Estudo de futibatinibe em pacientes com colangiocarcinoma avançado com fusão ou rearranjo de FGFR2
Este é um estudo aberto, multinacional e randomizado de Fase 2 que confirma o benefício clínico d...
Patrocinado por: Taiho Oncology, Inc.
Status de recrutamento
Faixa etária
Sexo
Fase do estudo
Este é um estudo aberto, multinacional, paralelo, de 2 braços, randomizado de Fase 3, que avalia a eficácia e a segurança da quimioterapia com futibatinibe versus gemcitabina-cisplatina como tratamento de primeira linha de pacientes com iCCA avançado, metastático ou irressecável recorrente com rearranjos do gene FGFR2
O estudo TAS-120-301 é um estudo aberto, multinacional, paralelo, de 2 braços, randomizado de Fase 3 que avalia a eficácia e a segurança de futibatinibe versus quimioterapia com gencitabina-cisplatina como tratamento de primeira linha de pacientes com doença avançada, metastática ou recorrente irressecável iCCA abrigando rearranjos do gene FGFR2. Os pacientes elegíveis serão randomizados na proporção de 1:1 para os seguintes braços do estudo:
Os pacientes no Braço Experimental podem continuar a receber futibatinibe contínuo até a documentação de doença progressiva (PD) de acordo com RECIST 1.1, ou até que outros critérios de retirada sejam atendidos, o que ocorrer primeiro. No entanto, o tratamento pode continuar após a DP de acordo com RECIST 1.1 se o paciente estiver clinicamente estável e for considerado pelo investigador como obtendo benefício clínico contínuo do futibatinibe.
Os pacientes no braço de controle podem receber quimioterapia com gencitabina-cisplatina por até 8 ciclos ou até que a DP ou outros critérios de retirada sejam atendidos, o que ocorrer primeiro. Os pacientes que descontinuam a gencitabina-cisplatina devido à progressão documentada da doença (por ICR) podem receber tratamento com futibatinibe ("crossover"), se clinicamente apropriado na opinião do investigador e se os critérios para o tratamento com futibatinibe forem atendidos.
Critérios de inclusão:
Um paciente deve atender a todos os seguintes critérios de inclusão para ser elegível para inclusão neste estudo:
1. Fornecer consentimento informado por escrito.
2. Tem ≥18 anos de idade (ou atende à definição regulatória do país para maioridade legal).
3. O paciente tem iCCA irressecável, histologicamente confirmado, localmente avançado ou metastático, ou recorrente, abrigando rearranjos do gene FGFR2 com base em testes realizados pelo laboratório central designado.
4. O paciente tem doença mensurável radiograficamente por RECIST 1.1.
5. Pacientes que receberam tratamento para doença localmente avançada (por exemplo, quimioembolização trans-arterial, radioterapia interna seletiva, radiação externa) devem apresentar evidência de progressão radiográfica com doença mensurável fora das lesões previamente tratadas.
6. Status de desempenho do Grupo Cooperativo de Oncologia do Leste (ECOG PS) 0 ou 1.
7. Função orgânica adequada definida pelos seguintes critérios:
8. Mulheres com potencial para engravidar (WOCBP) deve ter um teste de gravidez sérico negativo dentro de 7 dias antes da administração da primeira dose de futibatinibe. Pacientes do sexo feminino não são consideradas em idade fértil se tiverem histórico de histerectomia ou pós-menopausa definida como ausência de menstruação por 12 meses sem uma causa médica alternativa. Homens e mulheres com potencial reprodutivo devem concordar em usar controle de natalidade eficaz durante o estudo antes da primeira dose e por 6 meses após a última dose.
9. Disposto e apto a cumprir as visitas agendadas e procedimentos do estudo.
Critérios de Exclusão:
Um paciente será excluído deste estudo se algum dos seguintes critérios for atendido:
1. O paciente recebeu terapia anticancerígena sistêmica anterior.
• Pacientes recebendo tratamento adjuvante ou neoadjuvante e completados ≥6 meses antes da randomização são elegíveis.
2. Paciente portadora de carcinoma hepatocelular misto - doença iCCA.
3. Histórico e/ou evidência atual de qualquer um dos seguintes distúrbios:
4. Histórico ou evidência atual de arritmias ventriculares não controladas
5. Intervalo QT corrigido (QTcF) de Fridericia > 470 ms no eletrocardiograma (ECG) realizado durante a triagem.
6. Tratamento com qualquer um dos seguintes dentro do prazo especificado antes da primeira dose da terapia do estudo, ou falha na recuperação dos efeitos colaterais dessas terapias anteriores:
7. Uma doença grave ou condição(ões) médica(s) incluindo, mas não se limitando ao seguinte:
8. Pacientes com história de outra malignidade primária atualmente clinicamente significativa, com potencial para metástases ou atualmente requer intervenção ativa.
9. Mulher grávida ou lactante.
10. O paciente não consegue tomar medicação oral.
TAS-120 is an oral FGFR inhibitor
Cisplatin/Gemcitabine is currently 1st line standard of care
Conheça outros estudos que podem ser do seu interesse: