Precisão da espectrofotometria em lesões hipomineralizadas tratadas com musse dentária CPP-ACPF: estudo clínico
A HMI é uma condição com considerável prevalência na população infantil. Esse defeito estrutural,...
Patrocinado por: University of Sao Paulo
Status de recrutamento
Faixa etária
Sexo
Fase do estudo
A Hipomineralização Molar-Incisiva (HMI) é definida como uma alteração qualitativa no esmalte dentário de origem sistêmica, que acomete um ou mais primeiros molares permanentes, podendo ou não envolver os incisivos permanentes.
A HMI tem diversas repercussões clínicas, como presença de hipersensibilidade, dificuldade na anestesia local, redução da longevidade das restaurações, entre outras, dificultando a realização do tratamento odontológico. Portanto, o presente estudo avaliará, por meio de um estudo clínico randomizado controlado, três protocolos restauradores para o tratamento de MIH grave (com fratura pós-eruptiva de esmalte e exposição de dentina). Serão avaliados os seguintes grupos: restauração direta com resina composta; restauração com resina composta com aplicação de laser de diodo e restauração provisória com cimento de ionômero de vidro seguida de restauração com resina composta). As restaurações serão avaliadas após 1 semana, 1, 6, 12, 18 e 24 meses. O principal resultado será a avaliação da longevidade da restauração, presença de lesão de cárie e desgaste da superfície da restauração. Outros resultados, como satisfação do paciente com o tratamento, desconforto do paciente, ansiedade, avaliação da sensibilidade dentinária e impacto na qualidade de vida dos participantes, bem como a duração e o custo do tratamento, bem como sua relação custo-efetividade também serão avaliados. Análises estatísticas multiníveis serão realizadas para verificar a eficácia do tratamento com laser de diodo em relação ao selamento, além de possíveis fatores associados a essa eficácia.
Mais detalhes...Critérios de inclusão:
Critério de Exclusão:
-
For all groups, first the patients will be submitted to the anesthetic technique indicated with Lidocaine + Epinephrine 1: 100,000 (New DFL, Rio de Janeiro, Brazil), followed by absolute isolation with rubber sheet and metal clamp; then prophylaxis of the selected tooth will be performed with Robson's brush and pumice stone and water, surface washing and drying with cotton balls, removal of carious tissue or affected enamel without dentin support with sharp curettes or low-speed spherical drills. Subsequently, each group will follow the treatment protocols suggested by the manufacturer of restorative materials.
Contato principal: Fernanda Vicioni Marques, pHD Student / +55 16 999936791 / fernanda.vicioni.marques@usp.br
Investigador: Fabrício Kitazono de Carvalho, Professor Doctor / Principal Investigator
Conheça outros estudos que podem ser do seu interesse: