Avaliação da Composição Corporal em Prematuros Submetidos a um Programa de Estimulação Precoce

Patrocinado por: Hospital de Clinicas de Porto Alegre

Atualizado em: 28 de fevereiro de 2024
Ativo, não recrutando

Status de recrutamento

Crianças

Faixa etária

Todos

Sexo


Indefinida

Fase do estudo

Resumo:

Trata-se de um estudo transversal de um ensaio clínico randomizado para investigar aspectos nutricionais de crianças pré-escolares nascidas pré-termo submetidas a um programa de estimulação precoce versus programa de atendimento convencional.

As crianças nascidas pré-termo participaram do projeto "Programa de Intervenção Precoce para Prematuros e Seus Pais: estabelecendo o impacto aos 18 meses de idade corrigida" (NCT02835612), que realizou uma estimulação precoce contínua em famílias de prematuros muito e extremamente prematuros em seu primeiro 12 a 18 meses. No presente estudo, as crianças nascidas pré-termo atualmente com 3 a 6 anos de idade e suas mães (ou responsável legal) são mais uma vez convidadas para uma visita de um dia para avaliação nutricional e clínica no Centro de Investigação Clínica do Hospital de Clínicas do Porto Alegre/Brasil. Na consulta, as crianças nascidas pré-termo e suas mães são submetidas aos seguintes exames: composição corporal por bioimpedância elétrica, avaliação clínica e física, medidas antropométricas, hábitos alimentares das crianças, comportamento alimentar e educação alimentar dos pais por meio de questionários específicos. Além disso, este estudo também investigará um grupo de crianças pré-escolares saudáveis nascidas a termo para obter valores de referência para as variáveis analisadas. O objetivo com esses achados é determinar se um programa de estimulação precoce poderia apresentar um impacto positivo nos resultados antropométricos e nos aspectos nutricionais dessa população de prematuros mais vulnerável.

Saiba mais:

O objetivo principal do presente estudo é investigar as medidas antropométricas e físicas de crianças pré-escolares nascidas pré-termo e seus pais submetidas a um programa de estimulação precoce, bem como investigar práticas alimentares infantis, comportamento alimentar infantil e estilo educacional parental na alimentação .

O presente estudo é um segmento de um projeto anterior intitulado: Programa de Intervenção Precoce para Bebês Prematuros e Seus Pais: estabelecendo o impacto aos 18 meses de idade corrigida (NCT02835612), que realizou uma estimulação precoce contínua em famílias de bebês muito prematuros em seus primeiros 12 anos a 18 meses. O estudo anterior randomizou crianças nascidas pré-termo com menos de 32 semanas de idade gestacional e/ou muito baixo peso ao nascer no Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) - um hospital terciário no sul do Brasil, em dois grupos: GRUPO CONVENCIONAL (GC) que receberam cuidados padrão (cuidados pele a pele da mãe, método canguru e política de aleitamento materno) de acordo com a rotina de cuidados da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) e, após a alta da UTIN, foram encaminhados para um ambulatório tradicional de acompanhamento atendendo as demandas conforme sua necessidade. GRUPO DE INTERVENÇÃO (GI): Cuidados pele a pele pela mãe, método canguru, política de amamentação mais massagem terapêutica foram feitos pelas mães até a alta hospitalar. Após a alta, eles receberam acompanhamento padrão e orientação para uma simulação global contínua em casa. A intervenção precoce foi realizada de acordo com os marcos do desenvolvimento, antecipando em um mês a aquisição do passo evolutivo motor e/ou cognitivo esperado para a idade corrigida. Além disso, realizamos um total de 10 visitas domiciliares promovendo sessões de orientação e supervisão.

No presente estudo, as crianças nascidas pré-termo com idade entre 3 a 6 anos e suas mães (ou responsáveis) são novamente convidadas para uma visita de um dia no Centro de Pesquisas Clínicas do HCPA para avaliação nutricional e clínica. No dia da visita, os participantes da pesquisa são submetidos aos seguintes exames: composição corporal por bioimpedância elétrica (InBody 770), medidas antropométricas (peso, altura, pregas cutâneas), avaliação clínica e física (teste de walt de 6 minutos) e alimentação infantil, comportamento alimentar e estilo educacional parental em alimentação por meio de questionários específicos, como Escala de Avaliação Alimentar Pediátrica Comportamental (BPFAS), Questionário de Comportamento Alimentar Infantil (CEBQ) e Questionário de Estilos de Alimentação do Cuidador (CFSQ). Os dados do período neonatal e do acompanhamento no atendimento clínico também serão analisados para associar com os achados nutricionais e clínicos atuais. Além da população pré-termo, um grupo de crianças saudáveis nascidas a termo e suas mães será convidado a participar com o objetivo de acessar valores de referência dos parâmetros investigados. Este grupo de crianças nascidas a termo (>37 semanas de idade gestacional e/ou peso ao nascer >2500g) será recrutado na creche de nossa instituição hospitalar.

Espera-se com esses achados determinar se um programa de estimulação precoce poderia apresentar um impacto positivo nos resultados antropométricos e nos aspectos nutricionais de nossa população nascida pré-termo mais vulnerável.

Critérios de inclusão: Prematuros nascidos no HCPA (peso de nascimento <1500g e/ou idade gestacional <32 semanas); Crianças nascidas a termo (> 37 semanas de idade gestacional e/ou peso ao nascer >2500g)

Critério de exclusão: Malformações congênitas

Conventional care
Outro

Preterm born children submitted to skin-to skin care by their mothers (kangaroo care), associated to standard care according to the routine care in the Neonatal Intensive Care Unit (NICU).


Early stimulation
Outro

Preterm born children submitted to skin-to skin care (kangaroo care ) plus massage therapy by their mothers. This group received tactile-kinesthetic stimulation by mothers from randomization until hospital discharge. Intervention performed exclusively by the mothers was based on studies regarding the application of skin stimulations and passive exercises in preterm infants

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Porto Alegre / Rio Grande do Sul / CEP: 90035-003

As seguintes instituições estão de alguma forma contribuindo com este estudo clínico.

  • Bill and Melinda Gates Foundation

Código do estudo:
NCT05399667
Tipo de estudo:
Observacional
Data de início:
janeiro / 2020
Data de finalização inicial:
fevereiro / 2024
Data de finalização estimada:
julho / 2024
Número de participantes:
180
Aceita voluntários saudáveis?
Sim
Compartilhe esse estudo:

Estudos relacionados

Conheça outros estudos que podem ser do seu interesse:

Top