Atividade, segurança e farmacocinética em pacientes pediátricos com doença crônica moderada e grave do enxerto contra o hospedeiro após transplante alogênico de células-tronco

Patrocinado por: Novartis Pharmaceuticals

Atualizado em: 10 de junho de 2024
Ativo, não recrutando

Status de recrutamento

Crianças até Adultos

Faixa etária

Todos

Sexo


Fase 2

Fase do estudo

Resumo:

Este estudo multicêntrico de fase II, aberto, de braço único, envolverá aproximadamente 42 indivíduos e investigará a atividade, a farmacocinética e a segurança do ruxolitinibe adicionado ao regime imunossupressor do indivíduo entre bebês, crianças e adolescentes com idade ≥28 dias a <18 anos de idade com cGvHD moderado a grave virgem de tratamento ou SR-cGvHD.

Os indivíduos serão agrupados de acordo com a idade da seguinte forma: Grupo 1 inclui indivíduos ≥12 anos a <18 anos, Grupo 2 inclui indivíduos ≥6 anos a <12 anos, Grupo 3 inclui indivíduos ≥2 anos a <6 anos e Grupo 4 inclui indivíduos ≥28 dias a < 2 anos.

Saiba mais:

Critérios de inclusão:

  • Indivíduos do sexo masculino ou feminino com idade ≥28 dias e <18 anos no momento do consentimento informado.
  • Indivíduos que foram submetidos a aloSCT de qualquer fonte de doador (doador compatível não aparentado, irmão, haplo-idêntico) usando medula óssea, células-tronco do sangue periférico ou sangue de cordão. Os receptores de condicionamento mieloablativo ou de intensidade reduzida são elegíveis.
  • Indivíduos com cGvHD diagnosticado moderado a grave de acordo com os Critérios de Consenso do NIH 2014 (Seção 16.2) antes do Dia 1 do Ciclo 1. Outros diagnósticos possíveis para sintomas clínicos que suportam diagnósticos de cGvHD devem ser excluídos (por exemplo, infecção, efeitos colaterais de medicamentos, malignidade). Os indivíduos devem ser:
  • Indivíduos cGvHD virgens de tratamento que não receberam nenhum tratamento sistêmico anterior para cGvHD, exceto por no máximo 72h de corticoterapia sistêmica prévia de metilprednisolona ou equivalente após o início do GvHD crônico. Os indivíduos podem ter recebido tratamento sistêmico anterior para profilaxia de cGvHD (desde que a profilaxia tenha sido iniciada antes do diagnóstico de cGvHD).

OU o CGvHD moderado a grave refratário a esteroides conforme critério institucional, ou por decisão médica caso os critérios institucionais não estejam disponíveis, e ainda recebendo corticosteroides sistêmicos para o tratamento de cGvHD por um período <18 meses antes do Ciclo 1 Dia 1 Caso os corticosteróides tenham sido interrompidos anteriormente devido à resposta, a duração < 18 meses se aplica ao último período de uso do corticosteróide. Critérios de exclusão de QUEBRADELINHA:

  • indivíduos SR-cGvHD com tratamento anterior para cGvHD com um inibidor de JAK1 ou JAK2 ou um inibidor de JAK1/2, exceto quando o indivíduo obteve resposta completa ou parcial e está sem tratamento com inibidor de JAK por pelo menos 4 semanas antes do Dia 1 do Ciclo ou até 5 vezes a meia-vida do inibidor de JAK anterior, o que for mais longo.

* Indivíduos que iniciaram inibidores sistêmicos de calcineurina (CNI; ciclosporina ortacrolimus) dentro de 3 semanas antes do início de ruxolitinibe no Ciclo 1 Dia 1. Nota: CNI sistêmicos são permitidos quando iniciados > 3 semanas a partir do início de ruxolitinibe.

  • Falhou aloSCT anterior nos últimos 6 meses
  • Doença respiratória significativa incluindo indivíduos que estão em ventilação mecânica ou que têm uma saturação de oxigênio em repouso < 90% por oximetria de pulso em ar ambiente.
  • Comprometimento da função gastrointestinal (GI) (não relacionada ao GvHD) ou doença GI (não relacionada ao GvHD) que pode alterar significativamente a absorção de ruxolitinibe oral (por exemplo, doenças ulcerativas, náuseas descontroladas, vômitos, diarreia, síndrome de má absorção ou ressecção do intestino delgado) ,
  • Distúrbios colestáticos, ou síndrome obstrutiva sinusoidal não resolvida/doença veno-oclusiva do fígado (definida como anormalidades persistentes da bilirrubina não atribuíveis à cGvHD e disfunção orgânica contínua)
  • Presença de infecção não controlada clinicamente ativa, incluindo infecção bacteriana, fúngica, viral ou parasitária significativa necessitando de tratamento.
  • Infecção conhecida pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV).
  • Evidência de descontrole do vírus da hepatite B (HBV) ou vírus da hepatite C (HCV) com base na avaliação feita pelo Investigador ou delegado.
  • Alergias, hipersensibilidade ou intolerância conhecidas a qualquer um dos medicamentos, excipientes ou compostos semelhantes do estudo.
  • História de distúrbios ósseos como osteogênese imperfeita, raquitismo, osteodistrofia renal, osteomielite, osteopenia, displasia fibrosa, osteomalacia etc. antes do diagnóstico subjacente que resultou no aloSCT.
  • História de retardo de crescimento endócrino ou renal antes do diagnóstico de base que resultou no aloSCT.
  • Evidência de tuberculose clinicamente ativa (diagnóstico clínico de acordo com a prática local)
  • Qualquer corticoterapia para outras indicações que não cGvHD em doses > 1mg/kg/dia metilprednisolona (ou dose equivalente de prednisona 1,25 mg/kg/dia) dentro de 7 dias da consulta de triagem .
  • História de leucoencefalopatia multifocal progressiva (LMP).
  • Presença de insuficiência renal grave

Outros critérios de inclusão/exclusão definidos pelo protocolo podem ser aplicados

INC424
Droga

Ruxolitinib is taken orally either as 5mg tablets or as pediatric formulation (dosage based on age group)

Novartis Investigative Site
São Paulo / São Paulo / CEP: 04039 001

Código do estudo:
NCT03774082
Tipo de estudo:
Intervencional
Data de início:
maio / 2020
Data de finalização inicial:
fevereiro / 2022
Data de finalização estimada:
setembro / 2024
Número de participantes:
46
Aceita voluntários saudáveis?
Não
Compartilhe esse estudo:

Estudos relacionados

Conheça outros estudos que podem ser do seu interesse:

Top