Efeito da suplementação de cacau e exercícios aeróbicos nos parâmetros de pressão

Patrocinado por: Instituto de Cardiologia do Rio Grande do Sul

Atualizado em: 20 de agosto de 2021
Ainda não recrutando

Status de recrutamento

Adultos

Faixa etária

Todos

Sexo


Indefinida

Fase do estudo

Resumo:

Este estudo avalia a suplementação de cacau e o exercício aeróbico sobre os parâmetros de pressão central e rigidez arterial em indivíduos de meia-idade fisicamente inativos. Serão oferecidas cápsulas de

500mg a todos os pacientes. Destes, metade oferecerá o conteúdo de 500mg de cacau por cápsula ou cápsulas placebo. O placebo conterá uma substância farmacologicamente inerte (celulose microcristalina) da mesma cor. Uma metade iniciará um treinamento aeróbico de 50' 3 vezes por semana, enquanto a outra metade continuará sem exercícios.

Saiba mais:

As doenças cardiovasculares (DCVs) são a principal causa de morte no mundo: mais pessoas morrem anualmente de DCVs do que de qualquer outra causa. A hipertensão arterial é um dos principais preditores de DCVs. O número de adultos com pressão alta aumentou de 594 milhões em 1975 para 1,13 bilhão em 2015 (OMS, 2020).

Devido ao grande aumento da Hipertensão Arterial no mundo, novas formas tecnológicas de avaliação da pressão têm sido discutidas no meio clínico, não só periférico, mas também central.

Nesse sentido, vem ganhando destaque a tonometria de aplanação de diferentes artérias (carótida e radial), a análise de pulsos por diversos algoritmos e a capacidade de estimar a forma da onda de pulso na raiz da aorta descendente.

Os flavonoides são um grupo de compostos polifenólicos encontrados nas plantas. Os possíveis benefícios desses compostos estão relacionados à saúde cardiovascular por meio de ações específicas na parede arterial. Estudos prospectivos mostraram que os flavonóides podem melhorar a rigidez arterial, medida pela velocidade da onda de pulso (PWV).

O exercício físico pode intensificar o funcionamento orgânico de diversos sistemas do corpo humano, inclusive o cardiovascular. Estudos têm demonstrado que adaptações crônicas do exercício físico podem melhorar a rigidez arterial e os parâmetros da pressão arterial central.

Critérios de inclusão:

  • Sedentarismo (IPAQ- Questionário Internacional de Atividade Física);
  • Eutrófico ou com sobrepeso (IMC >18,5kg/m² e <30kg/m²).

Critérios de Exclusão:

  • Indivíduos em estado febril e/ou doença infecciosa;
  • Indivíduos com diabetes mellitus ou doença arterial coronariana;
  • Indivíduos que apresentam algum evento cardiovascular recente (últimos 3 meses) ou insuficiência renal crônica; história de doenças malignas com expectativa de vida <2 anos;
  • Uso de estatinas;
  • Fumantes (aqueles que nunca fumaram ou fumaram menos de 100 cigarros (5 sacos de 20 cigarros) na vida e há pelo menos 5 anos);
  • Alcoólatras (A OMS estabelece e é aceitável o consumo de até 15 doses/semana para homens e 10 para mulheres, sendo 1 dose equivalente a aproximadamente 350 mL de cerveja, 150 mL de vinho ou 40 mL de bebida destilada, considerando que cada uma contém entre 10 e 15 g de etanol);

Aerobic exercise + Theobroma cocoa (AETC)
Suplementação alimentar

Daily consumption of 500mg cocoa in capsules and 3 sessions of physical exercise / week, 50 min / session, with moderate intensity of 50-70% of VO2peak for 8 weeks.


Control Group (CG)
Suplementação alimentar

Daily consumption of placebo capsules for 8 weeks


Aerobic Exercise (AE)
Suplementação alimentar

Daily consumption of placebo capsules and 3 sessions of physical exercise / week, 50 min / session, with moderate intensity of 50-70% of VO2peak for 8 weeks.


Theobroma Cocoa (TC)
Suplementação alimentar

Daily consumption of 500mg cocoa in capsules for 8 weeks.

Instituto de Cardiologia do Rio Grande do Sul / Fundação Universitária de Cardiologia
Porto Alegre / Rio Grande do Sul / CEP: 90620001

Código do estudo:
NCT04732754
Tipo de estudo:
Intervencional
Data de início:
setembro / 2021
Data de finalização inicial:
setembro / 2022
Data de finalização estimada:
dezembro / 2022
Número de participantes:
84
Aceita voluntários saudáveis?
Sim
Compartilhe esse estudo:

Estudos relacionados

Conheça outros estudos que podem ser do seu interesse:

Top