Ação da Terapia Fotodinâmica na Qualidade de Feridas e Reparação Tecidual no Pé Diabético
A úlcera do pé diabético atinge 10,5% da população brasileira/mundial, comprometendo a qualidade ...
Patrocinado por: Federal University of Piaui
Status de recrutamento
Faixa etária
Sexo
Fase do estudo
As úlceras do pé diabético (UPD) são complicações agressivas do diabetes mellitus (DM) e acometem 25% desses pacientes.
As DFU estão associadas a um alto risco de amputações e mortalidade precoce e afetam significativamente a qualidade de vida (QoL). A terapia a laser de baixa intensidade (LLLT) é uma abordagem importante para o tratamento de DFU, porém faltam dados sobre sua influência na QV de pacientes com DFU. Por outro lado, a adesão ao autocuidado é um fator intimamente relacionado à QV. Portanto, este estudo justifica-se pela necessidade de compreender o impacto da LLLT na QV e sua relação com o autocuidado. Objetivo: Avaliar a qualidade de vida de pacientes com úlceras de pé diabético tratados com diferentes doses de LLLT (GaAs) 904 nm e sua associação com aspectos de adesão ao autocuidado. Métodos: Trata-se de um ensaio clínico randomizado, duplo-cego, controlado por placebo. Os participantes serão distribuídos aleatoriamente nos grupos: LLLT placebo (GC), LLLT 904 nm 10 J/cm² (LG1), LLLT 904 nm 8 J/cm² (LG2) e LLLT 904 nm 4 J/cm² (LG3). Serão avaliados dados de QV, percentual de cicatrização e dor antes do início da intervenção, na 10ª semana e após um mês do término da intervenção, será avaliado o autocuidado antes do início da intervenção e ao final da intervenção. Serão recrutados oitenta participantes com DFU que receberão intervenção duas vezes por semana por até 20 visitas (10 semanas).
Mais detalhes...Oitenta voluntários serão recrutados por meio do Centro Integrado de Especialidades Médicas (ICMS) e do Centro de Especialidades em Saúde (CHS) de Parnaíba-PI, Brasil, após minucioso exame dos pés e avaliação por profissional médico especialista em cirurgia vascular. Serão admitidos voluntários portadores de diabetes mellitus tipo 2 (DM2) que tenham DFU sem processo infeccioso (graus I e II de Wagner), de ambos os sexos com idade igual ou superior a 18 anos. A inclusão no estudo se dará após a assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). A randomização será do tipo simples, uma lista de randomização gerada por computador através do site https://www.randomizer.org será utilizada para preparar envelopes selados, opacos e numerados sequencialmente. Um colaborador, que não participará do estudo, realizará o processo de randomização, inserindo posteriormente no envelope os dados de alocação.
Após a inclusão, os voluntários serão avaliados individualmente em sala reservada, por avaliador previamente treinado e cego quanto à alocação dos voluntários nos grupos. Os voluntários fornecerão seus dados pessoais, histórico médico e duração do DM2. Posteriormente, será realizada a avaliação física e aplicação dos questionários: (1) aplicação dos questionários SF-36 (Short Form-36 Health Survey) e Summary of Diabetes Self-Care Activities (SDSCA) em forma de entrevista ; (2) avaliação vascular; (3) avaliação neurológica; (4) determinação do nível de dor e (5) glicemia capilar.
Será localizada a DFU, registrando a região do pé acometida, o tempo de duração em meses e a classificação de Wagner. O processo de cicatrização da DFU será monitorado. Será identificado o número total de aplicações de LLLT realizadas até a cicatrização completa e o percentual de pacientes que atingiram a cicatrização em relação aos pontos de corte da quinta e décima semanas de intervenção. Os voluntários dos grupos de tratamento receberão a dosagem conforme pré-estabelecida (10, 8 ou 4 J/cm²) e os do grupo controle (GC) receberão aplicação de placebo, ou seja, com o aparelho desligado. Para o tratamento, a ponta do laser será posicionada perpendicularmente à DFU, o assoalho da úlcera será irradiado com técnica de aplicação de varredura (a 1 cm de distância da úlcera) e as bordas com técnica pontual com contato em pontos equidistantes. A duração total de cada aplicação será calculada pela máquina com base na densidade de energia selecionada. Tanto o terapeuta quanto o participante usarão os óculos fornecidos antes da aplicação. Os quatro grupos receberão tratamento convencional, com limpeza das úlceras com soro fisiológico e curativo com óleo de Helianthus annuus.
Espera-se que os participantes dos grupos de tratamento apresentem melhora significativa na QV e na dor após a intervenção, menor tempo e maior percentual de cicatrização em relação ao GC. Também são esperadas diferenças na melhora da QV e da dor e no tempo e percentual de cicatrização entre as dosagens de LLLT utilizadas. Supõe-se também que a adesão ao autocuidado seja capaz de predizer o tempo e percentual de cura e QV, na percepção de que a melhora do paciente com LLLT também é influenciada por suas atitudes e que o autocuidado também tem efeitos na QV .
Critérios de inclusão:
Critérios de Exclusão:
Application of LLLT (low-level laser therapy) AsGa 904 nm 10 J/cm².
Application of LLLT (low-level laser therapy) AsGa 904 nm 8 J/cm².
Application of LLLT (low-level laser therapy) AsGa 904 nm 4 J/cm².
Application of placebo LLLT (low-level laser therapy), that is, with the device turned off.
Application of Helianthus annuus oil dressing.
As seguintes instituições estão de alguma forma contribuindo com este estudo clínico.
Conheça outros estudos que podem ser do seu interesse: