Efeitos da Fisioterapia nos Multissistemas de Crianças com Paralisia Cerebral: um Estudo Longitudinal
A Paralisia Cerebral (PC) refere-se a distúrbios do movimento e da postura na infância, cuja grav...
Patrocinado por: Federal University of Minas Gerais
Status de recrutamento
Faixa etária
Sexo
Fase do estudo
Adolescentes com paralisia cerebral (PC) apresentam limitações para realizar atividades de rotina diária.
A utilização de estratégias educativas associadas a uma abordagem baseada nos princípios da aprendizagem motora mostrou-se eficaz na promoção de resultados motores em indivíduos com PC. O objetivo do presente estudo é investigar a eficácia de um treinamento intensivo e direcionado associado à educação para pais e adolescentes na promoção do funcionamento diário de adolescentes com PC. Ensaio clínico randomizado, com 20 adolescentes com PC, com idade entre 12 e 17 anos e 11 meses, e seus respectivos cuidadores. Os adolescentes serão alocados aleatoriamente em um dos dois grupos: (a) treinamento intensivo de metas funcionais com adolescentes ou (b) treinamento intensivo de metas funcionais com adolescentes, incluindo estratégias de educação parental e de adolescentes.
Mais detalhes...Adolescentes com paralisia cerebral (PC) apresentam limitações para realizar atividades de rotina diária. A utilização de estratégias educativas associadas a uma abordagem baseada nos princípios da aprendizagem motora mostrou-se eficaz na promoção de resultados motores em indivíduos com PC. No entanto, existe uma escassez de serviços focados nas necessidades específicas dos adolescentes com PC e nas competências consideradas importantes para o sucesso do período de transição para a idade adulta. Complementarmente, a literatura revela a escassez de serviços que ofereçam suporte educacional aos pais sobre como lidar com as limitações funcionais de seus filhos adolescentes com PC. Portanto, é possível que o desenvolvimento de um protocolo de intervenção que associe treinamento de alta intensidade com objetivos funcionais específicos com um programa educacional para pais e adolescentes possa contribuir para a oferta de serviços de reabilitação direcionados a adolescentes com PC e suas famílias. O objetivo geral do presente estudo é investigar a eficácia de um protocolo intensivo e direcionado associado à educação para pais e adolescentes na promoção do funcionamento diário de adolescentes com PC. Será realizado um ensaio clínico randomizado com 20 adolescentes com PC, com idade entre 12 e 17 anos e 11 meses, e seus respectivos cuidadores. Os adolescentes serão alocados aleatoriamente em dois grupos: (a) treinamento intensivo de metas funcionais com adolescentes (3 horas/dia, 5 dias/semana, durante duas semanas, totalizando 30 horas, em ambiente clínico) ou (b) treinamento intensivo treino de objetivos funcionais com adolescentes, incluindo estratégias de parentalidade e educação de adolescentes (3 horas/dia, 5 dias/semana, durante duas semanas, totalizando 30 horas, com estratégias de telessaúde e visitas em ambiente clínico).
Critérios de inclusão:
Critério de Exclusão:
This group will be submitted to individualized goal training, 3 hours/day, 5 times/week, over the course of two weeks, totaling 30 hours. Training will happen in a clinical setting. Adolescents will select their functional goals to be trained during the intervention period.
This group will be submitted to individualized goal training with their caregivers, for 2 weeks, with 5 face-to-face meetings lasting 3 hours a day at the rehabilitation center. The other 5 meetings will be held online with the adolescent and their caregiver at the same time, via video communication platform. Adolescents will select their functional goals to be trained during the intervention period.
Conheça outros estudos que podem ser do seu interesse: