Critérios de inclusão:
- Indivíduos do sexo masculino ou feminino com idade ≥28 dias e <18 anos no momento do consentimento informado.
- Indivíduos que foram submetidos a aloSCT de qualquer fonte de doador (doador compatível não aparentado, irmão, haplo-idêntico) usando medula óssea, células-tronco do sangue periférico ou sangue de cordão. Os receptores de condicionamento mieloablativo ou de intensidade reduzida são elegíveis.
- Indivíduos com cGvHD diagnosticado moderado a grave de acordo com os Critérios de Consenso do NIH 2014 (Seção 16.2) antes do Dia 1 do Ciclo 1. Outros diagnósticos possíveis para sintomas clínicos que suportam diagnósticos de cGvHD devem ser excluídos (por exemplo, infecção, efeitos colaterais de medicamentos, malignidade). Os indivíduos devem ser:
- Indivíduos cGvHD virgens de tratamento que não receberam nenhum tratamento sistêmico anterior para cGvHD, exceto por no máximo 72h de corticoterapia sistêmica prévia de metilprednisolona ou equivalente após o início do GvHD crônico. Os indivíduos podem ter recebido tratamento sistêmico anterior para profilaxia de cGvHD (desde que a profilaxia tenha sido iniciada antes do diagnóstico de cGvHD).
OU o CGvHD moderado a grave refratário a esteroides conforme critério institucional, ou por decisão médica caso os critérios institucionais não estejam disponíveis, e ainda recebendo corticosteroides sistêmicos para o tratamento de cGvHD por um período <18 meses antes do Ciclo 1 Dia 1 Caso os corticosteróides tenham sido interrompidos anteriormente devido à resposta, a duração < 18 meses se aplica ao último período de uso do corticosteróide. Critérios de exclusão de QUEBRADELINHA:
- indivíduos SR-cGvHD com tratamento anterior para cGvHD com um inibidor de JAK1 ou JAK2 ou um inibidor de JAK1/2, exceto quando o indivíduo obteve resposta completa ou parcial e está sem tratamento com inibidor de JAK por pelo menos 4 semanas antes do Dia 1 do Ciclo ou até 5 vezes a meia-vida do inibidor de JAK anterior, o que for mais longo.
* Indivíduos que iniciaram inibidores sistêmicos de calcineurina (CNI; ciclosporina ortacrolimus) dentro de 3 semanas antes do início de ruxolitinibe no Ciclo 1 Dia 1. Nota: CNI sistêmicos são permitidos quando iniciados > 3 semanas a partir do início de ruxolitinibe.
- Falhou aloSCT anterior nos últimos 6 meses
- Doença respiratória significativa incluindo indivíduos que estão em ventilação mecânica ou que têm uma saturação de oxigênio em repouso < 90% por oximetria de pulso em ar ambiente.
- Comprometimento da função gastrointestinal (GI) (não relacionada ao GvHD) ou doença GI (não relacionada ao GvHD) que pode alterar significativamente a absorção de ruxolitinibe oral (por exemplo, doenças ulcerativas, náuseas descontroladas, vômitos, diarreia, síndrome de má absorção ou ressecção do intestino delgado) ,
- Distúrbios colestáticos, ou síndrome obstrutiva sinusoidal não resolvida/doença veno-oclusiva do fígado (definida como anormalidades persistentes da bilirrubina não atribuíveis à cGvHD e disfunção orgânica contínua)
- Presença de infecção não controlada clinicamente ativa, incluindo infecção bacteriana, fúngica, viral ou parasitária significativa necessitando de tratamento.
- Infecção conhecida pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV).
- Evidência de descontrole do vírus da hepatite B (HBV) ou vírus da hepatite C (HCV) com base na avaliação feita pelo Investigador ou delegado.
- Alergias, hipersensibilidade ou intolerância conhecidas a qualquer um dos medicamentos, excipientes ou compostos semelhantes do estudo.
- História de distúrbios ósseos como osteogênese imperfeita, raquitismo, osteodistrofia renal, osteomielite, osteopenia, displasia fibrosa, osteomalacia etc. antes do diagnóstico subjacente que resultou no aloSCT.
- História de retardo de crescimento endócrino ou renal antes do diagnóstico de base que resultou no aloSCT.
- Evidência de tuberculose clinicamente ativa (diagnóstico clínico de acordo com a prática local)
- Qualquer corticoterapia para outras indicações que não cGvHD em doses > 1mg/kg/dia metilprednisolona (ou dose equivalente de prednisona 1,25 mg/kg/dia) dentro de 7 dias da consulta de triagem .
- História de leucoencefalopatia multifocal progressiva (LMP).
- Presença de insuficiência renal grave
Outros critérios de inclusão/exclusão definidos pelo protocolo podem ser aplicados