Marcha do Idoso: Fisiomecânica e Funcionalidade
O objetivo do estudo é investigar a marcha de idosos ativos quanto aos parâmetros cinemáticos da ...
Patrocinado por: Hospital de Clinicas de Porto Alegre
Status de recrutamento
Faixa etária
Sexo
Fase do estudo
Os pacientes idosos passam a maior parte do tempo em situações de desuso muscular durante a internação aguda.
A inatividade física é um fator chave para o desenvolvimento de eventos adversos causados pela hospitalização, conhecidos como incapacidade hospitalar iatrogênica. A adoção de um programa de treinamento multicomponente durante a internação aguda pode ser uma estratégia eficiente para reduzir os efeitos adversos e promover melhorias na saúde do idoso. Este estudo é um ensaio clínico randomizado com idosos hospitalizados agudamente. Os pacientes serão randomizados em grupos de intervenção e controle. O grupo de intervenção realizará treinamento multicomponente por 5 a 7 dias consecutivos e continuará a receber os cuidados hospitalares habituais. O grupo de controle receberá apenas os cuidados habituais e reabilitação.
Mais detalhes...Este estudo é um ensaio clínico randomizado com idosos hospitalizados de forma aguda. O primeiro objetivo é avaliar os efeitos de uma intervenção de treinamento multicomponente na funcionalidade, capacidade cognitiva e perfil inflamatório em pacientes idosos durante a hospitalização aguda.
A população estudada será de pacientes idosos (≥ 70 anos), internados no setor de Clínica Médica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. O número de idosos obtido pelo cálculo amostral é de 30 indivíduos por grupo, totalizando 60 participantes do estudo.
Os pacientes serão randomizados em grupos de intervenção e controle. O grupo de intervenção realizará treinamento multicomponente por 5 a 7 dias consecutivos e continuará a receber os cuidados hospitalares habituais. Serão realizados exercícios voltados para os membros inferiores e superiores, como sentar e levantar da cadeira, leg press, extensão de joelho bilateral e supino reto com fita elástica. Também serão realizados exercícios de equilíbrio e marcha. A sessão de treinamento será considerada completa se os pacientes forem capazes de realizar 90% ou mais dos exercícios programados, a frequência e possíveis eventos adversos serão documentados em registros diários. O grupo controle não receberá treinamento físico multicomponente, apenas os cuidados usuais fornecidos pelo hospital. Ambos os grupos serão avaliados antes e após 5-7 dias de intervenção.
Critérios de inclusão:
Critérios de Exclusão:
1. Doença terminal;
2. Infarto do miocárdio nos últimos 3 meses;
3. Doença cardiovascular instável;
4. Qualquer tipo de fratura nos últimos 3 meses, que impossibilite a realização dos movimentos;
5. Demência grave.
Multicomponent exercises for 5-7 days with acutely hospitalized older.
Contato principal: Juliana L Teodoro, MSc / +55 51 985923129 / julopesteodoro@hotmail.com
Investigador: Emílio H Moriguchi, PhD / Principal Investigator
As seguintes instituições estão de alguma forma contribuindo com este estudo clínico.
Conheça outros estudos que podem ser do seu interesse: