Reabilitação de pessoas com doença pulmonar pós-tuberculose
A tuberculose (TB) pode deixar inúmeras sequelas, onde os sobreviventes experimentam uma transiçã...
Patrocinado por: National Institute of Allergy and Infectious Diseases (NIAID)
Status de recrutamento
Faixa etária
Sexo
Fase do estudo
A5409/RAD-TB é um protocolo de plataforma adaptativo de Fase 2, randomizado, controlado, aberto e com variação de dose para avaliar a segurança e eficácia de regimes multimedicamentosos para o tratamento de adultos com tuberculose pulmonar (TB) suscetível a medicamentos.
A5409 levanta a hipótese de que novos regimes para o tratamento da tuberculose pulmonar resultarão em eficácia precoce superior, conforme determinado pelas medições do tempo até a positividade (TTP) da cultura líquida do tubo indicador de crescimento longitudinal de micobactérias (MGIT) durante as primeiras 6 semanas de tratamento, e terá segurança e tolerabilidade aceitáveis ao longo de 8 semanas de tratamento em relação ao tratamento padrão [(SOC) isoniazida/rifampicina/pirazinamida/etambutol (HRZE)].O estudo durará 52 semanas, incluindo 26 semanas de tratamento de TB composto por 8 semanas de tratamento experimental ou SOC (com base na atribuição do braço de tratamento) seguido por 18 semanas de tratamento SOC com 45 participantes em cada braço de tratamento experimental e pelo menos 90 participantes no braço SOC.
Mais detalhes...Critério de inclusão:
1. TB pulmonar (entre indivíduos sem histórico de tratamento prévio para TB ou com histórico de tratamento para TB há mais de 5 anos antes do início do estudo), identificada dentro de 7 dias antes do início do estudo por pelo menos uma amostra de escarro positiva para Mtb por São necessários resultados do Xpert.Semiquantitative Mtb de "médio" ou "alto".
2. TB pulmonar com suscetibilidade documentada à INH (por Line Probe Assay (LPA) ou XpertMTB/XDR ou outro teste molecular validado) e com suscetibilidade documentada a RIF (por LPA ou Xpert MTB/RIF ou Xpert MTB/RIF Ultra ou outro teste molecular validado ) dentro de 7 dias antes do início do estudo.
3. Documentação do status de infecção pelo HIV-1, conforme abaixo:
4. Para indivíduos com HIV: contagem de células CD4+ ≥100 células/mm3 com base em testes realizados 30 dias antes da entrada no estudo.
5. Para indivíduos com HIV: Atualmente em tratamento com terapia antirretroviral (TARV) à base de dolutegravir ou planeja iniciar TARV à base de dolutegravir na ou antes da semana 8 do estudo.
6. Indivíduos com idade ≥18 anos.
7. Os seguintes valores laboratoriais obtidos dentro de 7 dias antes da entrada no estudo em qualquer laboratório fora dos EUA aprovado pela rede que opere de acordo com as Boas Práticas Clínicas Laboratoriais (GCLP) e participe de programas externos apropriados de garantia de qualidade:
8. Para indivíduos atribuídos ao sexo feminino ao nascer e com potencial reprodutivo, teste de gravidez negativo (HCG na urina ou β-HCG sérico) nos 3 dias (72 horas) anteriores à entrada de qualquer laboratório ou clínica fora dos EUA, aprovado pela rede, que opere de acordo com as GCLP e participe de programas externos apropriados de garantia de qualidade.
Indivíduos designados ao sexo feminino no nascimento, que tenham potencial reprodutivo e que participem de atividades sexuais que possam levar à gravidez devem concordar em usar pelo menos duas das seguintes formas de controle de natalidade enquanto recebem os medicamentos do estudo para TB e por 12 meses após a interrupção dos medicamentos do estudo :
9. Para indivíduos ao nascimento atribuídos ao sexo masculino que se envolvem em atividades sexuais que podem levar à gravidez de seu parceiro devem concordar em permanecer abstinentes ou usar contraceptivos masculinos. Eles também são fortemente aconselhados a informar suas parceiras sexuais não grávidas sobre o potencial reprodutivo para usar contraceptivos eficazes enquanto o indivíduo estiver em estudo e por 90 dias após a descontinuação do tratamento experimental.
