaliações antropométricas, determinação do POT, miotonometria, ultrassonografia, escala perceptiva e teste de 1RM, aplicados em ambos os membros inferiores. Os participantes realizarão um protocolo de treinamento de membros inferiores, utilizando RFS e TF em diferentes pernas, seguindo avaliações miotonométricas e perceptivas. Após o treinamento, as avaliações finais medirão os mesmos parâmetros avaliados inicialmente. A análise estatística utilizará testes de normalidade, Modelos Mistos Generalizados e análise de tamanho de efeito no software SPSS, com nível de significância de p<0,05. Resultados esperados: Espera-se que este estudo forneça informações sobre a confiabilidade e reprodutibilidade do TF na geração de pressão de oclusão. Além disso, buscamos validar o TF comparando-o com o RFS tradicional em termos de ganhos musculares. Se eficaz, o TF poderá se tornar uma opção acessível para promover ganhos musculares, em diferentes cenários de aplicação.
Os participantes serão devidamente informados sobre os procedimentos e objetivos deste estudo e, após concordância, assinarão o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, tornando-se efetivamente parte dele. No formulário de consentimento, os participantes serão questionados se concordam com o uso de seus dados caso optem por se retirar do estudo. Também será solicitada aos participantes permissão para que a equipe de pesquisa compartilhe dados relevantes com pessoas das universidades participantes da pesquisa ou com autoridades reguladoras, quando relevante. O estudo será enviado para apreciação e aprovação ao Comitê de Ética em Pesquisa da FCT/UNESP, Presidente Prudente, SP, Brasil.
Critérios de inclusão:
Critério de exclusão:
Tissue Flossing ia a elastic band that when applied exerts an external pressure above or below a muscle or joint of the extremities.
Inflatable device that exerts an external pressure above a muscle or joint of the extremities.
The lower limb resistance training protocol will follow that recommended in the study by Patterson et al. for resistance training, and will last 4 weeks, with 3 training sessions per week, with a day break between sessions.
Conheça outros estudos que podem ser do seu interesse: