Estudo Piloto para Estimulação Elétrica Neuromuscular Periférica do Músculo Quadríceps
Estudo de viabilidade de um novo dispositivo médico que avaliará a usabilidade e eficácia de um a...
Patrocinado por: SENAI CIMATEC
Status de recrutamento
Faixa etária
Sexo
Fase do estudo
O objetivo deste estudo é avaliar a eficácia e segurança da administração intratecal de células-tronco mesenquimais autólogas em participantes com lesão medular subaguda.
A lesão medular (LM) constitui um problema social e econômico com o agravante de poder limitar a capacidade individual, levando a uma condição de improdutividade e incapacidade. Atualmente, não há tratamento eficaz para recuperar uma medula espinhal lesionada. Nosso grupo de pesquisa foi um dos pioneiros no estudo das terapias com células-tronco mesenquimais no tratamento da LM, tendo realizado estudos pré-clínicos, bem como estudos clínicos com participantes com lesão medular completa, que demonstraram que o transplante de células-tronco mesenquimais (MSC ) da medula óssea autóloga foi uma terapia segura e eficaz nesses estudos. Este projeto propõe a investigação desta terapia em participantes com lesões medulares completas na região toracolombar, na fase subaguda (definida entre 3 a 6 meses após o evento), visando avaliar a segurança e eficácia da injeção de células-tronco mesenquimais . Para isso, propomos um estudo clínico randomizado duplo-cego para demonstrar a eficácia e segurança do transplante de CTMs de medula óssea em participantes com paraplegia completa, classificados pela ASIA Impairment Scale (AIS) grau A, pelo TRM, com lesão subaguda. Quarenta participantes serão encaminhados por instituições de referência e então recrutados para serem posteriormente submetidos à randomização, se elegíveis, com um grupo de 20 participantes tratados por infusão intratecal de MSCs autólogas, e outro de 20 participantes alocados para o grupo controle, usando uma solução glicofisiológica como um placebo subcutâneo. Cada participante, após o recrutamento, será acompanhado por um período de aproximadamente 01 (um) ano. A preparação dos CTMs será feita de acordo com as normas de boas práticas de fabricação. Ambos os grupos participantes do estudo serão submetidos a avaliações pré e pós-tratamento. A eficácia da terapia será avaliada por meio da escala estabelecida pela ASIA (American Spinal Injury Association) e pela Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF).
Critérios de inclusão:
Critérios de Exclusão:
Patients will undergo two autologous bone marrow stem cell transplantation into the lesion area
Patients will undergo two subcutaneous injections of 1 ml of glycophysiological solution into the lesion area by sham procedure
As seguintes instituições estão de alguma forma contribuindo com este estudo clínico.
Conheça outros estudos que podem ser do seu interesse: