Fibrose diminui após cirurgia metabólica
A doença hepática esteatótica associada à disfunção metabólica (MASLD), anteriormente conhecida c...
Patrocinado por: Camila Ribeiro de Avelar
Status de recrutamento
Faixa etária
Sexo
Fase do estudo
A Doença Hepática Gordurosa Não Alcoólica (DHGNA) é uma das hepatopatias crônicas mais prevalentes no Brasil e seu tratamento ainda é limitado.
Assim, este projeto visa realizar um ensaio clínico duplo-cego, controlado e randomizado para avaliar o efeito da silimarina sobre marcadores laboratoriais e evolução clínica de pacientes adultos com DHGNA atendidos no Hospital Edgard Santos, bem como identificar o padrão alimentar desses indivíduos .
Mais detalhes...A Doença Hepática Gordurosa Não Alcoólica (DHGNA) é uma das doenças crônicas do fígado mais prevalentes no Brasil. Tem uma incidência significativamente crescente hoje e é considerado um importante problema de saúde global. Afeta aproximadamente 20 a 30% da população adulta e aumenta de acordo com a gravidade dos fatores de risco. O diagnóstico desta doença costuma ocorrer em 10 a 20% dos indivíduos não obesos, 50% nos com sobrepeso e 80 a 90% nos obesos, sendo duas vezes mais presente nos indivíduos com Síndrome Metabólica. As opções de tratamento farmacológico para NAFLD ainda são limitadas e Silybum marianum, um dos remédios fitoterápicos mais procurados em pacientes com doença hepática, é comumente usado por pacientes devido à alegação do efeito hepatoprotetor da silimarina. Estudos têm demonstrado o potencial terapêutico da silimarina em pacientes com DHGNA, mas ainda são necessários ensaios clínicos com delineamentos metodológicos mais criteriosos para comprovar esses efeitos. Assim, este projeto visa avaliar a eficácia da silimarina em pacientes adultos com DHGNA atendidos na Clínica de Nutrição e Hepatologia do Hospital Edgard Santos. Será realizado um ensaio clínico randomizado, duplo-cego e controlado com duração de 12 semanas.
Critérios de Inclusão:
Critérios de Exclusão:
It is a randomized, double-blind, controlled clinical trial to be performed at outpatient level. The intervention will last 12 weeks and the invited participants will be patients attended at the outpatient clinic of the Edgard Santos Hospital, which will be randomized into two groups: control and intervention. Data on laboratory and clinical markers, imaging, nutritional and dietary assessment will be collected at the beginning and end of the trial for comparison purposes.
Contato principal: Camila Avelar / +55(71)991540434 / contato@camilaavelar.com.br
Conheça outros estudos que podem ser do seu interesse: