Inibidores de TNF para reduzir a mortalidade em pacientes infectados pelo HIV-1 com tuberculose meningite
Ensaio clínico randomizado de fase II que visa avaliar o impacto na mortalidade em 3 meses e na s...
Patrocinado por: National Institute of Allergy and Infectious Diseases (NIAID)
Status de recrutamento
Faixa etária
Sexo
Fase do estudo
As mulheres transexuais (MT) são uma população-chave e uma prioridade para o tratamento do VIH.
Mais pesquisas são necessárias para desenvolver orientações clínicas baseadas em evidências quando se trata de escolher regimes de tratamento antirretroviral (TARV) para TT na terapia hormonal feminilizante (FHT). As preocupações sobre a interação da TARV com a ESF e a diminuição da sua eficácia podem levar à diminuição da adesão à TARV e ao aumento das cargas virais.O ensaio GET IT RiGHT visa abordar preocupações sobre interações medicamentosas (IM) entre TARV e FHT, ao mesmo tempo que fornece acesso à terapia hormonal a TT que vivem com VIH. Os dados sugerem que o acesso à ESF melhora a adesão ao tratamento do VIH e diminui as interrupções do tratamento.Este é um estudo aberto, não randomizado, de 3 grupos de TW adultos e outros indivíduos que se identificam como mulheres ou transfemininas, mas com sexo masculino designado no nascimento e vivendo com HIV. Os participantes estarão em TARV na entrada e receberão 17-β estradiol fornecido pelo estudo para FHT por 48 semanas.Os objetivos principais do estudo são 1) avaliar se TW continua a atingir concentrações terapêuticas de TAR enquanto recebe FHT por 48 semanas e 2) avaliar se as concentrações séricas de estradiol em FHT (em uma faixa de doses de estradiol) variam entre potenciado e não regimes de TARV reforçados.
Mais detalhes...A5403 é um ensaio de fase IIb, de 48 semanas, aberto, não randomizado, de 3 grupos, com 90 mulheres transexuais adultas (≥18 anos) e outros indivíduos que se identificam como mulheres ou transfemininas, mas com sexo masculino atribuído no nascimento (TW ) vivendo com HIV em terapia antirretroviral supressiva (TARV) e não atualmente em ESF. O ensaio terá como alvo pelo menos 50% de inscrição de participantes identificados como não-brancos ou latinos.
O ensaio consiste em três grupos, um grupo tratado com BIC (BIC/TAF/FTC; n=30) (Grupo 1), um grupo tratado com DTG (DTG/TDF/FTC ou 3TC; n=30) (Grupo 2 ) e um grupo tratado com DRV reforçado (DRV/c; n=30) (Grupo 3), para um total de 90 participantes.
Todos os participantes continuarão com TARV (não fornecido pelo ensaio) e receberão 17-β estradiol fornecido pelo estudo durante as semanas 0-48. Na entrada, os participantes serão atribuídos a um dos três grupos de análise com base no seu regime atual de TARV. Os participantes em outros regimes de TARV na triagem que estejam dispostos a mudar para um dos regimes acima também podem ser inscritos.
Todos os participantes receberão 17-β estradiol fornecido pelo estudo durante as semanas 0-48. 17-β estradiol oral 2 mg uma vez ao dia será iniciado no início do estudo. Nas semanas 4, 12, 24 e 36, os médicos do estudo podem titular o 17-β estradiol em incrementos de 2 mg, conforme descrito no protocolo. Subgrupo de PK intensiva de
(n=15 por grupo de TARV): Na entrada (semana 0), uma amostragem de PK intensiva de 8 horas avaliará a exposição à TARV antes do início da FHT. Na semana 24, a amostragem intensiva será repetida para avaliar a exposição ao 17-β estradiol e à TARV. Uma visita final de farmacocinética intensiva ocorrerá na semana 48 para avaliar a exposição ao 17-β estradiol e à TARV na dosagem máxima de FHT alcançada durante o período do estudo.
Amostragem de PK esparsa: todos os participantes que não participarem de uma visita de amostragem de PK intensiva no mesmo dia terão amostragem de PK escassa e cronometrada coletada em cada visita para caracterizar o plasma de vale (BIC, DTG e DRV) e ART intracelular (TFV-DP , FTC-TP, 3TC-TP) para avaliar a relação da exposição ART PK em uma faixa de doses de 17-β estradiol. Satisfação e aceitabilidade da ESF QUEBRADELINHA:
Para medir a aceitabilidade, os participantes serão solicitados a relatar o grau em que consideram a intervenção apropriada e útil usando escalas de concordância do tipo Likert em três momentos do estudo: entrada, 24 semanas e 48 semanas . Para medir a satisfação, será usada a Escala de Congruência Transgênero (TCS) de 12 perguntas, que avaliará associações entre tratamentos de afirmação de gênero, congruência de gênero percebida e satisfação em três momentos do estudo: entrada, 24 semanas e 48 semanas. Além disso, breves entrevistas semiestruturadas de 20 minutos serão conduzidas com 30 participantes amostrados propositalmente em locais de língua inglesa ou espanhola para fornecer uma oportunidade para feedback mais aprofundado (aberto) sobre a satisfação e aceitabilidade da intervenção em três momentos: entrada, 24 semanas e 48 semanas.
Outras avaliações ao longo do estudo incluem: medidas antropométricas (incluindo peso, altura, circunferência mínima da cintura e circunferência máxima do quadril), laboratórios de química e hematologia de rotina, RNA do HIV-1, contagens e porcentagens de células T CD4+ e CD8+, lipídios, glicose e insulina, concentrações de hormônio não estradiol, PBMC armazenados, plasma e soro e avaliações de adesão à TARV e FHT.
Critérios de inclusão:
1. Idade maior ou igual a 18 anos.
2. Documentação do status de HIV-1.
3. Atribuído sexo masculino ao nascer e identificado como TT, mulher ou pessoa transfeminina.
4. Em TARV por pelo menos 24 semanas antes do início do estudo. Mudanças de regime nas 24 semanas anteriores ao início do estudo são aceitáveis, mas os candidatos devem estar em um regime estável por pelo menos 28 dias antes do início do estudo.
5. Em BIC/FTC/TAF, DTG/TDF/FTC ou 3TC, ou TARV contendo DRV/c por pelo menos 28 dias antes da entrada no estudo (regime de comprimido único não necessário), e sem planos de mudar o regime de TARV ao longo do duração do estudo de 48 semanas.
6. Desejo de iniciar ou reiniciar a ESF, independentemente do status de orquiectomia.
7. RNA HIV-1 <200 cópias/mL na triagem.
8. RNA do HIV-1 <400 cópias/mL disponível através de cuidados clínicos de rotina entre 24 e 96 semanas antes da entrada no estudo e durante o tratamento com TARV. O RNA do HIV-1 deve ser o valor mais recente obtido entre 24 e 96 semanas antes da entrada no estudo.
9. Os seguintes valores laboratoriais obtidos dentro de 60 dias antes do início do estudo
10. Nível sérico de estradiol <75 pg/mL dentro 60 dias antes do início do estudo.
11. Disposição para evitar o uso de ESF prescrito e não fornecido pelo estudo e ESF não prescrito durante o período do estudo, e nenhum uso planejado de antiandrogênios prescritos ou não prescritos durante as primeiras 24 semanas do estudo.
12. Capacidade e vontade do participante para fornecer consentimento informado e capacidade e vontade do participante para se submeter aos procedimentos do estudo.
Critérios de exclusão:
1. Distúrbios de coagulação conhecidos, trombose venosa profunda (TVP) ativa, embolia pulmonar (EP) ou história dessas condições, doença tromboembólica arterial ativa (por exemplo, acidente vascular cerebral, infarto do miocárdio) ou história dessas condições.
2. Comprometimento ou doença hepática conhecida.
3. História de infecção crônica pelo vírus da hepatite B (HBV) ou infecção ativa pelo HBV.
4. História atual de infecção ativa pelo vírus da hepatite C (HCV).
5. Uso de medicamentos proibidos (incluindo medicamentos com DDIs conhecidos ou esperados com FHT ou ART) no momento da entrada no estudo.
6. Recebimento de qualquer terapia de estrogênio dentro de 14 dias antes da entrada no estudo para pessoas em FHT oral, ou dentro de 30 dias antes da entrada para pessoas em FHT injetável.
7. Mutações conhecidas de resistência ao HIV-1 que impediriam a permanência na TARV atual ou a mudança para um regime de estudo, na opinião do investigador do centro.
8. História pessoal de câncer de mama. ou história pessoal conhecida de gene de câncer de mama (BRCA).
9. Conhecido ou histórico de câncer testicular.
10. Conhecida ou com história de doença da vesícula biliar.
11. Adenoma hipofisário conhecido ou suspeito.
12. Alergia/sensibilidade conhecida ou qualquer hipersensibilidade aos componentes dos medicamentos do estudo ou à sua formulação.
13. Alergia/sensibilidade conhecida ou qualquer hipersensibilidade aos componentes dos medicamentos do estudo ou à sua formulação.
14. Ideação suicida nos últimos 30 dias ou tentativa de suicídio nos últimos 90 dias, conforme relatado na Columbia-Suicide Severity Rating Scale (C-SSRS).
15. Doença grave que requer tratamento sistêmico e/ou hospitalização nos 30 dias anteriores à entrada. Tratamentos estáveis (na opinião do investigador do centro) para comorbidades crônicas são permitidos.
16. Presença de qualquer outra condição médica que impossibilite a administração da ESF por questões de segurança, na opinião do investigador do centro.
Oral 17-β estradiol 2 mg once daily will be initiated at study entry. At weeks 4, 12, 24, and 36, study clinicians may titrate 17-β estradiol in 2 mg increments to achieve the desired participant goals and target hormone concentrations, as measured locally at each visit.
Contato principal: Rita de Cassia Alves Lira / +55 51-33572603 / lrita@ghc.com.br
Conheça outros estudos que podem ser do seu interesse: