Segurança e eficácia dos sistemas de implantes dentários DSP: estudo prospectivo multicêntrico envolvendo dados do mundo real

Patrocinado por: DSP Industrial Ltda

Atualizado em: 08 de setembro de 2023
Recrutando

Status de recrutamento

Adultos até Idosos

Faixa etária

Todos

Sexo


Indefinida

Fase do estudo

Resumo:

Estudos sobre traumas faciais são essenciais para estabelecer uma abordagem de tratamento adequada, avaliar a capacidade de restauração de funções e buscar formas de prevenção.

Dentre as lesões craniofaciais, as fraturas do complexo zigomático são as mais frequentes, ocorrendo em 25-30% dos casos. A análise estatística mostra que as colisões rodoviárias (41%), os acidentes domésticos (23%) e os acidentes desportivos (18%) são as principais causas. Os implantes dentários surgiram como uma alternativa reabilitadora para estes pacientes, sendo considerados a primeira escolha para indivíduos que perderam total ou parte da arcada dentária. Além de proporcionar melhor qualidade de vida, reconstitui função mastigatória, autoestima e fonética. Entendendo a importância da avaliação do desempenho dos implantes dentários e considerando a responsabilidade com a saúde dos pacientes, houve a necessidade de avaliar a eficácia e segurança do Sistema de Implante Hexágono Interno Padrão (HIS), Hexágono Interno Grande (HIL), Flexcone ( FC), Mini Flexcone (FCM) e Hexágono Interno Morse, da DSP. Neste estudo prospectivo, 1.053 implantes serão incluídos. Para serem elegíveis, os pacientes podem ser de ambos os sexos, ter 18 anos ou mais de idade, qualquer raça e sexo, ter perda dentária parcial ou total, apresentar boas condições de saúde local e geral e disposição psicológica para se submeter a procedimentos comuns de cirurgia oral. sob anestesia local e região edêntula hígida, pois serão posteriormente submetidos a procedimentos cirúrgicos utilizando o Sistema de Implante DSP. A coleta e o gerenciamento eletrônico dos dados serão realizados por meio do software REDCap, sendo as variáveis ​​categóricas descritas como frequências absolutas e relativas e as contínuas testadas quanto à normalidade por meio do teste de Shapiro-Wilk. Também serão calculadas as porcentagens de osseointegração entre 30 dias e 6 meses. Outros resultados de eficácia e incidência de eventos adversos serão estimados com intervalos de confiança de 95%. Como resultado, a partir do fortalecimento das ações de avaliação do produto, espera-se demonstrar que o implante possui um bom perfil de segurança e eficácia para ser oferecido à população.

Saiba mais:

O estudo foi concebido como um registro clínico observacional prospectivo. Este protocolo será submetido ao Comitê de Ética e os pacientes serão incluídos somente após aprovação do comitê de ética. Todos os dados serão coletados de procedimentos realizados na prática clínica real. Intervenções cirúrgicas específicas não serão realizadas para fins deste estudo, por se tratar de um estudo observacional.

Após as cirurgias, os pacientes serão acompanhados por um ano. Os dados do paciente serão coletados em cinco visitas agendadas para avaliação dos resultados do estudo. (Linha de base, T0, T90, T180 e T360).

A previsão de término do estudo é de 24 meses após a primeira inclusão.

Critérios de inclusão:

  • Serão incluídos pacientes de ambos os sexos;
  • Independente de raça/cor;

– Idade entre 18 e 70 anos;

  • Que apresentem perda dentária parcial ou total em período mínimo de três meses;
  • Região edêntula saudável;
  • Boas condições de saúde local e geral, e disposição psicológica;
  • Submeter-se a procedimentos cirúrgicos orais comuns, sob anestesia local, além de realizar procedimentos cirúrgicos utilizando um dos sistemas de implantes em avaliação (Hexágono Interno Padrão (HIS); Hexágono Interno Grande (HIL); Flexcone (FC); Flexcone Mini (FCM ) e Hexágono Interno Morse (HIM).

Critérios de exclusão:

  • Pacientes que necessitam de enxerto ósseo;
  • Fumantes que fumam 10 cigarros/dia ou mais;
  • Indivíduos que fazem uso contínuo de bifosfonatos e anticoagulantes, alcoolistas e/ou usuários de drogas ilícitas
  • Gestantes;
  • Diabéticos com glicemia descontrolada e indivíduos
  • Pacientes que foram tratados com radioterapia.

DSP Oral Clinica
Recrutando Campo Largo / Paraná / CEP: 83601-620

Contato principal: Rafael Correira, PhD / +1 (734) 276-0984 / rafaelcorreira14@gmail.com

Contato secundário: Emily Santana, Dra / +55 41 9516-4553 / emilyqbsantana@gmail.com

Código do estudo:
NCT05986669
Tipo de estudo:
Observacional
Data de início:
agosto / 2023
Data de finalização inicial:
fevereiro / 2024
Data de finalização estimada:
maio / 2024
Número de participantes:
700
Aceita voluntários saudáveis?
Não
Compartilhe esse estudo:

Estudos relacionados

Conheça outros estudos que podem ser do seu interesse:

Top