Inibidores de TNF para reduzir a mortalidade em pacientes infectados pelo HIV-1 com tuberculose meningite
Ensaio clínico randomizado de fase II que visa avaliar o impacto na mortalidade em 3 meses e na s...
Patrocinado por: National Institute of Allergy and Infectious Diseases (NIAID)
Status de recrutamento
Faixa etária
Sexo
Fase do estudo
O objetivo deste estudo é comparar um regime de 6 meses de alta dose de rifampicina (RIF), alta dose de isoniazida (INH), linezolida (LZD) e pirazinamida (PZA) versus o padrão da Organização Mundial da Saúde (OMS) de (SOC) tratamento para meningite tuberculosa (TBM).
Justificativa: TBM é uma doença devastadora com alto risco de mortalidade e morbidade neurológica grave. Embora dados recentes sugiram que aumentos significativos de dose em RIF podem melhorar os resultados em TBM, a mortalidade permanece alta e são necessárias estratégias de tratamento aprimoradas. Além disso, dados limitados estão disponíveis para orientar a duração do tratamento em adultos com TBM. O objetivo geral deste estudo aberto randomizado de Fase II é avaliar a farmacocinética, a segurança e os resultados longitudinais do tratamento de um regime otimizado de 6 meses de RIF de alta dose, INH de alta dose, LZD e PZA para o Regime SOC de 9 meses da OMS para o tratamento de TBM.
Objetivo primário: Determinar se um regime de altas doses de RIF, altas doses de INH, LZD e PZA melhora os resultados funcionais medidos pela Escala de Rankin modificada (mRS) em 48 semanas em comparação com o WHO SOC para o tratamento de TBM.
Projeto: Os participantes com TBM definitiva, provável ou possível serão randomizados para um dos dois braços do estudo abaixo e a randomização será estratificada por status de HIV e estágio da doença, conforme definido pelos critérios modificados do BMRC.
Braço A: RIF 35 mg/kg + INH 15 mg/kg + LZD 1200 mg + PZA 25 mg/kg por 2 semanas, seguido de RIF 35 mg/kg + INH 10 mg/kg + LZD 1200 mg + PZA 25 mg /kg por 6 semanas, e então RIF 35 mg/kg e INH 10 mg/kg por 16 semanas, para um total de 24 semanas de tratamento do estudo.
Braço B: OMS SOC: RIF 10 mg/kg + INH 5 mg/kg + EMB 20 mg/kg + PZA 25 mg/kg por 8 semanas, seguido de RIF 10 mg/kg e INH 5 mg/kg por 28 semanas , para um total de 36 semanas de tratamento do estudo. Até 15 mg/kg ou um máximo de 900 mg diários de RIF oral serão permitidos neste braço, a critério do médico.
Todos os participantes dos Braços A e B receberão piridoxina, enquanto recebem INH, e corticosteroides adjuvantes de acordo com a gravidade da doença por pelo menos 6 semanas.
Todos os participantes nos Grupos A e B serão acompanhados desde a randomização até a semana 72.
Procedimentos: As visitas do estudo incluirão histórico de intervalo, coleta de sangue para testes laboratoriais, triagem de neuropatia periférica, acuidade visual, visão de cores e teste visual de sensibilidade ao contraste para monitorar para EAs. A punção lombar será realizada para avaliação da microbiologia do LCR, LAM e outros biomarcadores. Haverá coleta e armazenamento opcionais de sangue e armazenamento do restante do LCR para testes futuros. A urina será obtida para avaliação do LAM. Serão realizadas avaliações farmacocinéticas de plasma e LCR. Os participantes serão submetidos à avaliação do estado funcional com o mRS e WHO DAS 2.0. Os participantes também serão avaliados com uma bateria neurocognitiva e questionário de depressão (PHQ-9).
Critérios de inclusão:
Participantes com potencial reprodutivo com documentação de teste de gravidez negativo devem concordar em usar pelo menos uma forma aceitável de contracepção ou abster-se de atividade sexual que possa levar à gravidez durante o tratamento do estudo e por 30 dias após a interrupção do tratamento do estudo.
Participantes sem potencial reprodutivo ou cujo(s) parceiro(s) tenha(m) azoospermia documentada não são obrigados a usar métodos contraceptivos. Qualquer declaração de esterilidade autorreferida ou do parceiro deve ser registrada nos documentos de origem
Critérios de exclusão:
Rifampicin 35 mg/kg
Isoniazid 10 or15 mg/kg
1200 mg
25 mg/kg
20 mg/kg
10 mg/kg
5 mg/kg
Contato principal: Rita Lira, MD / +55 51-33572603 / lrita@ghc.com.br
Contato principal: Brenda Hoagland, MD / 55 21 38659122 / E-mbrenda.hoagland@ipec.fiocruz.br
Contato principal: Brenda Hoagland, MD / 55 21 38659122 / E-mbrenda.hoagland@ipec.fiocruz.br
Contato principal: Rita Lira, MD / +55 51-33572603 / lrita@ghc.com.br
Conheça outros estudos que podem ser do seu interesse: