Mepolizumabe como tratamento adjuvante em participantes com DPOC caracterizados por exacerbações frequentes e nível de eosinófilos

Patrocinado por: GlaxoSmithKline

Atualizado em: 28 de agosto de 2023
Ativo, não recrutando

Status de recrutamento

Adultos até Idosos

Faixa etária

Todos

Sexo


Fase 3

Fase do estudo

Resumo:

Este é um estudo de grupos paralelos, multicêntrico, randomizado, controlado por placebo, duplo-cego, projetado para confirmar os benefícios do tratamento com mepolizumabe em exacerbações moderadas ou graves em pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) administrados como um complemento ao tratamento otimizado terapia de manutenção da DPOC.

A duração máxima da participação do participante é de aproximadamente 109 semanas, consistindo em 2 visitas de triagem (até 3 semanas), um período inicial (até 2 semanas) e um período de intervenção de pelo menos 52 semanas e até 104 semanas. 800 participantes serão randomizados em uma proporção de 1:1 para receber mepolizumabe 100 miligramas (mg) ou placebo a cada 4 semanas por pelo menos 13 doses (período de tratamento de 52 semanas) até um máximo de 26 doses (período de tratamento de 104 semanas). O número de participantes randomizados pode aumentar até aproximadamente 1.400.

Saiba mais:

Critérios de inclusão:

