Qualidade de Vida e Autocuidado em Pacientes com Úlcera de Pé Diabético Tratados com Laserterapia de Baixa Intensidade

Patrocinado por: Federal University of Piaui

Atualizado em: 22 de fevereiro de 2024
Finalizado

Status de recrutamento

Adultos até Idosos

Faixa etária

Todos

Sexo


Indefinida

Fase do estudo

Resumo:

As úlceras do pé diabético (UPD) são complicações agressivas do diabetes mellitus (DM) e acometem 25% desses pacientes.

As DFU estão associadas a um alto risco de amputações e mortalidade precoce e afetam significativamente a qualidade de vida (QoL). A terapia a laser de baixa intensidade (LLLT) é uma abordagem importante para o tratamento de DFU, porém faltam dados sobre sua influência na QV de pacientes com DFU. Por outro lado, a adesão ao autocuidado é um fator intimamente relacionado à QV. Portanto, este estudo justifica-se pela necessidade de compreender o impacto da LLLT na QV e sua relação com o autocuidado. Objetivo: Avaliar a qualidade de vida de pacientes com úlceras de pé diabético tratados com diferentes doses de LLLT (GaAs) 904 nm e sua associação com aspectos de adesão ao autocuidado. Métodos: Trata-se de um ensaio clínico randomizado, duplo-cego, controlado por placebo. Os participantes serão distribuídos aleatoriamente nos grupos: LLLT placebo (GC), LLLT 904 nm 10 J/cm² (LG1), LLLT 904 nm 8 J/cm² (LG2) e LLLT 904 nm 4 J/cm² (LG3). Serão avaliados dados de QV, percentual de cicatrização e dor antes do início da intervenção, na 10ª semana e após um mês do término da intervenção, será avaliado o autocuidado antes do início da intervenção e ao final da intervenção. Serão recrutados oitenta participantes com DFU que receberão intervenção duas vezes por semana por até 20 visitas (10 semanas).

Saiba mais:

Oitenta voluntários serão recrutados por meio do Centro Integrado de Especialidades Médicas (ICMS) e do Centro de Especialidades em Saúde (CHS) de Parnaíba-PI, Brasil, após minucioso exame dos pés e avaliação por profissional médico especialista em cirurgia vascular. Serão admitidos voluntários portadores de diabetes mellitus tipo 2 (DM2) que tenham DFU sem processo infeccioso (graus I e II de Wagner), de ambos os sexos com idade igual ou superior a 18 anos. A inclusão no estudo se dará após a assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). A randomização será do tipo simples, uma lista de randomização gerada por computador através do site https://www.randomizer.org será utilizada para preparar envelopes selados, opacos e numerados sequencialmente. Um colaborador, que não participará do estudo, realizará o processo de randomização, inserindo posteriormente no envelope os dados de alocação.

Após a inclusão, os voluntários serão avaliados individualmente em sala reservada, por avaliador previamente treinado e cego quanto à alocação dos voluntários nos grupos. Os voluntários fornecerão seus dados pessoais, histórico médico e duração do DM2. Posteriormente, será realizada a avaliação física e aplicação dos questionários: (1) aplicação dos questionários SF-36 (Short Form-36 Health Survey) e Summary of Diabetes Self-Care Activities (SDSCA) em forma de entrevista ; (2) avaliação vascular; (3) avaliação neurológica; (4) determinação do nível de dor e (5) glicemia capilar.

Será localizada a DFU, registrando a região do pé acometida, o tempo de duração em meses e a classificação de Wagner. O processo de cicatrização da DFU será monitorado. Será identificado o número total de aplicações de LLLT realizadas até a cicatrização completa e o percentual de pacientes que atingiram a cicatrização em relação aos pontos de corte da quinta e décima semanas de intervenção. Os voluntários dos grupos de tratamento receberão a dosagem conforme pré-estabelecida (10, 8 ou 4 J/cm²) e os do grupo controle (GC) receberão aplicação de placebo, ou seja, com o aparelho desligado. Para o tratamento, a ponta do laser será posicionada perpendicularmente à DFU, o assoalho da úlcera será irradiado com técnica de aplicação de varredura (a 1 cm de distância da úlcera) e as bordas com técnica pontual com contato em pontos equidistantes. A duração total de cada aplicação será calculada pela máquina com base na densidade de energia selecionada. Tanto o terapeuta quanto o participante usarão os óculos fornecidos antes da aplicação. Os quatro grupos receberão tratamento convencional, com limpeza das úlceras com soro fisiológico e curativo com óleo de Helianthus annuus.

Espera-se que os participantes dos grupos de tratamento apresentem melhora significativa na QV e na dor após a intervenção, menor tempo e maior percentual de cicatrização em relação ao GC. Também são esperadas diferenças na melhora da QV e da dor e no tempo e percentual de cicatrização entre as dosagens de LLLT utilizadas. Supõe-se também que a adesão ao autocuidado seja capaz de predizer o tempo e percentual de cura e QV, na percepção de que a melhora do paciente com LLLT também é influenciada por suas atitudes e que o autocuidado também tem efeitos na QV .

Critérios de inclusão:

  • Portadores de diabetes mellitus tipo 2 com úlceras de pé diabético;
  • Pacientes de 18 a 79 anos.

Critérios de Exclusão:

  • Presença de doença autoimune;
  • Presença de transtornos psiquiátricos ou cognitivos que impeçam a aplicação dos questionários;
  • Úlceras por pressão
  • Úlceras venosas;
  • Contra-indicações aos métodos de tratamento adotados na pesquisa;
  • Úlceras em outras partes do corpo além dos pés;
  • Úlceras de pé diabético infectadas.

LG1 (LLLT group 1)
Aparelho

Application of LLLT (low-level laser therapy) AsGa 904 nm 10 J/cm².


LG2 (LLLT group 2)
Aparelho

Application of LLLT (low-level laser therapy) AsGa 904 nm 8 J/cm².


LG3 (LLLT group 3)
Aparelho

Application of LLLT (low-level laser therapy) AsGa 904 nm 4 J/cm².


CG (control group)
Aparelho

Application of placebo LLLT (low-level laser therapy), that is, with the device turned off.


Dressing
Procedimento

Application of Helianthus annuus oil dressing.

Federal University of Piaui
Parnaíba / Piauí

As seguintes instituições estão de alguma forma contribuindo com este estudo clínico.

  • Foundation for research support of the state of Piaui

Código do estudo:
NCT05071235
Tipo de estudo:
Intervencional
Data de início:
agosto / 2019
Data de finalização inicial:
novembro / 2021
Data de finalização estimada:
novembro / 2022
Número de participantes:
80
Aceita voluntários saudáveis?
Não
Compartilhe esse estudo:

Estudos relacionados

Conheça outros estudos que podem ser do seu interesse:

Top