Cateter central de inserção periférica em túnel (PICC) em pacientes adultos e resultados associados
O objetivo deste ensaio clínico randomizado multicêntrico é comparar a técnica de tunelamento de ...
Patrocinado por: Pró Circulação®
Status de recrutamento
Faixa etária
Sexo
Fase do estudo
O objetivo do estudo é realizar um ensaio bayesiano randomizado comparando roupas de compressão não elásticas aplicadas com alta pressão (grupo Circaid) com nenhuma compressão (grupo controle) na redução de sinais e sintomas na fase aguda da TVP e subsequente síndrome pós-trombótica.
Com a hipótese de que o grupo Circaid apresentará uma redução mais rápida e acentuada da dor e do inchaço nas pernas na fase aguda da TVP, bem como uma diminuição de 20% na frequência da síndrome pós-trombótica em seis meses a partir do diagnóstico da episódio agudo de trombose venosa profunda.
Mais detalhes...O alívio da dor e a redução do edema associados à terapia compressiva em pacientes com trombose venosa profunda aguda (TVP) foram pouco documentados em ensaios clínicos randomizados (RCTs). A terapia compressiva é controversa, pois atualmente não está claro se pode ou não reduzir o risco de síndrome pós-trombótica (SPT), um distúrbio crônico identificado em 25-50% dos pacientes com diagnóstico prévio de trombose venosa profunda. Com o recente julgamento da SOX considerando as meias de compressão elástica ineficazes na prevenção da síndrome pós-trombótica e com críticas focadas na dificuldade de adesão dos pacientes a esses dispositivos, métodos alternativos, como roupas de compressão não elásticas, têm sido considerados. Infelizmente, até onde sabemos, nenhum estudo investigou esses dispositivos aplicados com pressão maior que as meias de compressão no contexto da prevenção de dor e inchaço na fase aguda da TVP e de complicações tardias (síndrome pós-trombótica).
A literatura experimental avaliando roupas de compressão não elásticas é focada principalmente na insuficiência venosa e não na trombose venosa profunda. Por exemplo, pacientes de ensaios randomizados anteriores alocados para roupas de compressão não elásticas apresentaram taxas de cicatrização mais rápidas/semana para úlceras venosas nas pernas do que um grupo que recebeu roupas de compressão de quatro camadas. Embora essa evidência esteja relacionada à insuficiência venosa, atualmente não existem ECRs que explorem o efeito da compressão não elástica na prevenção da síndrome pós-trombótica.
Diante dessa lacuna na literatura, estudo teve como objetivo realizar um ensaio bayesiano randomizado para avaliar uma vestimenta de compressão não elástica (Circaid) versus um grupo controle em pacientes com TVP aguda.
Critérios de inclusão:
Critérios de Exclusão:
Circaid is a velcro compression device for the calf (Circaid Juxtalite® Lower Leg; Medi Gmbh, Bayreuth, Germany), thigh and knee (Circaid Juxtafit; Medi Gmbh, Bayreuth, Germany). The Circaid device will be applied with an average pressure of more than 40 mmHg, verified through a BPS (built-in pressure system).
Contato principal: Ronald Fidelis
Contato principal: Fabricio Santiago
Contato principal: Alex Dornelles
Contato principal: Carlos Eduardo Cunha
Contato principal: Jeferson Toregeani
Contato principal: Fabiano Luiz Erzinger
Contato principal: Francisco Eduardo Coral
Contato principal: Rosangela da Silva
Contato principal: Antonio Lacerda
Contato principal: Felipe Coelho
Contato principal: Gutenberg do Amaral Gurgel
Contato principal: Luciane Barreneche
Contato principal: Luciano Amaral Domingues
Contato principal: Renan Candemil
Contato principal: Eduardo Matta
Contato principal: Alexandre Reis e Silva
Contato principal: Tiago Maschio
Contato principal: Marita Von Rautenfeld
Conheça outros estudos que podem ser do seu interesse: