Vesículas Extracelulares de Células Mesenquimais no Tratamento da Insuficiência Respiratória Aguda
Trata-se de um ensaio clínico fase I/II, randomizado, duplo-cego, controlado por placebo, que ava...
Patrocinado por: Unity Health Toronto
Status de recrutamento
Faixa etária
Sexo
Fase do estudo
O estudo RECRUIT é um estudo observacional fisiológico multicêntrico e multinacional conduzido pelo grupo de trabalho PLUG. É um estudo de um dia (1,5-2 horas) associado a manobras específicas de (des)recrutamento pulmonar para verificar a viabilidade de medir o potencial de recrutamento pulmonar em pacientes ventilados mecanicamente com SDRA por tomografia de impedância elétrica (TIE).
Apesar de a pressão expiratória final positiva (PEEP) mais alta estar associada a múltiplos benefícios fisiológicos, ensaios clínicos randomizados comparando níveis de PEEP mais altos versus mais baixos falharam em mostrar melhora na sobrevida de pacientes com SDRA. A PEEP mais alta deve explorar totalmente seus benefícios apenas quando implementada em pacientes com maior potencial de recrutamento alveolar (ou seja, a diminuição do tecido pulmonar não aerado em pressões mais altas das vias aéreas) ou em pacientes com fechamento das vias aéreas. A análise retrospectiva de ensaios clínicos randomizados com PEEP sugere que, quando PEEP alta é usada em respondedores (oxigenação), a sobrevida pode ser melhor. Por outro lado, na ausência de recrutamento significativo, PEEP mais alto deve ser evitado e PEEP mais baixo pode ser recomendado.
A titulação da PEEP fornecida pelo ventilador mecânico em pacientes com lesão pulmonar grave deve, portanto, ser baseada em informações à beira do leito sobre a capacidade de recrutamento pulmonar. No entanto, não existe um método válido para definir a melhor PEEP para otimizar o recrutamento e minimizar a hiperdistensão pulmonar. A capacidade de recrutamento varia e muitas vezes não é avaliada. A tomografia de impedância elétrica (TIE) é uma técnica de imagem não invasiva à beira do leito para medir o potencial de recrutamento pulmonar em pacientes com SDRA. Através da realização de manobras de (des)recrutamento pulmonar e análises aprofundadas, definiremos índices de recrutabilidade pulmonar e desenvolveremos métodos para seleção de PEEP personalizada e em tempo real. Este estudo comprovará a viabilidade de minimizar os riscos associados à ventilação mecânica inadequada por TIE.
Critérios de inclusão:
Critérios de exclusão:
Specific lung recruitment maneuvers will be performed to measure the potential for lung recruitment at different levels of positive end-expiratory pressure (PEEP) provided by the mechanical ventilator. Electrical impedance tomography signals, synchronized signals of airway pressure and flow, esophageal pressure (if available), and volumetric capnography (if available) will be recorded continuously, during the time span of the protocol for offline analysis.
Contato principal: Marcelo Amato, MD / marcelo.amato@fm.usp.br
Conheça outros estudos que podem ser do seu interesse: