Educação em ciência da dor administrada em modos de dosagem completa ou fracionada para distúrbios temporomandibulares
As disfunções temporomandibulares (DTM) são um conjunto de distúrbios musculoesqueléticos que afe...
Patrocinado por: University of Nove de Julho
Status de recrutamento
Faixa etária
Sexo
Fase do estudo
A disfunção temporomandibular ou DTM é caracterizada por um conjunto de sintomas como: dor, diminuição da amplitude de movimento e ruídos articulares.
Sua origem é multifatorial, podendo estar relacionada a aspectos biológicos, ambientais e psicossociais. A abordagem multimodal tem sido amplamente utilizada na fisioterapia para o tratamento das DTMs. A Fisioterapia vem caminhando junto com a tecnologia para que a telerreabilitação seja uma realidade, contribuindo para que o cuidado de qualidade chegue até o paciente, na impossibilidade do atendimento presencial. O objetivo deste estudo é verificar o efeito da telerreabilitação nos desfechos de dor, amplitude de movimento, funcionalidade e aspectos biopsicossociais em indivíduos com disfunção temporomandibular. Será realizado um ensaio clínico randomizado, controlado e cego. O estudo será dividido em dois momentos: avaliação e intervenção. As avaliações serão realizadas por meio dos Critérios Diagnósticos para Disfunção Temporomandibular: Protocolo Clínico e Instrumentos de Avaliação (DC/TMD), Índice de Anamnese de Fonseca (IAF), Escala Numérica de Dor (END) e Questionário de Limitação Funcional (MFIQ). Os indivíduos serão randomizados em 2 grupos: Grupo A (presencial) Grupo B (telerehabilitação). Ambos os grupos receberão tratamento fisioterapêutico por 12 semanas. Após a coleta dos dados, os mesmos serão tabulados e analisados com nível de significância de 5%.
Mais detalhes...1. Idade entre 18 e 60 anos;
2. presença de dor na região facial nos últimos 6 meses;
3. diagnóstico de mialgia, artralgia, cefaléia atribuída à disfunção temporomandibular e/ou subluxação da articulação temporomandibular.
In general, patients will receive extra-oral massage and intraoral massage, myofascial release in the cranio-cervical musculature, mobilization of the hyoid bone and may also receive unspecific joint mobilization. Will bemouth opening exercise was also performed with the tongue on the palate, proprioceptive lateralization and protrusion exercises with hyperboloid and exercises with combinations of movements of laterality and opening, or protrusion and opening.
Contato principal: Margarete Nobilo Leonardis, Master / +5511 984577584 / margarete.leonardis@gmail.com
Conheça outros estudos que podem ser do seu interesse: