Treinamento Intensivo de Objetivos com Estratégias Educacionais para Adolescentes com Paralisia Cerebral

Patrocinado por: Federal University of Minas Gerais

Atualizado em: 02 de dezembro de 2022
Ainda não recrutando

Status de recrutamento

Crianças até Adultos

Faixa etária

Todos

Sexo


Indefinida

Fase do estudo

Resumo:

Adolescentes com paralisia cerebral (PC) apresentam limitações para realizar atividades de rotina diária.

A utilização de estratégias educativas associadas a uma abordagem baseada nos princípios da aprendizagem motora mostrou-se eficaz na promoção de resultados motores em indivíduos com PC. O objetivo do presente estudo é investigar a eficácia de um treinamento intensivo e direcionado associado à educação para pais e adolescentes na promoção do funcionamento diário de adolescentes com PC. Ensaio clínico randomizado, com 20 adolescentes com PC, com idade entre 12 e 17 anos e 11 meses, e seus respectivos cuidadores. Os adolescentes serão alocados aleatoriamente em um dos dois grupos: (a) treinamento intensivo de metas funcionais com adolescentes ou (b) treinamento intensivo de metas funcionais com adolescentes, incluindo estratégias de educação parental e de adolescentes.

Saiba mais:

Adolescentes com paralisia cerebral (PC) apresentam limitações para realizar atividades de rotina diária. A utilização de estratégias educativas associadas a uma abordagem baseada nos princípios da aprendizagem motora mostrou-se eficaz na promoção de resultados motores em indivíduos com PC. No entanto, existe uma escassez de serviços focados nas necessidades específicas dos adolescentes com PC e nas competências consideradas importantes para o sucesso do período de transição para a idade adulta. Complementarmente, a literatura revela a escassez de serviços que ofereçam suporte educacional aos pais sobre como lidar com as limitações funcionais de seus filhos adolescentes com PC. Portanto, é possível que o desenvolvimento de um protocolo de intervenção que associe treinamento de alta intensidade com objetivos funcionais específicos com um programa educacional para pais e adolescentes possa contribuir para a oferta de serviços de reabilitação direcionados a adolescentes com PC e suas famílias. O objetivo geral do presente estudo é investigar a eficácia de um protocolo intensivo e direcionado associado à educação para pais e adolescentes na promoção do funcionamento diário de adolescentes com PC. Será realizado um ensaio clínico randomizado com 20 adolescentes com PC, com idade entre 12 e 17 anos e 11 meses, e seus respectivos cuidadores. Os adolescentes serão alocados aleatoriamente em dois grupos: (a) treinamento intensivo de metas funcionais com adolescentes (3 horas/dia, 5 dias/semana, durante duas semanas, totalizando 30 horas, em ambiente clínico) ou (b) treinamento intensivo treino de objetivos funcionais com adolescentes, incluindo estratégias de parentalidade e educação de adolescentes (3 horas/dia, 5 dias/semana, durante duas semanas, totalizando 30 horas, com estratégias de telessaúde e visitas em ambiente clínico).

Critérios de inclusão:

  • Adolescentes com: (a) diagnóstico médico de PC (unilateral ou bilateral); (b) idade entre 12 e 17 anos e 11 meses; (c) habilidade manual Classificada pelo ManualHability Classification System - MACS, nos níveis I (adolescentes capazes de manusear objetos de forma eficaz e independente) a III (adolescentes com repertório limitado de atividades, que manuseiam objetos com supervisão ou adaptação); (d) função motora grossa classificada pelo Gross Motor Function Classification System - GMFCS Expanded and Revised (GMFCS E & R), nos níveis I (adolescentes que andam em diferentes contextos, mas têm velocidade, equilíbrio e coordenação limitados para correr e pular) a IV (adolescentes que usam cadeira de rodas na maioria dos contextos, mas conseguem sustentar o peso nos membros inferiores para ajudar nas transferências e caminhar curtas distâncias com ajuda física de uma pessoa); (e) função de comunicação classificada pelo Sistema de Classificação de Funções de Comunicação para Indivíduos com Paralisia Cerebral (CFCS) em níveis: I (comunica-se em um ritmo adequado com pouca ou nenhuma demora para compreender, elaborar um discurso ou resolver um mal-entendido); II (alternando independentemente os papéis de emissor e receptor com a maioria das pessoas na maioria das situações, mas o ritmo da conversa é lento).

Critério de Exclusão:

  • Serão excluídos adolescentes submetidos a qualquer tipo de intervenção intensiva, cirurgia ortopédica ou aplicação de toxina botulínica em membros superiores e/ou com menos de seis meses.

Individualized goal training
Outro

This group will be submitted to individualized goal training, 3 hours/day, 5 times/week, over the course of two weeks, totaling 30 hours. Training will happen in a clinical setting. Adolescents will select their functional goals to be trained during the intervention period.


Individualized goal training with educational strategies
Outro

This group will be submitted to individualized goal training with their caregivers, for 2 weeks, with 5 face-to-face meetings lasting 3 hours a day at the rehabilitation center. The other 5 meetings will be held online with the adolescent and their caregiver at the same time, via video communication platform. Adolescents will select their functional goals to be trained during the intervention period.

Marina de Brito Brandão
Belo Horizonte / Minas Gerais / CEP: 30431-232

Código do estudo:
NCT05635565
Tipo de estudo:
Intervencional
Data de início:
dezembro / 2022
Data de finalização inicial:
janeiro / 2023
Data de finalização estimada:
julho / 2024
Número de participantes:
20
Aceita voluntários saudáveis?
Não
Compartilhe esse estudo:

Estudos relacionados

Conheça outros estudos que podem ser do seu interesse:

Top