Um estudo de prova de conceito avaliando EOM613 em pacientes infectados com COVID-19 com sintomas graves
O objetivo deste estudo é avaliar a segurança, tolerabilidade e eficácia preliminar do EOM613, um...
Patrocinado por: Hospital de Clinicas de Porto Alegre
Status de recrutamento
Faixa etária
Sexo
Fase do estudo
Este ensaio clínico randomizado controlado aberto realizado em pacientes com insuficiência respiratória hipoxêmica admitidos na UTI e necessitando de suporte ventilatório (invasivo ou não invasivo) tem como objetivo avaliar se o tratamento com ciproheptadina, um antagonista dos receptores de serotonina, em comparação com os cuidados habituais, aumenta o número de dias sem ventilação.
Alguns estudos mostraram aumento da ativação e reatividade plaquetária em pacientes com COVID-19. Essa ativação plaquetária está associada à liberação de serotonina. Algumas características observadas durante a evolução da COVID-19 podem estar associadas a esses níveis aumentados de serotonina. Nesse cenário, o antagonismo da ação da serotonina poderia melhorar o curso clínico dos pacientes acometidos pela COVID-19. A ciprohepatdina é um anti-histamínico anti-serotonérgico com um longo histórico de segurança e tolerabilidade.
Investigadores irão randomizar 274 pacientes que testaram positivo para COVID-19 e que serão internados na UTI necessitando de suporte ventilatório (invasivo ou não invasivo).
Os pacientes serão randomizados em uma proporção de 1:1 para receber cuidados habituais + ciproheptadina (8mg três vezes ao dia por 10 dias) ou cuidados habituais.
Os pacientes serão acompanhados até a alta para determinar o tempo de internação na UTI e no hospital, a mortalidade na UTI e no hospital e os dias livres de suporte ventilatório durante os primeiros 28 dias.
Critérios de inclusão:
Critérios de exclusão:
Cyproheptadine 8mg three times a day during 10 days
Contato principal: Marcio M Boniatti, PhD / 55 51 33598000 / mboniatti@hcpa.edu.br
Conheça outros estudos que podem ser do seu interesse: