Efeito de um protocolo pós-operatório de mobilização precoce na recuperação funcional e complicações pós-operatórias após reconstrução imediata com retalho perfurante da artéria pudenda interna para defeitos irradiados de ressecção abdominoperineal: um estudo clínico prospectivo, randomizado e controlado.

Patrocinado por: Instituto do Cancer do Estado de São Paulo

Atualizado em: 12 de março de 2021
Recrutando

Status de recrutamento

Adultos até Idosos

Faixa etária

Todos

Sexo


Indefinida

Fase do estudo

Resumo:

A cirurgia oncológica abdominal de grande porte está associada à perda pós-operatória substancial da capacidade funcional, e o exercício pode ser uma intervenção eficaz para melhorar os resultados.

O objetivo deste estudo foi avaliar a eficácia, viabilidade e segurança de um programa de exercícios supervisionados no pós-operatório em pacientes submetidos à reconstrução imediata com retalho perfurante da artéria pudenda interna para defeitos irradiados de ressecção abdominoperineal.Faremos um estudo aberto, de braços paralelos, randomizado em pacientes submetidos à reconstrução imediata com retalho perfurante da artéria pudenda interna para defeitos irradiados de ressecção abdominoperineal em um hospital universitário terciário.Os pacientes serão randomizados para um programa pós-operatório de mobilização precoce baseado em exercícios aeróbicos supervisionados, treinamento de resistência e flexibilidade ou para cuidados de reabilitação padrão - restrição ao leito por 5 dias. O desfecho primário será a incapacidade de caminhar sem ajuda humana no 5º dia de pós-operatório ou alta hospitalar. Os desfechos secundários serão a incidência de complicações cirúrgicas, a capacidade de caminhar avaliada pelo teste de caminhada de 6 minutos, a incidência e a intensidade da fadiga medida pelo Piper's Revised Escala de Fadiga, melhoria da qualidade de vida medida pelo Questionário EuroQuol-5D-5L, Incidência de trombose venosa profunda.

Saiba mais:

Critérios de inclusão:

1. Pacientes submetidos à reconstrução imediata com retalho perfurante da artéria pudenda interna para ressecção abdominoperineal.

2. Idade ≥ 18 anos.

3. Concordância em participar e assinatura do termo de consentimento livre e esclarecido pelo paciente e/ou familiares.

Critérios de Exclusão:

1. Infarto Agudo do Miocárdio (nos últimos 30 dias) ou Angina Instável.

2. Arritmia cardíaca não controlada.

3. Estenose aórtica grave sintomática ou outra disfunção valvar grave sintomática.

4. Insuficiência cardíaca congestiva NYHA III ou IV.

5. Instabilidade hemodinâmica.

6. Tromboembolismo venoso.

7. Pericardite, endocardite ou miocardite.

8. Dissecção aórtica.

9. Choque séptico.

10. Necessidade de terapia renal substitutiva.

11. Tireotoxicose.

12. Presença de metástase óssea.

13. Condições osteomioarticulares e neurológicas que impossibilitem a execução do programa de exercícios elaborado para este estudo.

14. Procedimentos paliativos.

15. Incapacidade de realizar os exercícios devido a alterações musculoesqueléticas ou neurológicas.

Early mobilization strategy adapted after immediate internal pudendal artery perforator flap reconstruction for abdominoperineal resection (intervention group).
Outro

Early mobilization strategy adapted after immediate internal pudendal artery perforator flap reconstruction for abdominoperineal resection (intervention group). Trunk control. Orthostatism. Walk training. Aerobic exercises. Muscle strengthening.

Instituto do Cancer do Estado de Sao Paulo
Recrutando São Paulo / São Paulo / CEP: 01246-000

Contato principal: Caio Araujo, MD

Código do estudo:
NCT04795609
Tipo de estudo:
Intervencional
Data de início:
março / 2020
Data de finalização inicial:
dezembro / 2021
Data de finalização estimada:
julho / 2022
Número de participantes:
32
Aceita voluntários saudáveis?
Não
Compartilhe esse estudo:

Estudos relacionados

Conheça outros estudos que podem ser do seu interesse:

Top