Terapia de fotobiomodulação para reduzir a dor e a inflamação em pacientes com gonartrose

Patrocinado por: D'Or Institute for Research and Education

Atualizado em: 22 de agosto de 2023
Ainda não recrutando

Status de recrutamento

Adultos até Idosos

Faixa etária

Todos

Sexo


Indefinida

Fase do estudo

Resumo:

A osteoartrite (OA) é uma das principais causas de dor crônica e incapacidade física, o que impacta diretamente na qualidade de vida dos pacientes.

A prevalência de OA entre adultos com mais de 60 anos de idade é de aproximadamente 13% em mulheres e 10% em homens. A OA de joelho (gonartrose) tem como principais fatores de risco, além da idade, o sexo feminino e a obesidade. O tratamento farmacológico da gonartrose baseia-se em abordagens para redução dos sintomas e/ou dor, sendo a substituição articular (artroplastia) reservada para formas mais avançadas da doença. Em geral, os tratamentos actualmente disponíveis têm apenas efeitos moderados e baixas taxas de satisfação entre os pacientes. A Terapia de Fotobiomodulação (TFBM) tem sido utilizada há pelo menos 50 anos por profissionais de saúde para tratar uma variedade de condições clínicas, especialmente aquelas associadas à dor crônica. TFBM é um tratamento que utiliza uma fonte de luz não ionizante, como Laser de Baixa Intensidade (LBI) ou Diodos Emissores de Luz (LED), com comprimentos de onda do infravermelho próximo. O objetivo deste estudo é avaliar a intensidade da dor no joelho a curto e médio prazo após terapia de fotobiomodulação em pacientes com gonartrose. Neste ensaio clínico multicêntrico, randomizado, controlado por placebo e duplo-cego, 238 voluntários com gonartrose graus II e III de acordo com a classificação de Kellgren-Lawrence serão recrutados para receber tratamento adjuvante com TFBM. O TFBM será realizado na região do joelho, duas vezes por semana, durante cinco semanas, totalizando 10 sessões. Os voluntários serão alocados no grupo intervenção (n=119) ou no grupo placebo, que será tratado com 10 sessões de luz inerte (n=119). A hipótese é que a terapia de fotobiomodulação terá impacto positivo, a curto e médio prazo, na melhora da dor, funcionalidade e qualidade de vida de pacientes com gonartrose sintomática.

Saiba mais:

A osteoartrite (OA) é uma das principais causas de dor crônica e incapacidade física, o que impacta diretamente na qualidade de vida dos pacientes. A prevalência de OA entre adultos com mais de 60 anos de idade é de aproximadamente 13% em mulheres e 10% em homens. A OA de joelho (gonartrose) tem como principais fatores de risco, além da idade, o sexo feminino e a obesidade. Pode envolver todos os três compartimentos do joelho e é clinicamente caracterizada por dor e comprometimento progressivo da cartilagem, osso, membrana sinovial e ligamentos. O tratamento farmacológico da gonartrose baseia-se em abordagens para redução dos sintomas e/ou dor, sendo a substituição articular (artroplastia) reservada para formas mais avançadas da doença. Em geral, os tratamentos actualmente disponíveis têm apenas efeitos moderados e baixas taxas de satisfação entre os pacientes. A Terapia de Fotobiomodulação (TFBM) tem sido utilizada há pelo menos 50 anos por profissionais de saúde para tratar uma variedade de condições clínicas, especialmente aquelas associadas à dor crônica. TFBM é um tratamento que utiliza uma fonte de luz não ionizante, como Laser de Baixa Intensidade (LBI) ou Diodos Emissores de Luz (LED), com comprimentos de onda do infravermelho próximo. A técnica não emite calor, é indolor e não invasiva e não apresenta efeitos colaterais significativos, podendo ser utilizada como terapia adjuvante no controle da dor associada à gonartrose. O objetivo deste estudo é avaliar a intensidade da dor no joelho a curto e médio prazo após terapia de fotobiomodulação em pacientes com gonartrose. Neste ensaio clínico multicêntrico, randomizado, controlado por placebo e duplo-cego, 238 voluntários com gonartrose graus II e III de acordo com a classificação de Kellgren-Lawrence serão recrutados para receber tratamento adjuvante com TFBM. O TFBM será realizado na região do joelho, duas vezes por semana, durante cinco semanas, totalizando 10 sessões. Os voluntários serão alocados no grupo intervenção (n=119) ou no grupo placebo, que será tratado com 10 sessões de luz inerte (n=119). As avaliações serão feitas antes e depois do TFBM ou placebo e consistirão em (i) mensuração da intensidade da dor por meio da aplicação de questionários; (ii) verificar a mobilidade funcional da articulação do joelho e a força muscular do membro inferior através de testes físicos; (iii) avaliar a qualidade de vida e os níveis de ansiedade e depressão através da aplicação de questionários; e (iv) registrar o consumo de medicamentos para fins analgésicos e a frequência de fisioterapia durante o período experimental. A hipótese é que a terapia de fotobiomodulação terá impacto positivo, a curto e médio prazo, na melhora da dor, funcionalidade e qualidade de vida de pacientes com gonartrose sintomática. Espera-se também observar uma redução da dor na Escala Visual Analógica de mais de 20% após 10 sessões de tratamento.

