Impacto das práticas de ioga e massagem suave no manejo dos sintomas em pacientes submetidos ao TCTH

Patrocinado por: Hospital Israelita Albert Einstein

Atualizado em: 10 de janeiro de 2024
Recrutando

Status de recrutamento

Adultos até Idosos

Faixa etária

Todos

Sexo


Indefinida

Fase do estudo

Resumo:

Este projeto tem como objetivo observar o impacto das práticas de ioga e massagens suaves no manejo dos sintomas em pacientes submetidos ao Transplante de Células-Tronco Hematopoiéticas (TCTH) no Hospital Israelita Albert Einstein.

É um estudo clínico prospectivo, aberto e randomizado, que compara a prática de ioga ou massagem suave combinada com tratamento padrão versus tratamento padrão sozinho. Usando o Sistema de Avaliação de Sintomas de Edmonton em 8 sessões, os investigadores analisarão os domínios de fadiga, dor, náusea, ansiedade e bem-estar antes e depois de cada sessão. Os investigadores também avaliarão a Qualidade de Vida - TMO, as alterações na Escala de Religiosidade antes e depois da intervenção e, ao final, a Satisfação do Paciente e a experiência subjetiva por meio de questionário qualitativo. A hipótese é que a prática de ioga e massagem suave combinada com o tratamento padrão é superior ao tratamento padrão sozinho no manejo dos sintomas em pacientes submetidos ao TCTH.

Saiba mais:

Objetivo primário: avaliar o impacto das práticas de ioga e/ou massagem suave mais tratamento padrão versus tratamento padrão sozinho no manejo dos sintomas em pacientes submetidos ao transplante de células-tronco hematopoéticas (TCTH), avaliado usando a Escala de Avaliação de Sintomas de Edmonton (ESAS).

Objetivos Secundários:

  • Analisar alterações na Escala de Qualidade de Vida durante o TCTH.
  • Analisar alterações na Escala de Religiosidade durante o TCTH.
  • Analisar a experiência subjetiva do paciente durante o TCTH.
  • Analisar a satisfação dos pacientes durante o TCTH. Hipótese: A prática de ioga ou massagem suave combinada com o tratamento padrão é superior ao tratamento padrão sozinho no manejo dos sintomas em pacientes submetidos ao TCTH. População QUEBRADELINHA: O estudo será realizado no Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE), com pacientes internados no Centro de Oncologia e Hematologia para Transplante de Medula Óssea. Somente após a obtenção do Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) do paciente, serão extraídas do banco de dados de prontuário eletrônico institucional as variáveis ​​clínicas e sociodemográficas durante a internação: idade, sexo, mês/ano e tipo de transplante, intensidade de condicionamento, tipo de doador, origem celular, e doença subjacente. Critérios de inclusão de QUEBRADELINHA: Adultos com 18 anos ou mais; internados no HIAE, elegíveis para Transplante de Medula Óssea; pacientes que falam e leem português. Critérios de exclusão QUEBRADELINHA: Pacientes com deficiência auditiva; pacientes previamente diagnosticados com transtornos psiquiátricos: esquizofrenia. Tamanho da amostra QUEBRADELINHA: A amostra será composta por no mínimo 40 pacientes para este estudo.

Com base em uma amostra piloto (n = 40) com apenas uma sessão de ioga ou massagem suave, observou-se uma variação de 1,58 pontos (DP = 1,58 pontos) na melhora da fadiga. Encontrar uma diferença média de pelo menos 1,5 ponto entre o grupo intervenção (ioga ou massagem suave mais tratamento padrão) e o grupo controle (apenas tratamento padrão) nas 8 sessões propostas, com poder de 80% e nível de confiança de 95 %, o tamanho da amostra necessário para o estudo seria de 18 pacientes em cada grupo. Como, além da fadiga, outros parâmetros como dor, náusea, ansiedade e bem-estar também serão avaliados, os investigadores usarão uma amostra de pelo menos 20 pacientes por grupo para contabilizar também esses parâmetros, totalizando pelo menos 40 pacientes no estudo. Randomização QUEBRADELINHA: A randomização será realizada de acordo com o bloco de randomização gerado pela ferramenta Redcap. Portanto, ao concordar em participar do protocolo, cada paciente será inserido no Redcap e randomizado de acordo com os parâmetros especificados, estratificados por faixas etárias: 18 a 40 / 41 a 60 / acima de 61 anos, e por tipo de transplante: autólogo, alogênico e cordão umbilical.

Critérios de inclusão:

  • Adultos com 18 anos ou mais;
  • Internado no HIAE, elegível para Transplante de Medula Óssea;
  • Pacientes que falam e leem a língua portuguesa.

Critérios de exclusão:

  • Pacientes com deficiência auditiva;
  • Pacientes previamente diagnosticados com transtorno psiquiátrico: esquizofrenia.

yoga or gentle massage plus standard treatment for HSCT
Comportamental

The yoga sessions will be conducted at the patient's bedside, using one or more of the following techniques: gentle stretches (asanas), guided relaxation (savasana), slow and deep diaphragmatic breathing (pranayama), and meditative exercises focusing on natural breathing or visualization of a soothing place (dhyana). From these techniques, the integrative therapist will choose what best suits the patient for each session, based on their psychophysical state and symptoms presented, as there can be many variations during HSCT. Gentle massage is characterized by soft touches using light pressure, primarily using the palm of the hand, with a slow and steady rhythm across the entire body. It can be performed over clothing or even over the bedsheet and blanket.

Maria Ester Azevedo Massola
Recrutando São Paulo / SP / CEP: 05653000

Contato principal: Maria Ester Azevedo Massola, MSc / +5511996866500 / ester.azevedo@einstein.br

Contato secundário: Edna Rotter / edna.rother@einstein.br

Investigador: Nelson Hamerschlak, PhD / Principal Investigator

Código do estudo:
NCT06118853
Tipo de estudo:
Intervencional
Data de início:
novembro / 2023
Data de finalização inicial:
outubro / 2024
Data de finalização estimada:
março / 2025
Número de participantes:
40
Aceita voluntários saudáveis?
Não
Compartilhe esse estudo:

Estudos relacionados

Conheça outros estudos que podem ser do seu interesse:

Top