Estudo de Carfilzomibe em Combinação com Quimioterapia de Indução em Crianças com Leucemia Linfoblástica Aguda Recidivante ou Refratária

Patrocinado por: Amgen

Atualizado em: 17 de abril de 2024
Ativo, não recrutando

Status de recrutamento

Crianças até Adultos

Faixa etária

Todos

Sexo


Fase 1

Fase do estudo

Resumo:

O objetivo da Fase 1b deste estudo é:

- Avaliar a segurança, tolerabilidade e atividade do carfilzomib, isoladamente e em combinação com quimioterapia de indução, em crianças com linfoblasticulemia aguda (LLA) recidivante ou refratária.- Determinar a dose máxima tolerada (DMT) e recomendar uma dose fase 2 de carfilzomibe em combinação com quimioterapia de indução.O objetivo da Fase 2 deste estudo é comparar a taxa de remissão completa (CR) de carfilzomibe em combinação com vincristina, dexametasona, PEG asparaginase, daunorrubicina (VXLD) no final da terapia de indução com um controle externo apropriado.

Saiba mais:

Fase 1b Principais Critérios de Inclusão:

1. Idade igual ou inferior a 21 anos no momento do diagnóstico inicial de LLA e idade > 1 ano no momento do início do tratamento do estudo.

2. Os sujeitos devem ter diagnóstico de LLA recidivante ou refratária com ≥ 5% de blastos na medula óssea (doença M2 ou M3), com ou sem doença extramedular.

  • Para ser elegível, os indivíduos devem ter tido 1 ou mais tentativas terapêuticas anteriores, definidas como:
  • Primeira recaída precoce (< 36 meses a partir do diagnóstico original) após atingir um CR (B-ALL) ou primeira recaída a qualquer momento após o diagnóstico original após atingir um CR (T-ALL)
  • Primeira recidiva refratária da medula óssea ocorrendo a qualquer momento após o diagnóstico original após atingir um CR (ou seja, ≥1 tentativa falhada de induzir uma segunda remissão) OU
  • Recidiva após atingir um CR após a primeira ou recaída subsequente (ou seja, ≥ 2 recaídas) OU
  • Falha em obter uma RC do diagnóstico original após pelo menos 1 tentativa de indução

3. Os indivíduos devem ter se recuperado totalmente dos efeitos tóxicos agudos de todos os tratamentos anteriores de quimioterapia, imunoterapia ou radioterapia antes inscrição.

4. Os indivíduos devem ter um nível de creatinina sérica ≤ 1,5 × limite superior da normalidade institucional (LSN) de acordo com a idade. Se o nível de creatinina sérica for > 1,5 × ULN, o sujeito deve ter uma depuração de creatinina calculada ou taxa de filtração glomerular radioisótopo (GFR) ≥ 70 mL/min/1,73 m2.

5. Função hepática adequada, definida como ambos os seguintes:

  • Bilirrubina total ≤ 1,5 × LSN institucional, exceto na presença de Síndrome de Gilbert
  • Alanina aminotransferase (ALT) ≤ 5 × LSN institucional

6. Performance status: Karnofsky ou Escores de Lansky ≥ 50 para indivíduos > 16 anos ou ≤16 anos, respectivamente.

Fase 2 Critérios de Inclusão:

1. O representante legalmente aceitável do sujeito forneceu consentimento informado quando o sujeito é legalmente muito jovem para fornecer consentimento informado e o sujeito forneceu consentimento por escrito com base nos regulamentos e/ou diretrizes locais antes de quaisquer atividades/procedimentos específicos do estudo serem iniciado, exceto para teste local padrão de cuidado, conforme permitido pelo protocolo.

2. Idade maior ou igual a 1 mês a menor de 21 anos. Indivíduos maiores ou iguais a 18 anos devem ter seu diagnóstico original com menos de 18 anos de idade.

3. Os indivíduos devem ser diagnosticados com LLA recidivante ou recidivante refratária.

4. Os indivíduos devem ter uma primeira remissão documentada, menos de 5% de blastos na medula óssea (medula óssea M1) e nenhuma evidência de doença extramedular.

5. LLA de células T com recidiva da medula óssea (definida como maior ou igual a 5% de leucemiablastos na medula óssea) ou recidiva refratária com ou sem doença extramedular.

OU LLA de células B recidiva da medula óssea ou recidiva refratária (definida como maior ou igual a 5% de blastos de leucemia na medula óssea) após ter recebido uma terapia imunológica de células B direcionada (por exemplo, blinatumomabe, inotuzumabe ou uma terapia CAR-T) com ou sem doença extramedular.

6. Função hepática adequada: bilirrubina menor ou igual a 1,5 x limite superior da normalidade (LSN), alanina aminotransferase (ALT) menor ou igual a 5 x LSN.

7. Função renal adequada: creatinina sérica menor ou igual a 1,5 x LSN ou taxa de filtração glomerular (TFG) maior ou igual a 70 mL/min/1,73 m^2; ou para crianças menores de 2 anos, maior ou igual a 50 mL/min/1,73 m^2.

8. Função cardíaca adequada: fração de encurtamento maior ou igual a 30% ou fração de rejeição maior ou igual a 50%.

9. Karnofsky (sujeitos maiores ou iguais a 16 anos) ou Lansky (sujeitos de 12 meses a menos de 16 anos) performance status maior ou igual a 50%.

10. Os indivíduos devem ter se recuperado totalmente dos efeitos tóxicos agudos de todos os tratamentos anteriores de quimioterapia, imunoterapia ou radioterapia antes da inscrição (por exemplo: a recuperação da toxicidade gastrointestinal pode ocorrer mais rapidamente do que toxicidades orgânicas menos reversíveis, como síndrome de obstrução sinusoidal ou pneumonia não infecciosa, para toxicidades prévias graves, recomenda-se discussão com o monitor médico da Amgen).

11. Expectativa de vida superior a 6 semanas por julgamento do investigador no momento da triagem.

Fase 1b Principais Critérios de Exclusão:

1. Alergia conhecida a qualquer um dos medicamentos utilizados no estudo (Indivíduos que tiveram alergia prévia à PEG-asparaginase e, se puderem, podem receber Erwinia asparaginase a critério do investigador)

2. Alergia conhecida a Captisol (um derivado da ciclodextrina usado para solubilizar carfilzomibe)

3. Fração de encurtamento ventricular esquerdo < 30%

4. História de pancreatite ≥ grau 2

5. Doença enxerto contra hospedeiro ativa requerendo tratamento sistêmico

6. Cultura positiva para ou outra evidência clínica de infecção por bactéria ou fungo dentro de 14 dias do início do tratamento do estudo

7. Síndrome de Down

8. Restrições de terapia prévia:

  • Os indivíduos devem ter concluído a terapia com fator estimulante de colônia de granulócitos (G-CSF) ou outro crescimento mielóide fatores pelo menos 7 dias antes do início do tratamento do estudo, ou pelo menos 14 dias antes do estudo t início do tratamento, se fatores de crescimento mielóide peguilados foram administrados.
  • Os indivíduos devem ter concluído qualquer tipo de imunoterapia ativa (por exemplo, vacinas contra tumores) pelo menos 42 dias antes do início do tratamento do estudo.
  • Os participantes devem ter recebido a última dose de um agente biológico de anticorpo não monoclonal pelo menos 7 dias antes do início do tratamento do estudo.
  • Pelo menos 3 meias-vidas de anticorpos devem ter decorrido desde a última dose de anticorpo monoclonal (por exemplo, 66 dias para rituximabe e 69 dias para epratuzumabe) antes que os indivíduos possam iniciar o tratamento do estudo.
  • Os participantes não devem ter recebido outros agentes antineoplásicos com intenção terapêutica, excluindo hidroxiureia e antimetabólitos administrados como parte da quimioterapia de manutenção, nos 7 dias anteriores ao início do tratamento do estudo.

9. Infecção por hepatite B com DNA positivo para hepatite B

Fase 2 Critérios de exclusão:

1. Tratamento prévio com carfilzomib.

2. Intolerância, hipersensibilidade ou incapacidade de receber qualquer um dos componentes quimioterápicos do esquema VXLD. Uma exceção é permitida para alergia a produtos de asparaginase se Erwinia asparaginase não puder ser administrada,

3. TCTH autólogo dentro de 6 semanas antes do início do tratamento do estudo.

4. HSCT alogênico dentro de 3 meses antes do início do tratamento do estudo.

5. DECH ativa requerendo imunossupressão sistêmica.

6. Menos de 30 dias da interrupção da terapia imunossupressora administrada para o tratamento da DECH aguda ou crônica.

7. Recidiva extramedular isolada.

8. Infecção bacteriana ou fúngica positiva dentro de 14 dias após a inscrição (exceto para infecção documentada da linha, a linha foi removida e a hemocultura após a remoção da linha é negativa por 5 dias antes da primeira dose da terapia de indução). Os antibióticos podem ser administrados para profilaxia de acordo com os padrões institucionais até e após a inscrição.

9. Indivíduos com menos de 3 meias-vidas de anticorpos desde a última dose de anticorpo monoclonal (por exemplo, 66 dias para rituximabe, 69 dias para epratuzumabe, inotuzumabe por 36 dias), antes da primeira dose do produto experimental devem ser discutidos com a Amgenmedical monitorar e pode ser autorizado a se inscrever com base na extensão da doença ou na evidência de aumento rápido da contagem de blastos periféricos ou da medula óssea.

10. Imunoterapia baseada em células (por exemplo, infusão de leucócitos do doador, células CAR-T, vacinas contra tumores) dentro de 42 dias antes da primeira dose do produto experimental. Se o monitor médico da Amgen concordar, uma exceção pode ser concedida ao requisito de 42 dias para indivíduos com contagens de blastos periféricos ou de medula óssea rapidamente crescentes.

11. Síndrome de Down.

12. Presença de outro câncer ativo.

13. Histórico de pancreatite de grau maior ou igual a 2 em 6 meses até a triagem.

14. Toxicidades não resolvidas de terapia anticancerígena prévia, definidas como não resolvidas para CTCAE versão 4.03 grau 1 ou para os níveis ditados nos critérios de elegibilidade além de alopecia ou toxicidades de terapia anticâncer prévia que são consideradas irreversíveis e não desencadeiam outro critério de exclusão (definidas como tendo esteve presente e estável por mais de 4 semanas).

15. Terapia antitumoral (quimioterapia, agentes experimentais, terapia alvo molecular) dentro de 7 dias do dia 1 de indução. Exceção: a hidroxiureia para controlar a contagem de células leucêmicas do sangue periférico é permitida até o início do produto experimental.

16. Infecção viral ativa, incluindo mas não limitada a citomegalovírus (CMV), infecção por Hepatite B com antígeno de superfície de hepatite sérico positivo ou DNA de hepatite B, HIV, Hepatite C com RNA de hepatite C detectável. Indivíduos que receberam anteriormente um transplante de células-tronco devem ser rastreados para infecção por CMV, a menos que tanto o indivíduo quanto o doador sejam CMV negativos.

17. Atualmente recebendo tratamento em outro dispositivo experimental ou estudo de produto, ou há menos de 14 dias desde o término do tratamento em outro dispositivo experimental ou estudo de produto.

18. Arritmias não controladas ou ECG de triagem com intervalo QT corrigido (QTc) maior que 470 mseg.

19. História ou evidência de qualquer outro distúrbio, condição ou doença clinicamente significativa (com exceção das descritas acima) que, na opinião do investigador ou do médico da Amgen, se consultado, representaria um risco à segurança do participante ou interferiria no estudo avaliação, procedimentos ou conclusão.

20. Indivíduo do sexo feminino está grávida ou amamentando ou planeja engravidar ou amamentar durante o tratamento e por mais 6 meses após a última dose de qualquer tratamento do estudo ou por 12 meses após a última dose de ciclofosfamida se administrada durante o ciclo de consolidação opcional.

21. Indivíduos do sexo feminino em idade fértil não desejam usar 1 método contraceptivo altamente eficaz durante o tratamento e por mais 6 meses após a última dose de qualquer tratamento do estudo ou por 12 meses após a última dose de ciclofosfamida se administrada durante o ciclo de consolidação opcional.

22. Indivíduos do sexo feminino em idade fértil com teste de gravidez positivo avaliados no Rastreio por teste de gravidez de soro ou urina.

23. Indivíduos do sexo masculino com parceira em idade fértil que não desejam praticar abstinência sexual (abster-se de relações heterossexuais) ou usar preservativo com espermicida durante o tratamento e por mais 6 meses após a última dose de qualquer tratamento do estudo, mesmo que tenham sido submetidos uma vasectomia bem-sucedida.

24. Indivíduos do sexo masculino com parceira grávida que não desejam praticar abstinência ou usar preservativo com espermicida durante o tratamento, durante a gravidez e por mais 6 meses após a última dose de qualquer tratamento do estudo.

25. Indivíduos do sexo masculino não desejam se abster de doar sêmen ou esperma durante o tratamento e por mais 6 meses após a última dose de qualquer tratamento do estudo.

26. Alergia conhecida ao captisol (um derivado da ciclodextrina usado para solubilizar o carfilzomib; para obter uma lista completa de medicamentos ativados pelo Captisol, consulte o site da Ligand Pharmaceuticals, Inc.).

Carfilzomib
Droga

Dexamethasone
Droga

Mitoxantrone
Droga

PEG-asparaginase
Droga

Vincristine
Droga

Intrathecal (IT) Methotrexate
Droga

Intrathecal Triple Therapy (Intrathecal Cytarabine, Hydrocortisone, and Methotrexate)
Droga

6-Mercaptopurine
Droga

Cyclophosphamide
Droga

Cytarabine
Droga

Daunorubicin
Droga

Hospital São Rafael - IDOR
Recrutando Salvador / Bahia / CEP: 41253-190

Hospital da Crianca de BrasÃ-lia
Recrutando Brasília / Distrito Federal / CEP: 70684-831

Itaci Instituto de Tratamento do Cancer Infantil
Recrutando São Paulo / São Paulo / CEP: 05403-000

Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira
Recife / Pernambuco / CEP: 50070-550

A Beneficência Portuguesa de São Paulo
São Paulo / São Paulo / CEP: 01323-001

Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP
Ribeirão Preto / São Paulo / CEP: 14048-900

Hospital da Crianca de Brasilia
Brasília / Distrito Federal / CEP: 70684-831

São Rafael Hospital - IDOR
Recrutando Salvador / Bahia / CEP: 41253-190

Hospital Pequeno Principe
Curitiba / Paraná / CEP: 80250-060

Liga Paranaense do Combate ao Cancer - Hospital Erasto Gaertner
Recrutando Curitiba / Paraná / CEP: 81520-060

Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira - IMIP
Recrutando Recife / Pernambuco / CEP: 50070-550

Hospital de Clinicas de Porto Alegre
Recrutando Porto Alegre / Rio Grande do Sul / CEP: 90035-903

A Beneficência Portuguesa de São Paulo
Recrutando São Paulo / São Paulo / CEP: 01323-001

Itaci Instituto de Tratamento do Cancer Infantil
São Paulo / São Paulo / CEP: 05403-000

Hospital São Rafael - IDOR
Salvador / Bahia / CEP: 41253-190

Liga Paranaense do Combate ao Cancer - Hospital Erasto Gaertner
Curitba / Paraná / CEP: 81520-060

Hospital de Clinicas de Porto Alegre
Porto Alegre / Rio Grande do Sul / CEP: 90035-903

Hospital da Crianca Santo Antonio Irmandade Santa Casa de Misericordia de Porto Alegre
Porto Alegre / Rio Grande do Sul / CEP: 90050-170

Hospital de Câncer de Barretos
Barretos / São Paulo / CEP: 14784-400

As seguintes instituições estão de alguma forma contribuindo com este estudo clínico.

  • Therapeutic Advances in Childhood Leukemia & Lymphoma (TACL) - Study Design & Execution Collaborator
  • Innovative Therapies For Children with Cancer Consortium

Código do estudo:
NCT02303821
Tipo de estudo:
Intervencional
Data de início:
fevereiro / 2015
Data de finalização inicial:
julho / 2024
Data de finalização estimada:
julho / 2024
Número de participantes:
130
Aceita voluntários saudáveis?
Não
Compartilhe esse estudo:

Estudos relacionados

Conheça outros estudos que podem ser do seu interesse:

Top