Critérios de inclusão:

  • Pacientes de ambos os sexos, com idade entre 50 e 75 anos;
  • Gonartrose sintomática uni ou bilateral graus II ou III segundo a classificação de Kellgren-Lawrence confirmada em radiografias com carga em patela anteroposterior, lateral e axial. Quando a doença for bilateral, será incluído o joelho indicado pelo paciente como sendo o mais sintomático;
  • Queixa de dor no joelho ≥4 na Escala Visual Analógica no momento da inclusão no estudo;
  • Capaz de deambular independentemente, com ou sem auxiliares de marcha;
  • Capacidade cognitiva para responder a questionários e realizar testes físicos;
  • Concordar em participar do estudo mediante assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE).

Critérios de Exclusão:

  • Diagnóstico de neoplasia ativa exceto carcinoma basocelular (CBC);
  • Doenças ou condições neurológicas que comprometam a capacidade de realização dos testes físicos;
  • Epilepsia;
  • Lesões de pele no membro inferior, próximo ao local de aplicação do TFBM;
  • Tatuagens no membro inferior, próximo ao local de aplicação do TFBM;
  • Artroplastia unicompartimental ou total do joelho do estudo;
  • História de trauma direto no joelho incluído no estudo nos últimos seis meses;
  • Doença inflamatória sistêmica ativa;
  • Doenças reumatológicas;
  • Qualquer procedimento anterior com abordagem intra-articular do joelho nos últimos seis meses;
  • Antecipação da adoção de outra forma de tratamento no período do estudo, incluindo a artroplastia;
  • Pacientes submetidos a tratamento por ondas de choque no joelho incluídos no estudo;
  • Ausência, impossibilidade ou recusa em assinar o termo de consentimento livre e esclarecido.

Photomodulation Therapy
Aparelho

Patients in the intervention group (FBM) will be submitted to 10 treatment sessions (twice a week/five weeks) with the Light-Aid system (Bright Photomedicine, SP, Brazil), operated in continuous mode, with 100 LEDs of 850nm wave per tip, with application time varying from 4 to 8 minutes. Irradiation parameters will be customized based on pain intensity, skin phototype and Body Mass Index (BMI).


Control
Aparelho

Patients in the placebo group will undergo the same therapeutic protocol as the FBM group using a device with the same appearance as the Light-Aid System, but with inert light emission. In both groups, the treatment will be administered in contact with the skin over the knee, with the patient positioned in dorsal decubitus. The three tips of the device will be positioned horizontally over the anterior region of the knee with the central tip over the patella.


Photomodulation Therapy with the Light-Aid system
Aparelho

Patients in the intervention group (FBM) will be submitted to 10 treatment sessions (twice a week/five weeks) with the Light-Aid system (Bright Photomedicine, SP, Brazil), operated in continuous mode, with 100 LEDs of 850nm wave per tip, with application time varying from 4 to 8 minutes. Irradiation parameters will be customized based on pain intensity, skin phototype and Body Mass Index (BMI).

Hospital Gloria D'or
Rio de Janeiro / Rio de Janeiro / CEP: 22211-230

Contato principal: Maria EL Duarte / +5521981111294 / maria.leite@idor.org

As seguintes instituições estão de alguma forma contribuindo com este estudo clínico.

  • TERGOS PESQUISA E ENSINO S.A

Código do estudo:
NCT05975957
Tipo de estudo:
Intervencional
Data de início:
agosto / 2023
Data de finalização inicial:
dezembro / 2024
Data de finalização estimada:
agosto / 2025
Número de participantes:
238
Aceita voluntários saudáveis?
Não
Compartilhe esse estudo:

Estudos relacionados

Conheça outros estudos que podem ser do seu interesse:

Top