  • O participante deve ter pelo menos 40 anos de idade na visita de triagem 1.
  • participantes com uma contagem de eosinófilos no sangue periférico >=300 células por microlitro (μL) da amostra hematológica coletada na visita de triagem 0 E um histórico documentado contagem de eosinófilos no sangue de >=150 células por μL nos 12 meses anteriores à Visita de triagem 0 que atenda ao seguinte: Deve ter sido medido entre 12 meses e 1 mês antes da Visita de triagem 0 e não deve ter sido medido dentro de 14 dias após uma Exacerbação da DPOC. Os participantes sem histórico documentado de contagem de eosinófilos no sangue de >=150 células por µL devem atingir esse limite na avaliação ScreeningVisit 1.
  • Participantes com história clinicamente documentada de DPOC há pelo menos 1 ano, de acordo com a definição da American Thoracic Society ou European Respiratory Society.
  • Os participantes devem apresentar uma medida pré e pós-salbutamol Volume expiratório forçado em um segundo (FEV1)/capacidade vital forçada (CVF) de <0,70 na visita de triagem 1 para confirmar o diagnóstico de DPOC e com um VEF1 pós-salbutamol medido >20% e <=80% dos valores normais previstos calculados usando as equações de referência NHANES III na visita de triagem 1.
  • Os participantes devem ter um histórico bem documentado (por exemplo, verificação de prontuário médico) nos 12 meses anteriores à visita de triagem 1 de dois ou COPDexacerbações mais moderadas que foram tratadas com corticosteroides sistêmicos (intramuscular [IM], intravenoso ou oral) com ou sem antibióticos ou pelo menos uma COPDexacerbação grave requerendo hospitalização.
  • Os participantes devem ter um requisito bem documentado para padrão otimizado de terapia de fundo de atendimento que inclui corticosteroides inalatórios (ICS) mais 2 medicamentos adicionais para DPOC (terapia tripla baseada em ICS) para os 12 meses anteriores à visita de triagem 1 e atende aos seguintes critérios: imediatamente antes para a visita de triagem 1, mínimo de 3 meses de uso de um 1) corticosteróide inalado em uma dose >= 500 microgramas (mcg) por dia equivalente à dose de propionato de fluticasona mais 2) agonista beta2 de ação prolongada (LABA) e 3) antagonista muscarínico de ação prolongada ( LAMA), a menos que haja documentação de questões de segurança ou intolerância relacionadas a LABA ou LAMA. Para participantes que não são mantidos continuamente em ICS mais LABA mais LAMA durante os 12 meses anteriores à Visita 1, o uso do seguinte é permitido (mas não nos 3 meses imediatamente anteriores à Visita 1); corticosteróide inalatório em uma dose >=500 mcg por dia propionato de fluticasona equivalente à dose mais LABA inalado ou LAMA inalado e inibidores da fosfodiesterase-4, metilxantinas ou uso diário programado de beta2-agonista de ação curta (SABA) e/ou antagonista muscarínico de ação curta (SAMA).
  • Fumantes ou ex-fumantes com história de tabagismo >=10 maços-ano na Triagem (Visita 1) calculado como (número de maços-ano = [número de cigarros por dia/20] multiplicado pelo número de anos fumados [Por exemplo , 20 cigarros por dia durante 10 anos ou 10 cigarros por dia durante 20 anos]).
  • O uso de contraceptivos para participantes do sexo feminino deve estar de acordo com as regulamentações locais quanto aos métodos de contracepção para participantes de estudos clínicos.
  • Uma participante do sexo feminino é elegível para participar se não estiver grávida ou amamentando e pelo menos uma das seguintes condições se aplicar: Ela não é uma mulher com potencial para engravidar (WOCBP) ou é uma WOCBP e usa um método contraceptivo altamente eficaz, com uma taxa de falha <1%, durante o período de intervenção e por pelo menos 16 semanas após a última dose da intervenção do estudo. O investigador principal (PI) deve avaliar a eficácia do método contraceptivo em relação à primeira dose da intervenção do estudo.
  • Um WOCBP deve ter um teste de urina de gravidez altamente sensível negativo dentro de 24 horas antes da primeira dose da intervenção do estudo. Se um teste de urina não puder ser confirmado como negativo (por exemplo, um resultado ambíguo), é necessário um teste de gravidez sérico. Nesses casos, a participante deve ser excluída da participação se o resultado sorológico da gravidez for positivo.
  • Participantes capazes de dar consentimento informado assinado que inclui o cumprimento dos requisitos e restrições listados no formulário de consentimento informado (TCLE) e neste protocolo.
  • Os participantes devem atender aos seguintes critérios de inclusão de randomização na Visita 2 para serem randomizados e iniciar o período de intervenção do estudo: a) Participantes que não tenham contagem histórica documentada de eosinófilos no sangue de ≥150 células/μL antes da Visita de Triagem devem atender a este limite com base na Visita de Triagem 1 avaliação, b) Os participantes devem ter contagem de eosinófilos de ≥300 células/μL da amostra de hematologia coletada na Visita de triagem 0, c) Conformidade com o preenchimento do diário eletrônico definido como preenchimento de todas as perguntas em 5 ou mais dias dos 7 dias Visita imediatamente anterior 2.

Critérios de Exclusão:

  • Participantes com histórico ou diagnóstico concomitante de asma são excluídos independentemente de terem doença ativa ou inativa.
  • O Investigador deve julgar que a DPOC é o principal diagnóstico responsável pelas manifestações clínicas da doença pulmonar. Os participantes com deficiência de alfa1-antitripsina como causa subjacente da DPOC são excluídos. Também são excluídos os participantes com tuberculose ativa, câncer de pulmão, bronquiectasia, sarcoidose, fibrose pulmonar, hipertensão pulmonar primária, doenças pulmonares intersticiais ou outras doenças pulmonares ativas.
  • Participantes com pneumonia, exacerbação de DPOC ou infecção do trato respiratório inferior nas 4 semanas anteriores à Visita de triagem 1.
  • Participantes com cirurgia de redução do volume pulmonar nos 12 meses anteriores à Visita de triagem 1.
  • Participação na fase aguda de uma doença pulmonar programa de reabilitação dentro de 4 semanas antes da visita de triagem 1. Os participantes que estão na fase de manutenção de um programa de reabilitação pulmonar não são excluídos.
  • Participantes recebendo tratamento com oxigênio a mais de 2 litros (L) por minuto em recuperação 24 horas. Para os participantes que recebem tratamento com oxigênio, os participantes devem demonstrar uma saturação de oxi-hemoglobina maior ou igual a 89% enquanto respiram oxigênio suplementar.
  • Participantes com intervalo QT, do eletrocardiograma (ECG) realizado na Visita de Triagem 1, corrigido pela fórmula de Fridericia (QTcF) >450 milissegundos (mseg) (ou QTcF >480 mseg em participantes com bloqueio de ramo). A fórmula de Fridericia deve ser usada para determinar a elegibilidade e descontinuação de um participante individual. Os participantes são excluídos se um achado de ECG anormal do ECG de 12 derivações realizado na Visita de Triagem 1 for considerado clinicamente significativo e impactar a participação do participante durante o estudo, com base na avaliação do Investigador.
  • Serão excluídos participantes com qualquer um dos seguintes: infarto do miocárdio ou angina instável nos 6 meses anteriores à Visita de Triagem 1; arritmia cardíaca instável ou com risco de vida que requer intervenção nos 3 meses anteriores à visita de triagem 1; Insuficiência cardíaca Classe IV da New York Heart Association (NYHA).
  • Participantes com evidências (históricas ou) atuais de anormalidades clinicamente significativas, neurológicas, psiquiátricas, renais, hepáticas, imunológicas, endócrinas (incluindo diabetes ou doenças da tireoide não controladas) ou hematológicas não controladas. Significativo é definido como qualquer doença que, na opinião do Investigador, colocaria em risco a segurança do participante por meio da participação ou que poderia afetar a eficácia ou a análise de segurança se a doença/condição se agravasse durante o estudo.
  • Participantes com outras condições que podem levar a eosinófilos elevados, como síndromes hipereosinofílicas, incluindo granulomatose eosinofílica com poliangiite (EGPA), também conhecida como síndrome de Churg-Strauss ou esofagite eosinofílica.
  • Participantes com uma infestação parasitária pré-existente conhecida dentro de 6 meses antes da Visita de Triagem 1.
  • Uma malignidade atual ou história anterior de câncer em remissão por menos de 12 meses antes da Visita de Triagem 1 (participantes que tiveram carcinoma localizado da pele ou colo do útero que foi ressecado para cura não será excluído).
  • Participantes com imunodeficiência conhecida (por exemplo, vírus da imunodeficiência humana [HIV]), diferente da explicada pelo uso de corticosteróides tomados para DPOC.
  • Participantes com cirrose ou doença hepática instável atual por avaliação do investigador definida pela presença de ascite, encefalopatia, coagulopatia, hipoalbuminemia, varizes esofágicas ou gástricas ou icterícia persistente. Doença hepática crônica não cirrótica estável (incluindo síndrome de Gilbert, cálculos biliares assintomáticos e hepatite B ou C crônica estável - por exemplo, presença de antígeno de superfície da hepatite B [HbsAg] ou resultado positivo do teste de anticorpos da hepatite C) é aceitável se o participante atender aos critérios de entrada.
  • Excluem-se os participantes que receberam produto intervencionista em estudos anteriores com mepolizumabe.
  • Participantes que receberam qualquer anticorpo monoclonal dentro de 5 meias-vidas da Visita de Triagem 1.
  • Participantes que receberam uma droga experimental dentro de 30 dias da Visita 1, ou dentro de 5 meias-vidas da droga da droga experimental, o que for mais longo (este também inclui formulações experimentais de um produto comercializado).
  • Participantes que receberam uso de corticosteróides orais a curto prazo dentro de 30 dias da Visita 1.
  • Participantes com alergia conhecida ou sensibilidade a qualquer uma das intervenções do estudo, ou componentes das mesmas, ou alergia a medicamentos ou outras que, na opinião do Investigador ou Monitor médico, contra-indica a participação no estudo ou intolerância a outro anticorpo monoclonal ou biológico, incluindo história de anafilaxia a outro biológico.
  • Participantes em risco de descumprimento ou incapacidade de cumprir os procedimentos do estudo. Qualquer enfermidade, incapacidade ou localização geográfica que limite o cumprimento das consultas agendadas.
  • Participantes com condições que limitem a validade do consentimento informado para participar do estudo, por exemplo, doença psiquiátrica não controlada ou deficiência intelectual.
  • Participantes com histórico conhecido ou suspeito de abuso de álcool ou drogas dentro de 2 anos antes da Visita 1.
  • Participante é um Investigador, sub-Investigador, coordenador do estudo, funcionário de um Investigador participante ou centro de estudo, ou familiar imediato do mencionado acima que está envolvido neste estudo.
  • Participantes com infecção ativa atual por COVID-19, confirmada laboratorialmente ou de acordo com o julgamento médico do investigador e que tenham tido contato com indivíduos positivos para COVID-19 ativos nos últimos 14 dias.
  • O participante não será randomizado se atender a algum dos seguintes critérios de exclusão de randomização na Visita 2: a) Participantes que apresentarem pneumonia, exacerbação, infecção respiratória baixa durante o período Run-in. b) Evidência de anormalidade clinicamente significativa na triagem hematológica ou bioquímica na Visita 1, conforme julgado pelo Investigador. c) Participantes que atendem ao seguinte com base nos resultados da amostra coletada na visita de triagem 1: Alanina aminotransferase (ALT) >2x limite superior do normal (LSN), bilirrubina >1,5 x LSN (bilirrubina isolada >1,5 x LSN é aceitável se a bilirrubina for fracionada e bilirrubina direta <35%), cirrose ou doença hepática ou biliar instável atual por avaliação do investigador definida pela presença de ascite, encefalopatia, coagulopatia, hipoalbuminemia, varizes esofágicas ou gástricas ou icterícia persistente. d) Participantes grávidas ou a amamentar. As participantes não devem ser randomizadas se planejam engravidar durante o período de participação no estudo. e) Participantes que tiveram uma infecção ativa por COVID-19 durante o período de execução, confirmada laboratorialmente ou de acordo com o julgamento médico do investigador ou que tiveram contato com indivíduos ativos positivos para COVID-19 nos últimos 14 dias. f) Participantes com intervalo QT, do ECG realizado na Visita2, corrigido com a fórmula de Fridericia (QTcF) >450 mseg (ou QTcF >480 mseg em participantes com bloqueio de ramo).

Placebo
Droga

Placebo is a 0.9% sodium chloride solution. It will be administered as a subcutaneous (SC) injection delivered once every 4 weeks using a pre-filled safety syringe.


Mepolizumab
Biológico

Mepolizumab is a sterile liquid formulation. It will be administered as a SC injection (100 mg/mL) delivered once every 4 weeks using a pre-filled safety syringe.

GSK Investigational Site
Porto Alegre / Rio Grande do Sul / CEP: 90430-000

Hospital Sao Lucas - PUCRS
Porto Alegre / Rio Grande do Sul / CEP: 90610-000

GSK Investigational Site
São Paulo / São Paulo / CEP: 09060-670

GSK Investigational Site
São Paulo / São Paulo / CEP: 05403-000

GSK Investigational Site
Porto Alegre / Rio Grande do Sul / CEP: 90035-074

As seguintes instituições estão de alguma forma contribuindo com este estudo clínico.

  • PPD

Código do estudo:
NCT04133909
Tipo de estudo:
Intervencional
Data de início:
outubro / 2019
Data de finalização inicial:
agosto / 2024
Data de finalização estimada:
agosto / 2024
Número de participantes:
806
Aceita voluntários saudáveis?
Não
Compartilhe esse estudo:

Estudos relacionados

Conheça outros estudos que podem ser do seu interesse:

Top