Avaliando o Desempenho Clínico e Usabilidade de Novos RDTs de Malária no Brasil
Estudo transversal prospectivo de precisão diagnóstica com 1.000 pacientes participantes e 30 par...
Patrocinado por: Oswaldo Cruz Foundation
Status de recrutamento
Faixa etária
Sexo
Fase do estudo
Um estudo longitudinal de linha de base populacional em um grande hotspot de malária residual no Brasil para: 1.
identificar fatores de risco para infecção e doença por malária residual em nível individual e familiar, 2. identificar e quantificar mudanças populacionais em P. vivax e P. falciparum para detectar reintroduções e estimar a complexidade da população de parasitas na linha de base e após as intervenções e 3. descrever a mudança dinâmica da incidência de malária e prevalência de parasitemia ao longo do tempo e avaliar os efeitos potenciais de combinações de intervenções no controle e eliminação da malária usando modelos matemáticos.O estudo será desenvolvido em Mâncio Lima, um foco de malária residual no noroeste do Brasil. A população de estudo é de aproximadamente 2.000 indivíduos com idade igual ou superior a 3 meses, que correspondem a todos os moradores de 20% dos domicílios da zona urbana de Mâncio Lima.Será feita Detecção Ativa (ACD) e Passiva de Casos (PCD) a cada 6 meses, ao longo de 5 anos. (levantamento baseado em sintomas; diagnóstico baseado em microscopia).Cada visita incluirá entrevista, exame físico e coleta de 100 μL de sangue (picada digital) para diagnóstico de malária por baciloscopia, RDT e qPCR. Se o indivíduo for positivo por esfregaço ou RDT (teste de diagnóstico rápido para malária), apesar da presença de sintomas, ≥ 20 mL de sangue venoso será coletado para estudo imunológico e genético do parasita e tratamento imediato por MS (Ministério da Saúde) serão realizadas orientações.Indivíduos com esfregaço ou RDT negativo serão acompanhados quanto aos sintomas durante os próximos 6 meses. Se posteriormente for constatado que o esfregaço/RDT é positivo por PCD, o tratamento será realizado.Serão analisadas as características clínicas e epidemiológicas da malária, as características genéticas da população de Plasmodium e as mudanças na dinâmica de transmissão da malária.
Mais detalhes...Serão realizados inquéritos transversais para identificar os fatores de risco para a infecção e doença residual da malária, tanto a nível individual como familiar, para fornecer amostras de parasitas para análises moleculares detalhadas ao nível da população e para fornecer dados epidemiológicos para parametrização de novos modelos matemáticos de transmissão da malária.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Um censo realizado por nossa equipe de campo entre novembro de 2015 e abril de 2016 identificou ~ 10.000 habitantes na área urbana de Mâncio Lima. Na fase de preparação do local, uma amostra aleatória de 20% dos domicílios recenseados durante nosso censo será visitada por nossas equipes de campo e todos os moradores com 3 meses ou mais de idade (ou seus pais/responsáveis) serão convidados a participar do estudo de coorte .
Esperamos inscrever ~ 2.000 indivíduos que participarão de 10 pesquisas transversais (a cada seis meses) ao longo de cinco anos (total de 20.000 observações) e contribuirão com 120.000 pessoas-mês de acompanhamento. Devido ao desenho de coorte aberta deste estudo, os indivíduos que foram perdidos para acompanhamento são substituídos por recém-chegados, sem afetar significativamente o número de pessoas-meses de acompanhamento.
A cada visita, os sujeitos serão entrevistados e 100ul de sangue serão coletados para Detecção Ativa (ACD) e Passiva de Casos (PCD) (levantamento baseado em sintomas; diagnóstico baseado em microscopia). Cada visita incluirá uma entrevista, exame físico e coleta de 100 μL de sangue (picada no dedo) para diagnóstico de malária por esfregaço, RDT e qPCR.
Quando os sujeitos forem positivos por esfregaço ou RDT (teste rápido para malária), apesar da presença de sintomas, ≥ 20 mL de sangue venoso será coletado deles para estudo de imunologia e genética parasitária e tratamento imediato por Ministério da Saúde de As diretrizes do Brasil serão realizadas.
CRITÉRIOS DE INCLUSÃO:
Adultos e crianças contribuirão com os dados e objetivos do estudo. Adultos e crianças contribuirão para os dados e objetivos do estudo. Crianças com menos de três meses de idade serão excluídas do estudo porque os procedimentos de punção do calcanhar ou dedo para coleta de sangue podem ser percebidos pelos pais como inadequados para essa faixa etária. Crianças com três meses ou mais são elegíveis, desde que sejam membros das famílias escolhidas aleatoriamente e seus pais/responsáveis forneçam consentimento informado. A inclusão de crianças é essencial para os objetivos do estudo, uma vez que diferentes faixas etárias podem diferir na imunidade adquirida e, portanto, no risco de apresentar sintomas quando portadores de parasitas da malária
CRITÉRIOS DE EXCLUSÃO:
As seguintes instituições estão de alguma forma contribuindo com este estudo clínico.
Conheça outros estudos que podem ser do seu interesse: