Estudo do Cemiplimabe Adjuvante Versus Placebo Após Cirurgia e Radioterapia em Pacientes com Carcinoma Espinocelular Cutâneo de Alto Risco

Patrocinado por: Regeneron Pharmaceuticals

Atualizado em: 20 de maio de 2024
Recrutando

Status de recrutamento

Adultos até Idosos

Faixa etária

Todos

Sexo


Fase 3

Fase do estudo

Resumo:

O objetivo principal do estudo é comparar a sobrevida livre de doença (DFS) de pacientes com carcinoma cutâneo de células escamosas (CSCC) de alto risco tratados com cemiplimabe adjuvante versus aqueles tratados com placebo, após cirurgia e radioterapia (RT).

Os objetivos secundários do estudo são:- Comparar a sobrevida global (SG) de pacientes com CSCC de alto risco tratados com cemiplimabe adjuvante, versus aqueles tratados com placebo, após cirurgia e RT- Comparar o efeito do cemiplimabe adjuvante com aquele de placebo na ausência de recorrência locorregional (FFLRR) dos pacientes após cirurgia e RT- Comparar o efeito do cemiplimabe adjuvante com placebo na ausência de recorrência à distância (FFDR) dos pacientes após cirurgia e RT- Comparar o efeito do cemiplimabe adjuvante com placebo na incidência cumulativa de segundo tumor primário de CSCC (SPTs) após cirurgia e RT- Avaliar a segurança do cemiplimabe adjuvante e do placebo em pacientes com CSCC de alto risco após cirurgia e RT- Avaliar a farmacocinética e imunogenicidade do cemiplimabe em soro humano

Saiba mais:

Cemiplimab é um anticorpo monoclonal. Os anticorpos são proteínas encontradas naturalmente no sangue. Um anticorpo monoclonal é um anticorpo especial fabricado como um medicamento para atingir proteínas específicas do corpo que podem estar envolvidas no câncer. Cemiplimab funciona bloqueando a morte programada-1 (PD-1), um receptor celular em células imunes. Ao bloquear o PD-1, espera-se que as células do sistema imunológico ataquem as células cancerígenas.

O estudo está sendo realizado em participantes que passaram por cirurgia e radioterapia para um tipo de câncer de pele chamado câncer cutâneo de células escamosas, e que têm risco de recidiva.

O principal objetivo do estudo é determinar se o cemiplimabe impedirá o retorno do câncer cutâneo de células escamosas (CSCC) após cirurgia e radiação. Atualmente, sabemos que certos tipos de CSCC têm grandes chances de voltar após a cirurgia e a radiação. No momento, não há tratamento aprovado para administrar aos pacientes após a cirurgia e a radiação para evitar que o CSCC de alto risco volte. Estamos investigando se a adição de cemiplimabe diminuirá a chance desses cânceres de alto risco voltarem.

O estudo também investigará se o cemiplimabe pode ajudar os participantes a viver mais.

O estudo tem duas partes. Parte 1: os participantes receberão a cada 3 semanas por meio de infusão intravenosa (gotejamento na veia) cemiplimabe (medicamento do estudo) ou placebo (semelhante ao medicamento do estudo, mas sem medicamento ativo). Após 12 semanas de tratamento, cemiplimabe ou placebo serão administrados a cada 6 semanas. A parte 1 do estudo inclui um período de triagem (até 28 dias), um período de tratamento (aproximadamente 48 semanas), uma consulta de fim de tratamento (aproximadamente 30 dias após a conclusão do período de tratamento medicamentoso do estudo) e um acompanhamento pós-tratamento período (aproximadamente até 5 anos ou até o câncer de pele retornar ou o estudo terminar).

A Parte 2 do estudo é opcional e oferece ao participante a opção de receber cemiplimabe se o câncer voltar se o participante estiver recebendo placebo inicialmente. Não há placebo na Parte 2 do estudo. Se o câncer voltar, o médico do estudo discutirá com os participantes se eles são elegíveis para participar da parte opcional 2 do estudo.

A Parte 2 do estudo inclui um breve período de triagem, um período de tratamento (aproximadamente 96 semanas) e uma consulta de fim de tratamento (aproximadamente 30 dias após a conclusão do período de tratamento medicamentoso do estudo).

