Avaliação da Composição Corporal em Prematuros Submetidos a um Programa de Estimulação Precoce
Trata-se de um estudo transversal de um ensaio clínico randomizado para investigar aspectos nutri...
Patrocinado por: Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Status de recrutamento
Faixa etária
Sexo
Fase do estudo
A L-Arginina é um aminoácido capaz de estimular a produção de metabólitos de óxido nítrico (NO).
O NO é responsável por diversas atividades importantes do organismo, como: ajudar a regular a vasodilatação, o fluxo sanguíneo, a respiração mitocondrial, a função plaquetária e aumentar os níveis de hormônio do crescimento, mas os efeitos na recuperação dos parâmetros cardiorrespiratórios após o teste ergométrico máximo precisam ser esclarecidos .
Mais detalhes...Os protocolos serão realizados no Laboratório de Fisiologia do Estresse da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNESP-Presidente Prudente. O horário de execução dos protocolos será entre 17h e 21h, para padronizar a influência circadiana nos parâmetros avaliados, o clima ambiental será controlado com temperatura entre 23ºC e 24 ºC e umidade entre 60% e 70 %. Os voluntários serão orientados a não ingerir bebidas alcoólicas ou à base de cafeína nas 12 horas anteriores a todos os protocolos, a consumir uma refeição leve e 500 ml de água duas horas antes e a evitar esforços físicos vigorosos no dia anterior. O procedimento experimental será dividido em duas etapas, todas realizadas em esteira, com intervalo mínimo de 48 horas entre elas, a fim de permitir uma recuperação adequada. Antes do início da primeira etapa dos protocolos serão realizadas medidas antropométricas, peso corporal em balança digital e altura em estadiômetro.
Antes do início de cada etapa será colocado um monitor de frequência cardíaca Polar RS800CX para registrar a frequência cardíaca (FC) e sua variabilidade, permanecendo até o final de cada protocolo. Após, ele ficará sentado por 60 minutos de repouso inicial e serão medidas a FC, Pressão Arterial Sistólica (PAS), Pressão Arterial Diastólica (PAD), saturação de oxigênio (SpO2) e Variabilidade da Frequência Cardíaca (VFC). Após essas medições, os voluntários passarão para a segunda fase:
Protocolo Placebo (PP): consiste no consumo prévio de 3g de placebo (amido) e posteriormente repouso de 60 minutos, sentado, em seguida um teste de esforço submáximo em esteira ergométrica ou ; Protocolo experimental
Arginina (PA): nesta etapa, os voluntários realizarão atividades semelhantes ao PC, porém consumiram previamente 3g de L-arginina 60 minutos antes do teste submáximo e em seguida;
Realizar exercício físico em esteira com inclinação de 1% nos primeiros 3 minutos para aquecimento na velocidade de 5km/h, seguido de incrementos de carga de 1km/h a cada 2 minutos até atingir 80% da FC máxima estimada para idade (208-(0,7*idade) com a mesma inclinação. Ao final da atividade, você permanecerá deitado em um ambiente calmo onde serão monitorados FC, PAS, PAD, Spo2 e VFC por mais 20 minutos no 1º, 3º, 5º, 7º, 10º e 20º minuto.
Critérios de inclusão:
Critério de exclusão:
Capsules of 3 grams of L-arginine per Dose
Capsules of 3 grams of maize Starch per Dose
Contato principal: Gustavo Stuani, Secretary / (18) 3229-5416, Ramal: 55 / posgrad.fct@unesp.br
Contato secundário: Vitor E Valenti, Professor / (14) 3402-1324., Ramal: 55 / vitor.valenti@unesp.br
Conheça outros estudos que podem ser do seu interesse: