Terapia Androgênica Bipolar (BAT) e Rádio-223 (RAD) no Câncer de Próstata Metastático Resistente à Castração (mCRPC)

Patrocinado por: Sidney Kimmel Comprehensive Cancer Center at Johns Hopkins

Atualizado em: 18 de junho de 2024
Recrutando

Status de recrutamento

Adultos até Idosos

Faixa etária

Masculino

Sexo


Fase 2

Fase do estudo

Resumo:

Este é um estudo de braço único, multicêntrico, aberto, internacional, de fase II da Terapia Androgênica Bipolar (BAT) mais Rádio-223 (RAD) em homens com câncer de próstata metastático resistente à castração (mCRPC).

Homens com mCRPC com doença progressiva (radiográfica e/ou bioquimicamente) que foram tratados com hormônio liberador de gonadotropina (GnRH) análogo (agonistas/antagonistas de LHRH) continuamente ou orquidectomia bilateral serão incluídos neste estudo. Terapias antiandrogênicas anteriores são permitidas, mas não mais do que uma (como abiraterona, enzalutamida, apalutamida, darolutamida). Todos os pacientes receberão tratamento com Rádio-223 na dose de 55 Kilobecquerel (kBq) por quilo de peso corporal IV a cada 28 dias, por 6 ciclos, mais Cipionato de Testosterona 400mg Intramuscular (IM) a cada 28 dias, até progressão ou toxicidade inaceitável.

Saiba mais:

Critérios de inclusão:

  • Adenocarcinoma de próstata documentado histologicamente, confirmado por laudo anatomopatológico de biópsia de próstata ou espécime de prostatectomia radical. Se o tumor prostático for de histologia mista, > 50% do tumor deve ser adenocarcinoma.
  • Metástases ósseas manifestadas por uma ou mais lesões em cintilografia óssea com Tecnécio 99m realizada dentro de 2 meses de triagem
  • Câncer de próstata resistente à castração, no contexto de níveis castrados de testosterona (≤ 50 ng/dL), definido como atual ou evidência histórica de progressão da doença concomitante com castração cirúrgica ou terapia de privação androgênica (ADT), conforme demonstrado por dois aumentos consecutivos no PSA OU novas lesões na cintilografia óssea:
  • A progressão do PSA será definida como 2 valores crescentes de PSA em comparação com um valor de referência, medido em intervalo mínimo de 7 dias e o segundo valor for ≥ 2 ng/mL. Aparecimento de uma ou mais novas áreas de captação anormal na cintilografia óssea quando comparada a estudos de imagem adquiridos durante a terapia de castração ou contra os estudos pré-castração se não houve resposta. O aumento da captação de lesões pré-existentes na cintilografia óssea não constitui progressão. Deve ser documentado dentro de 8 semanas após a triagem Lesões ósseas documentadas pelo aparecimento de ≥ 2 novas lesões por cintilografia óssea ou lesão metastática de tecidos moles dimensionalmente mensurável avaliada por TC ou RM.
  • PSA sérico ≥ 2,0 ng/mL
  • Os pacientes devem estar em uso de agentes de saúde óssea, ácido zoledrônico ou denosumabe, por pelo menos 4 semanas antes da inscrição. Esses tratamentos devem então ser continuados durante o estudo.
  • Screening Eastern Cooperative Oncology Group (ECOG) performance status ≤ 1
  • Doença assintomática ou minimamente sintomática (sem opiáceos)
  • É permitido o tratamento prévio com não mais do que um novo fármaco anti-AR (abiraterona, enzalutamida, darolutamida ou apalutamida), mas não obrigatório. As terapias anteriores de primeira geração direcionadas a AR, como bicalutamida ou nilutamida, são permitidas como terapia anterior e não contam como uma nova terapia direcionada a AR.
  • Quimioterapia prévia para câncer de próstata sensível a hormônios (dada ≥ 12 meses antes da entrada no estudo) é permitida, mas não necessária.
  • Medula óssea, função renal e hepática adequadas (Contagem absoluta de neutrófilos > 1.000,Plaquetas >100.000, Hemoglobina ≥ 9g/dL aspartato aminotransferase/alanina aminotransferase (AST)/(ALT) dentro dos limites normais (WNL); Bilirrubina total WNL.
  • Nenhuma evidência (dentro de 5 anos) de malignidades anteriores (exceto carcinoma basocelular ou espinocelular da pele tratado com sucesso).
  • Todos os pacientes devem ter tecido para análise genômica. Uma biópsia de um local metastático pode ser feita durante a triagem; no entanto, tecido de arquivo será permitido. Tecido de próstata de biópsia de próstata será permitido.

Critérios de Exclusão:

  • A presença de metástase visceral conhecida, incluindo metástases pulmonares, hepáticas e cerebrais.
  • Compressão da medula espinhal, fratura iminente de ossos longos ou qualquer outra condição que, na opinião do investigador, provavelmente necessitará de radioterapia e/ou esteroides para controle da dor durante a fase ativa. NHA - Tratamento anterior com quimioterapia para mCRPC, ou quimioterapia por qualquer motivo até 12 meses antes do registro. (A quimioterapia no contexto adjuvante ou para câncer de próstata sensível a hormônios é permitida, desde que tenha sido concluída mais de 6 meses antes do registro).
  • Histórico de radioterapia, seja por feixe externo ou braquiterapia, nos 28 dias anteriores ao registro.
  • Terapia sistêmica com estrôncio-89, samário-153, rênio-186 ou rênio-188 para tratamento de metástases ósseas nas últimas 24 semanas
  • Uso de analgésicos opioides para dor oncológica como oxicodona, morfina ou metadona. Analgésicos opioides fracos, como codeína ou tramadol, são permitidos.
  • Uso da droga experimental em até 4 semanas de tratamento.
  • Pacientes com próstata intacta E sintomas obstrutivos urinários são excluídos (o que inclui pacientes com sintomas urinários de hiperplasia benigna da próstata (BPH).
  • Pacientes recebendo terapia anticoagulante com varfarina não são elegíveis para o estudo. , apixabana são permitidos.
  • Doença nodal sintomática, ou seja, edema escrotal, peniano ou nas pernas.
  • Baixo risco médico devido a um distúrbio médico grave e não controlado, doença sistêmica não maligna ou infecção ativa e não controlada ou uma doença que possa comprometer a segurança. Exemplos incluem, mas não estão limitados a, diabetes, insuficiência cardíaca, doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), colite ulcerativa ou doença de Crohn, doença de Paget, arritmia ventricular, infarto do miocárdio recente (dentro de 12 meses), eventos tromboembólicos ou qualquer distúrbio psiquiátrico que proíbe a obtenção de consentimento informado. Qualquer intervenção médica, qualquer outra condição ou qualquer outra circunstância que, na opinião do investigador, possa comprometer a adesão aos requisitos do estudo ou de outra forma comprometer os objetivos do estudo.
  • Evidência de doença em locais ou extensão que, na opinião do investigador, colocariam o paciente em risco pela terapia com testosterona (por exemplo, metástases femorais com risco de fratura, metástases espinhais graves e extensas com preocupação de compressão da medula espinhal, etc). Pacientes com metástase visceral de baixo volume são permitidos a critério do investigador, porém a doença óssea deve ser predominante.

radium-223
Radiação

Radium-223 is an alpha-particle-emitting bone-targeted therapy. All patients will receive Treatment with Radium-223 at a dose of 55 kBq per kilogram of body weight IV every 28 days, for 6 cycles,


Bipolar Androgen Therapy (BAT)
Droga

All Patients will receiveTestosterone Cypionate 400mg IM every 28 days, until progression or unacceptable toxicity.

Moinhos de Vento Hospital
Ainda não recrutando Porto Alegre / Rio Grande do Sul / CEP: 90560-010

Contato principal: Pedro Isaacsson Velho, M,D / +55 51 980609999 / pedro.isaacsson@hmv.org.br

As seguintes instituições estão de alguma forma contribuindo com este estudo clínico.

  • Bayer

Código do estudo:
NCT04704505
Tipo de estudo:
Intervencional
Data de início:
abril / 2022
Data de finalização inicial:
fevereiro / 2026
Data de finalização estimada:
fevereiro / 2027
Número de participantes:
47
Aceita voluntários saudáveis?
Sim
Compartilhe esse estudo:

Estudos relacionados

Conheça outros estudos que podem ser do seu interesse:

Top