Principais Critérios de Inclusão:

  • Somente para o Japão, homens e mulheres ≥21 anos
  • Paciente com ressecção de CSCC patologicamente confirmado (somente lesão primária de CSCC, ou CSCC primário com envolvimento nodal, ou metástase nodal de CSCC com lesão primária conhecida de CSCC previamente tratada no drenagem linfática escalonada), com ressecção macroscópica macroscópica de todas as doenças
  • CSCC de alto risco, conforme definido no protocolo
  • Conclusão da radioterapia (RT) pós-operatória com intenção curativa dentro de 2 a 10 semanas da randomização
  • Desempenho do Grupo Cooperativo de Oncologia do Leste estado (ECOG PS) ≤1
  • Função hepática, renal e da medula óssea adequada, conforme definido no protocolo

Principais critérios de exclusão:

  • Carcinomas de células escamosas (CCEs) surgindo em locais não cutâneos, conforme definido no protocolo
  • Malignidade concomitante exceto CSCC localizada e/ou história de malignidade diferente de CSCC localizada dentro de 3 anos da data de randomização conforme definido no protocolo
  • Pacientes com neoplasias hematológicas (nota: pacientes com linfocítica crônica (LLC) não são excluídos se não precisarem de terapia sistêmica para LLC dentro de 6 meses da inscrição)
  • Pacientes com histórico de CSCC metastático à distância (visceral ou nodal distante), a menos que o intervalo livre de doença seja de pelo menos 3 anos (o envolvimento nodal regional da doença na drenagem da bacia linfonodal que foi ressecado e irradiado antes da inscrição não será excludente)
  • Em curso ou recente (dentro 5 anos da data de randomização) evidência de doença autoimune significativa que exigiu tratamento com tratamentos imunossupressores sistêmicos, o que pode sugerir risco de eventos adversos relacionados ao sistema imunológico (irAEs). Não são excludentes: vitiligo, asma infantil resolvida, diabetes tipo 1, hipotireoidismo residual que requer apenas reposição hormonal ou psoríase que não requer tratamento sistêmico.
  • Teve imunoterapia anticancerígena sistêmica anterior para CSCC

Nota: Outros critérios de inclusão/exclusão definidos pelo protocolo se aplicam

Cemiplimab
Droga

Intravenous (IV) infusion over 30 minutes


Placebo
Droga

Intravenous (IV) infusion over 30 minutes

Fundacao Sao Francisco Xavier - Hospital Marcio Cunha (HMC) - Unidade I
Recrutando Ipatinga / Minas Gerais / CEP: 35160-158

Hospital de Câncer de Barretos
Recrutando Barretos / São Paulo / CEP: 14784-400

Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva - INCA
Recrutando Rio de Janeiro / Rio de Janeiro / CEP: 20220-410

Hospital Sao Vicente de Paulo (HSVP)
Recrutando Passo Fundo / Rio Grande do Sul / CEP: 99010-080

Hospital Sao Lucas - PUCRS
Recrutando Porto Alegre / Rio Grande do Sul / CEP: 90610-000

Centro De Novos Tratamentos Itajai
Recrutando Itajai / Santa Catarina / CEP: 88301-220

ANIMI
Recrutando Lajes / Santa Catarina / CEP: 88501-001

Centro Oncologico Mogi das Cruzes
Recrutando Mogi das Cruzes / São Paulo / CEP: 08730-500

Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto
Recrutando Ribeirão Preto / São Paulo / CEP: 14049-900

YNOVA Pesquisa Clinica
Recrutando Florianópolis / Santa Catarina / CEP: 88020-210

Instituto do Coracao do Hospital das Clinicas da Faculdade de Medicina da Universidade de Sao Paulo
Recrutando São Paulo / São Paulo / CEP: 05403-000

As seguintes instituições estão de alguma forma contribuindo com este estudo clínico.

  • Sanofi

Código do estudo:
NCT03969004
Tipo de estudo:
Intervencional
Data de início:
junho / 2019
Data de finalização inicial:
maio / 2026
Data de finalização estimada:
janeiro / 2028
Número de participantes:
412
Aceita voluntários saudáveis?
Não
Compartilhe esse estudo:

Estudos relacionados

Conheça outros estudos que podem ser do seu interesse:

Top