O papel do EEG na identificação de alterações cognitivas na doença de Parkinson

Patrocinado por: Suellen Andrade

Atualizado em: 01 de dezembro de 2023
Recrutando

Status de recrutamento

Adultos até Idosos

Faixa etária

Todos

Sexo


Indefinida

Fase do estudo

Resumo:

Este estudo é um ensaio clínico controlado em grupo.

Estudo paralelo, pacientes com idade entre 40-80 anos, com doença de Parkinson. Doze sessões, três vezes por semana, durante 30 minutos. O treinamento consistirá de Estimulação Transcraniana por Corrente Contínua vinculada ao treinamento em esteira rolante, em 3 blocos de 7 minutos, e adicionalmente ao Grupo Experimental, exercícios cognitivo-motores de dupla tarefa, simultaneamente. Os investigadores usarão os seguintes instrumentos: Teste Stroop Auditivo, Teste de Trilha, Avaliação Cognitiva de Montreal, ST e DT cronometrados, UPDRS II e III e Eletroencefalografia (EEG). O objetivo é examinar as alterações cognitivas em pacientes com DP devido à intervenção e as relações entre os resultados iniciais em respondedores e não respondedores à terapia.

Saiba mais:

Antecedentes: A doença de Parkinson (DP) é um dos distúrbios cerebrais mais comuns relacionados à idade. A DP é definida principalmente como um distúrbio do movimento, cujos sintomas típicos são tremor de repouso, rigidez, bradicinesia e instabilidade postural. Além dos sintomas motores definidos relacionados à dopamina, no entanto, a DP é cada vez mais reconhecida como um distúrbio multissistêmico heterogêneo que envolve outros sistemas neurotransmissores, como os circuitos serotoninérgico, noradrenérgico e colinérgico. Assim, uma grande variedade de sintomas não motores (SNM) associados a esses neurotransmissores são comumente observados em pacientes com DP. O declínio cognitivo está entre os SNM mais comuns e importantes. Evidências robustas indicam que, em comparação com grupos de mesma idade sem DP, as pessoas com DP apresentam declínio mais rápido em vários domínios cognitivos - em particular, domínios executivo, atencional e visuoespacial, mas também memória. Nos últimos anos, a pesquisa concentrou-se nos estágios pré-demência do comprometimento cognitivo na DP, incluindo o comprometimento cognitivo leve (MCI). Vários estudos longitudinais demonstraram que o DCL é um prenúncio de demência na DP, embora o curso seja variável e a estabilização da cognição - ou mesmo a reversão para a cognição normal - não seja incomum. Uma variedade de biomarcadores foram estudados, alguns usando novas técnicas de imagem estrutural e funcional, e documentaram alterações cerebrais in vivo associadas ao comprometimento cognitivo. Pacientes com doença de Parkinson apresentam dificuldade para realizar dupla tarefa, condição presente no dia a dia. É possível que estratégias como a Estimulação Transcraniana por Corrente Contínua possam ser associadas ao treinamento motor enriquecido com dupla tarefa e ao treinamento cognitivo para melhorar o desempenho de duas tarefas simultâneas. Atualmente não está claro se tarefas específicas e condições clínicas de pacientes com DP apresentam resultados diferentes após a intervenção. Portanto, o ensaio clínico randomizado proposto examinará os efeitos de um protocolo de intervenção na atividade elétrica cerebral e resultados cognitivos em pacientes com DP e as relações entre os resultados iniciais em respondedores e não respondedores à terapia. Discussão QUEBRADELINHA: Este estudo avaliará a eficácia de um protocolo de intervenção com estimulação transcraniana por corrente contínua, treinamento motor-cognitivo de dupla tarefa em pacientes com doença de Parkinson. O estudo também irá destacar se, por meio da análise qEEG, os fatores clínicos e a variabilidade entre os indivíduos podem interferir na eficácia da intervenção e influenciar o efeito terapêutico.

Critério de inclusão:

  • ser diagnosticado com doença de Parkinson idiopática por um neurologista com base em evidências definitivas de responsividade à levodopa no início da doença e na história de hipocinesia progressiva com início assimétrico. A DP será diagnosticada com base nos critérios do Banco de Cérebros da Sociedade da Doença de Parkinson (PDSBB), conforme descrito em Hughes et al. (1992)
  • Idade entre 40 e 70 anos, sem distinção de sexo, escolaridade ou outras características sociodemográficas;
  • estadiamento da doença entre 1,5 e 3, segundo escala de Hoehn e Yahr modificada (Hoehn e Yahr, 1998);
  • em tratamento farmacológico regular com levodopa (dose equivalente > 300 mg) ou em uso de medicação antiparkinsoniana, como anticolinérgicos, selegilina, agonistas dopaminérgicos e inibidores da COMT (catecol-O-metil transferase) há pelo menos 4 semanas antes da intervenção;
  • pontuação superior a 24 pontos no Mini Exame do Estado Mental (Folstein et al.,1975);
  • não apresentar outras doenças neurológicas associadas; e
  • sem alterações musculoesqueléticas e/ou cardiorrespiratórias que pudessem comprometer a marcha.

Critérios de exclusão:

  • diagnóstico de doença de Parkinson atípica;
  • comorbidades neuropsiquiátricas;
  • convulsões, clipes metálicos e/ou marca-passo;
  • implante de estimulação cerebral profunda;
  • história de epilepsia; neurocirurgia;
  • traumatismo cranioencefálico;

– abuso de álcool ou dependência de drogas;

  • doenças associadas do sistema nervoso periférico ou central;
  • fazendo fisioterapia em outro local;

– incapacidade de caminhar 10 metros;

  • presença de discinesia importante que impede o participante de sentar em uma cadeira;
  • aumento anormal e persistente da pressão arterial sistêmica antes ou durante o treino, após três medidas realizadas com intervalo de 5 min. - Ponto de corte: pressão arterial sistólica ≥ 140 mmHg e/ou diastólica ≥ 90 mmHg (Malachias et al., 2016);

– não compreender nenhuma etapa do protocolo de treinamento; tratamento químico do couro cabeludo nos últimos 30 dias e sentir dor e/ou desconforto intenso que impossibilite a realização das atividades propostas.

tDCS + tredmill training (Standart trehab training)
Outro

Standart Rehab training will consist in 20 min treadmill gait training associated to active atDCS F3 2mA for 20 min.


Cognitite-motor Dual Task Training (DT training)
Outro

The dual-task training protocol (DT) will consist in cognitive exercises (verbal fluency, mental screening tasks, discrimination, decision-making and reaction time tasks) and motor exercises (walking while carrying a tray with only one empty glasscarrying a glass while walks, change peaces from one pocket to another, looking from one side to another while walking)

Federal University of Paraiba
Recrutando João Pessoa / Paraíba / CEP: 51051900

Contato principal: Suellen M Marinho dos Santos Andrade, Doctor / 83993812744, Ramal: +55 / suellen.andrade@academico.ufpb.br

Contato secundário: E


Aging and Neuroscience Studies Laboratory
Recrutando João Pessoa / Paraíba

Contato principal: Suellen Andrade

Código do estudo:
NCT06145776
Tipo de estudo:
Intervencional
Data de início:
agosto / 2023
Data de finalização inicial:
janeiro / 2024
Data de finalização estimada:
abril / 2024
Número de participantes:
36
Aceita voluntários saudáveis?
Não
Compartilhe esse estudo:

Estudos relacionados

Conheça outros estudos que podem ser do seu interesse:

Top