Efeitos imediatos e de curto prazo do laser de baixa intensidade

Patrocinado por: Universidade Federal do Amapá

Atualizado em: 16 de maio de 2024
Ativo, não recrutando

Status de recrutamento

Adultos

Faixa etária

Todos

Sexo


Indefinida

Fase do estudo

Resumo:

Atletas vivenciam uma rotina exaustiva de treinamento, associada ao tempo reduzido de descanso, facilita o aparecimento de fadiga muscular, o que aumenta o risco de lesões musculares, principalmente durante a execução do salto.

A Laserterapia de Baixa Intensidade é uma técnica que vem sendo cada vez mais aprimorada devido aos efeitos fisiológicos que proporciona no processo de recuperação muscular. No entanto, ainda faltam estudos voltados para a utilização dessa técnica na melhora funcional, principalmente em esportes de salto. Objetivos: Avaliar os efeitos imediatos e de curto prazo do laser de baixa potência no desempenho funcional de membros inferiores de atletas de salto e avaliar os efeitos de curto prazo do laser de baixa potência na ativação dos músculos glúteo médio e quadríceps. Métodos: Trata-se de um ensaio clínico breve, duplo-cego, randomizado e controlado por placebo. Serão recrutados 24 jogadores de andebol e voleibol com idades compreendidas entre os 18 e os 35 anos. O desfecho primário de nosso estudo é o desempenho funcional (hop test modificado e SEBT modificado) e como desfecho secundário (nível de atividade eletromiográfica). Após as avaliações basais, os atletas serão randomizados e alocados em dois grupos: Grupo Intervenção (GI, n=12) e Grupo Controle (GC, n=12) e submetidos a um protocolo de fadiga, seguido de laserterapia ou placebo.

Saiba mais:

Critérios de inclusão:

  • Atletas de handebol e vôlei;
  • Idade entre 18 e 35 anos;
  • Ambos os sexos;
  • Atletas que mantenham rotina de treinamento para sua modalidade, no mínimo duas vezes por semana.

Critérios de Exclusão:

  • Histórico de lesão aguda em membros inferiores (MMII) nos últimos 2 meses;
  • Ocorrência de dor e lesão durante o estudo;
  • Qualquer mudança na rotina de atividade física durante a semana de avaliações.

Low-level laser
Aparelho

A laser will be used in the quadriceps and gluteus medius muscles with the following parameters described for muscle recovery: dose of 40 J for the gluteus medius muscle, 180 J for the quadriceps muscle; power from 50 to 200 mW per diode (for single probes), 10 to 35 mW per diode (for cluster probes). The full power of the device cannot lead to thermal effects; Wavelengths of 950 nm (infrared).

Renan Lima Monteiro
Macapá / Amapá / CEP: 68903-419

Código do estudo:
NCT05344183
Tipo de estudo:
Intervencional
Data de início:
setembro / 2022
Data de finalização inicial:
novembro / 2023
Data de finalização estimada:
dezembro / 2024
Número de participantes:
24
Aceita voluntários saudáveis?
Sim
Compartilhe esse estudo:

Estudos relacionados

Conheça outros estudos que podem ser do seu interesse:

Top