Efeito do composto probiótico K11T e K11TMax no TEA

Patrocinado por: Deivis de Oliveira guimaraes

Atualizado em: 29 de abril de 2024
Ativo, não recrutando

Status de recrutamento

Crianças

Faixa etária

Todos

Sexo


Indefinida

Fase do estudo

Resumo:

A pesquisa caracteriza-se como um ensaio clínico randomizado, duplo-cego (fase III) no qual foi administrado o probiótico K11-T (com e sem adição de aminoácidos, ácidos graxos e vitaminas) a crianças entre 3 e 11 anos com Transtorno do Espectro Autista.

- TEA, sendo posteriormente avaliados desfechos relacionados a marcadores inflamatórios e critérios neuropsiquiátricos e sociopedagógicos. Para tanto, o estudo criará três grupos, sendo um deles grupo controle, que receberá placebo, o outro receberá o probiótico sem micronutrientes e outro receberá o probiótico com adição de nutrientes.

Saiba mais:

Avaliar a eficácia dos compostos probióticos K11-T e K11-Tmax (enriquecidos com aminoácidos, ácidos graxos e vitaminas), em sua formulação sólida e nanoencapsulada para melhorar os critérios neuropsiquiátricos, sociopedagógicos e distúrbios inflamatórios em crianças com TEA.

Secundário:

  • Caracterizar a amostra de indivíduos com TEA que participarão do estudo através de questionário com dados sociodemográficos e pedagógicos como: Idade em anos; sexo em termos percentuais da amostra segundo sexo feminino ou masculino; Peso em kg; Altura em centímetros; Tempo de diagnóstico de TEA em anos e presença de comorbidades psiquiátricas ou neurológicas em percentual da amostra.
  • Investigar a associação entre consumo de probióticos e resultados neuropsicológicos utilizando a unidade de escala validada na literatura Vineland Adaptive Behavior Scales - Third Edition (Vineland-3) no formato de questionário respondido pelos pais/responsáveis ​​da criança com TEA;
  • Investigar a associação entre o consumo de probióticos e a alteração de parâmetros psiquiátricos através da aplicação da escala validada Autism Diagnostic Observation Schedule (ADOS) com crianças com TEA,
  • Investigar a associação entre o consumo de probióticos e a alteração de parâmetros psicopedagógicos utilizando a Escala de Avaliação do Autismo Infantil (CARS) validado na literatura, que será respondido pelos professores responsáveis ​​por cada criança participante do estudo;
  • Analisar o possível efeito dos probióticos nos aspectos inflamatórios em indivíduos com TEA, através de biomarcadores séricos (Insulina, Proteína C Reativa, Prolactina e Cortisol) e fecais (calprotectina fecal);
  • Analisar a diferença do uso da versão K11-Tmax, enriquecida com suplementos, nos desfechos neuropsicológicos, psiquiátricos e psicopedagógicos descritos acima em comparação ao grupo que utilizou o K11-Tmax sozinho.

Critérios de inclusão:

  • Os voluntários deverão ter diagnóstico confirmado de TEA realizado por profissionais habilitados, de acordo com os critérios estabelecidos no Manual de Diagnóstico e Estatística de Transtornos Mentais (DSM-5) ou outra classificação diagnóstica reconhecida.
  • O estudo incluirá crianças e adolescentes na faixa etária específica de 3 a 11 anos.
  • Estar regularmente matriculado em escola pública ou privada, ou em centro de ensino especial.
  • Ausência de comorbidades clínicas ou psiquiátricas descompensadas;
  • Consentimento informado: Os responsáveis ​​legais deverão fornecer consentimento informado, compreendendo os objetivos do estudo, os procedimentos envolvidos, os riscos e benefícios, bem como a liberdade de desistir do estudo a qualquer momento. a qualquer momento.
  • Consentimento Informado: Crianças de 7 a 11 anos deverão fornecer consentimento informado, compreendendo os objetivos do estudo, os procedimentos envolvidos, os riscos e benefícios, bem como a liberdade de desistir do estudo a qualquer momento. a qualquer momento.

Critérios de exclusão:

  • - Condições médicas restritivas concomitantes que possam interferir nos resultados do estudo, como doenças gastrointestinais graves, doenças metabólicas significativas ou imunodeficiências.
  • Uso de medicamentos específicos como antibióticos de amplo espectro ou imunossupressores durante o período de acompanhamento.
  • Alergias ou intolerâncias a componentes dos probióticos que serão administrados.
  • Participação anterior ou atual em estudos clínicos recentes com intervenções de diferentes terapias.
  • Condições cardíacas não controladas ou doenças médicas instáveis ​​graves.
  • Impossibilidade de presença nas clínicas em datas de avaliação pré-determinadas.

ASD Group
Suplementação alimentar

Quantification of C-reactive Protein (PCR) Quantification of serum cortisol Insulin quantification Prolactin quantification Fecal calprotectin dosage Neurological assessment Psychiatric assessment Sociopedagogical assessment


Inflammatory level
Suplementação alimentar

Quantification of C-reactive Protein (PCR) Quantification of serum cortisol Insulin quantification Prolactin quantification Fecal calprotectin dosage


Cognitive assessment
Suplementação alimentar

Neurological assessment Psychiatric assessment


Pedagogical assessment
Suplementação alimentar

Sociopedagogical assessment

Gon1 P&D
Vitoria / ES / CEP: 29050335

Gon1 gestora de Projetos
Vitória / Espírito Santo / CEP: 29050335

As seguintes instituições estão de alguma forma contribuindo com este estudo clínico.

  • SENAI CIMATEC

Código do estudo:
NCT06382909
Tipo de estudo:
Intervencional
Data de início:
março / 2024
Data de finalização inicial:
julho / 2024
Data de finalização estimada:
abril / 2025
Número de participantes:
505
Aceita voluntários saudáveis?
Não
Compartilhe esse estudo:

Estudos relacionados

Conheça outros estudos que podem ser do seu interesse:

Top