Dança on-line versus exercícios terapêuticos para a doença de Parkinson.
Trata-se de um ensaio clínico randomizado em formato online, que incluirá apenas pessoas com DP d...
Patrocinado por: Suellen Andrade
Status de recrutamento
Faixa etária
Sexo
Fase do estudo
Este estudo é um ensaio clínico controlado em grupo.
Estudo paralelo, pacientes com idade entre 40-80 anos, com doença de Parkinson. Doze sessões, três vezes por semana, durante 30 minutos. O treinamento consistirá de Estimulação Transcraniana por Corrente Contínua vinculada ao treinamento em esteira rolante, em 3 blocos de 7 minutos, e adicionalmente ao Grupo Experimental, exercícios cognitivo-motores de dupla tarefa, simultaneamente. Os investigadores usarão os seguintes instrumentos: Teste Stroop Auditivo, Teste de Trilha, Avaliação Cognitiva de Montreal, ST e DT cronometrados, UPDRS II e III e Eletroencefalografia (EEG). O objetivo é examinar as alterações cognitivas em pacientes com DP devido à intervenção e as relações entre os resultados iniciais em respondedores e não respondedores à terapia.
Mais detalhes...Antecedentes: A doença de Parkinson (DP) é um dos distúrbios cerebrais mais comuns relacionados à idade. A DP é definida principalmente como um distúrbio do movimento, cujos sintomas típicos são tremor de repouso, rigidez, bradicinesia e instabilidade postural. Além dos sintomas motores definidos relacionados à dopamina, no entanto, a DP é cada vez mais reconhecida como um distúrbio multissistêmico heterogêneo que envolve outros sistemas neurotransmissores, como os circuitos serotoninérgico, noradrenérgico e colinérgico. Assim, uma grande variedade de sintomas não motores (SNM) associados a esses neurotransmissores são comumente observados em pacientes com DP. O declínio cognitivo está entre os SNM mais comuns e importantes. Evidências robustas indicam que, em comparação com grupos de mesma idade sem DP, as pessoas com DP apresentam declínio mais rápido em vários domínios cognitivos - em particular, domínios executivo, atencional e visuoespacial, mas também memória. Nos últimos anos, a pesquisa concentrou-se nos estágios pré-demência do comprometimento cognitivo na DP, incluindo o comprometimento cognitivo leve (MCI). Vários estudos longitudinais demonstraram que o DCL é um prenúncio de demência na DP, embora o curso seja variável e a estabilização da cognição - ou mesmo a reversão para a cognição normal - não seja incomum. Uma variedade de biomarcadores foram estudados, alguns usando novas técnicas de imagem estrutural e funcional, e documentaram alterações cerebrais in vivo associadas ao comprometimento cognitivo. Pacientes com doença de Parkinson apresentam dificuldade para realizar dupla tarefa, condição presente no dia a dia. É possível que estratégias como a Estimulação Transcraniana por Corrente Contínua possam ser associadas ao treinamento motor enriquecido com dupla tarefa e ao treinamento cognitivo para melhorar o desempenho de duas tarefas simultâneas. Atualmente não está claro se tarefas específicas e condições clínicas de pacientes com DP apresentam resultados diferentes após a intervenção. Portanto, o ensaio clínico randomizado proposto examinará os efeitos de um protocolo de intervenção na atividade elétrica cerebral e resultados cognitivos em pacientes com DP e as relações entre os resultados iniciais em respondedores e não respondedores à terapia. Discussão QUEBRADELINHA: Este estudo avaliará a eficácia de um protocolo de intervenção com estimulação transcraniana por corrente contínua, treinamento motor-cognitivo de dupla tarefa em pacientes com doença de Parkinson. O estudo também irá destacar se, por meio da análise qEEG, os fatores clínicos e a variabilidade entre os indivíduos podem interferir na eficácia da intervenção e influenciar o efeito terapêutico.
Critério de inclusão:
Critérios de exclusão:
– abuso de álcool ou dependência de drogas;
– incapacidade de caminhar 10 metros;
– não compreender nenhuma etapa do protocolo de treinamento; tratamento químico do couro cabeludo nos últimos 30 dias e sentir dor e/ou desconforto intenso que impossibilite a realização das atividades propostas.
Standart Rehab training will consist in 20 min treadmill gait training associated to active atDCS F3 2mA for 20 min.
The dual-task training protocol (DT) will consist in cognitive exercises (verbal fluency, mental screening tasks, discrimination, decision-making and reaction time tasks) and motor exercises (walking while carrying a tray with only one empty glasscarrying a glass while walks, change peaces from one pocket to another, looking from one side to another while walking)
Contato principal: Suellen M Marinho dos Santos Andrade, Doctor / 83993812744, Ramal: +55 / suellen.andrade@academico.ufpb.br
Contato secundário: E
Contato principal: Suellen Andrade
Conheça outros estudos que podem ser do seu interesse: