Dor Autorreferida em Crianças Submetidas a Infiltração Única de Articaína Durante Extração de Molar Primário

Patrocinado por: Universidade Federal de Santa Catarina

Atualizado em: 29 de novembro de 2023
Recrutando

Status de recrutamento

Crianças

Faixa etária

Todos

Sexo


Fase 4

Fase do estudo

Resumo:

O objetivo deste estudo é analisar a eficácia da articaína no controle da dor autorreferida em comparação com a anestesia convencional com lidocaína em crianças que requerem extração de molares superiores decíduos.

Apenas uma extração será realizada em cada criança. Pelo menos duas consultas serão necessárias para realizar o presente estudo controlado, randomizado e cego. Todos os participantes serão tratados pelo mesmo dentista. A dor autorreferida será avaliada por meio da Escala Visual Analógica.

Saiba mais:

No presente estudo, a dor autorreferida durante a extração de um molar decíduo superior com uma anestesia por infiltração bucal com articaína será comparada com a técnica convencional (infiltração bucal e suplementação palatina) com lidocaína. O desenho do estudo será um ensaio clínico cego, controlado, randomizado, de não inferioridade com dois grupos paralelos. O anestésico será administrado de acordo com o peso da criança, tendo como referência uma tabela com a quantidade de anestésico por grupo de peso e a dose máxima recomendada. A hipótese é que a articaína, por suas propriedades anestésicas, seja capaz de anestesiar tão bem quanto a lidocaína com apenas uma infiltração oral, sem necessidade de anestesia adicional, o que pode garantir maior conforto ao participante, menor ansiedade odontológica e menor tempo de cadeira. A utilização da Escala Visual Analógica é importante para avaliar a dor percebida pelas crianças e garantir a fidedignidade das respostas. O conforto do participante será avaliado em cada etapa do tratamento proposto, sendo garantida a desistência da participação a qualquer momento.

Critérios de inclusão:

  • Critérios clínicos: presença de destruição coronária que impeça a restauração ou uso adequado de isolamento absoluto para procedimentos endodônticos e restauradores; perfuração do assoalho da câmara pulpar.
  • Critérios radiográficos: molares decíduos com pelo menos uma meia raiz não reabsorvida apresentando lesões cariosas ou restaurações defeituosas associadas a sinais ou sintomas sugestivos de necrose pulpar com contraindicação endodôntica (lesão periapical ou interradicular estendendo-se por mais da metade das raízes ou envolvendo a cripta de do dente sucessor permanente; presença de reabsorção patológica de mais de 1/3 de uma ou mais raízes; falha do tratamento endodôntico com persistência de lesão periapical ou inter-radicular com ou sem sinais e sintomas clínicos; reabsorção interna).

Critérios de Exclusão:

  • Participantes com dor aguda ou presença de infecção odontogênica associada a sinais e sintomas sistêmicos e em casos de urgência;
  • Histórico de sangramento ou problemas de coagulação sanguínea ou uso de medicamentos que alteram a coagulação antes do procedimento;
  • Hipersensibilidade ou histórico de alergia aos medicamentos utilizados na pesquisa;
  • Asma;
  • Histórico de doença hepática;
  • Histórico de alergia ao sulfito;
  • Relato de transtornos de estresse pós-traumático ou hospitalizações recorrentes, transtornos de personalidade ou ansiedade, diagnóstico de fobias ou comportamento claramente não cooperativo;
  • Distúrbios neurológicos ou dificuldades de comunicação;
  • Uso de medicamentos analgésicos ou anti-inflamatórios até 5 horas antes do procedimento;
  • Os pais ou responsáveis impossibilitados de estarem disponíveis para acompanhamento e/ou responder às informações necessárias para a pesquisa em até 24 horas após o procedimento.

Lidocaine
Droga

A buccal infiltration injection followed by palatal injections and interpapillary injections of 2% lidocaine with 1:100,000 epinephrine will be administered.


Articaine
Droga

A single buccal infiltration injection of 4% articaine with 1:100,000 epinephrine will be administered.

Centro de Especialidades Odontológicas (CEO)
Recrutando Florianópolis / Santa Catarina

Contato principal: Marynes Reibnitz, M.Sc

Investigador: Danielle Rigo / Principal Investigator


Centro de Especialidades Odontológicas (CEO)
Recrutando Palhoça / Santa Catarina

Contato principal: Suelen Pagliari

Investigador: Danielle Rigo / Principal Investigator


Universidade Federal de Santa Catarina - USFC
Recrutando Santa Catarina / Santa Catarina

Contato principal: Cardoso Mariane, PhD

Investigador: Danielle Rigo / Principal Investigator


Centro de Especialidades Odontológicas (CEO)
Recrutando São José / São Paulo

Contato principal: Jaíne da Luz, M.Sc

Investigador: Danielle Rigo / Principal Investigator

Código do estudo:
NCT05443009
Tipo de estudo:
Intervencional
Data de início:
junho / 2022
Data de finalização inicial:
dezembro / 2024
Data de finalização estimada:
dezembro / 2024
Número de participantes:
96
Aceita voluntários saudáveis?
Não
Compartilhe esse estudo:

Estudos relacionados

Conheça outros estudos que podem ser do seu interesse:

Top