10. Para indivíduos atribuídos ao sexo masculino ao nascer com parceiras grávidas, disposição para usar preservativos durante relações vaginais durante o estudo e por 90 dias após a interrupção do tratamento experimental.
11. Para indivíduos com sexo masculino ao nascer, disposição de abster-se de doação de esperma durante o estudo e por 90 dias após a descontinuação do tratamento experimental.
12. Documentação de pontuação de desempenho de Karnofsky ≥60 obtida nos 14 dias anteriores ao início do estudo.
13. Radiografia de tórax obtida nos 14 dias anteriores ao início do estudo.
14. Endereço verificável ou residência prontamente acessível para visita e disposição para informar a equipe do estudo sobre qualquer mudança de endereço durante o tratamento do estudo e período de acompanhamento.
15. Capacidade e vontade do indivíduo em fornecer consentimento informado. Critérios de exclusão de QUEBRADELINHA:
1. Mais de 7 dias cumulativos de tratamento direcionado contra TB ativa para o episódio de TB atual nos 60 dias anteriores à entrada no estudo.
2. TB extrapulmonar atual, na opinião do investigador.
3. Intervalo QTcF >450 ms nos 7 dias anteriores ao início do estudo.
4. História ou insuficiência cardíaca contínua.
5. História pessoal ou familiar de prolongamento congênito do intervalo QT.
6. História de hipotireoidismo conhecido, não tratado e em curso.
7. História ou bradiarritmia contínua.
8. História das torsades de pointes.
9. Neuropatia periférica atual grau 2 ou superior.
10. Outras condições médicas (por exemplo, diabetes, doença hepática ou renal, doenças sanguíneas, diarreia crônica), na opinião do investigador do centro, nas quais a condição clínica atual do participante possa prejudicar a resposta ou a avaliação de, tratamento.
11. Grávida ou amamentando ou planejando engravidar nos próximos 12 meses.
12. Peso <35 kg.
13. Incapaz de tomar medicamentos orais.
14. Tomar algum medicamento proibido.
15. Alergia/sensibilidade conhecida ou qualquer hipersensibilidade aos componentes dos agentes de investigação ou à sua formulação.
16. Uso ou dependência ativa de drogas ou álcool; ou doença mental (por exemplo, depressão grave) que, na opinião do investigador do centro, interferiria na adesão aos requisitos do estudo.
17. Tomar um medicamento ou vacina experimental 30 ou mais dias antes da entrada no estudo.
INH 300 mg will be administered as one tablet orally once daily.
RIF 600 mg will be administered as two 300 mg capsules orally once daily on an empty stomach, 1 hour before or 2 hours after eating a meal.
PZA will be administered as 500 mg tablets, based on weight, orally once daily.
EMB will be administered as 400 mg tablets, based on weight, orally once daily.
BDQ 400 mg will be administered as four 100 mg tablets orally once daily with a meal for the first 2 weeks followed by 200 mg (two 100 mg tablets) orally once daily with a meal for 6 weeks.
Pa 200 mg will be administered as one 200 mg tablet orally once daily with a meal.
LZD 600 mg will be administered as one 600 mg tablet orally once daily.
SZD 800 mg once daily will be administered as two 400 mg tablets orally once daily with a meal.
TBI-223 1200 mg once daily will be administered as two 600 mg tablets orally with a meal.
Contato principal: Rita Lira / +55 51-33572603 / lrita@ghc.com.br
Contato principal: Brenda Hoagland / 55 21 38659122 / brenda.hoagland@ipec.fiocruz.br
As seguintes instituições estão de alguma forma contribuindo com este estudo clínico.
Conheça outros estudos que podem ser do seu interesse: