Um estudo aberto, escalonamento de dose e duplo-mascarado, randomizado e controlado avaliando a segurança e tolerabilidade do Sepofarsen em crianças (<8 anos de idade) com LCA10 causado por mutações no gene CEP290.

Patrocinado por: ProQR Therapeutics

Atualizado em: 25 de março de 2022
Recrutando

Status de recrutamento

Crianças

Faixa etária

Todos

Sexo


Fase 2/Fase 3

Fase do estudo

Resumo:

PQ-110-005 (BRIGHTEN) é um estudo aberto, escalonado de dose e duplo-cego, randomizado e controlado, avaliando a segurança e a tolerabilidade do sepofarsen administrado por injeção intravítrea (IVT) em pacientes pediátricos (<8 anos de idade) com LCA10 devido à mutação c.2991+1655A>G ao longo de 24 meses de tratamento.

Saiba mais:

Este é um estudo aberto, escalonado de dose e duplo-cego, randomizado, controlado, avaliando a segurança e a tolerabilidade do sepofarsen administrado por injeção intravítrea (IVT) em pacientes pediátricos (<8 anos de idade) com LCA10 devido ao c.2991+ 1655A>G mutação. O estudo consiste em duas partes: uma parte de escalonamento de dose aberta, seguida por uma parte randomizada duplamente mascarada.

Na parte open label; os indivíduos serão atribuídos a um dos 3 grupos de dose planejados usando um projeto escalonado de escalonamento de dose. Depois de pelo menos 1 paciente ser administrado em cada grupo; o Comitê de Monitoramento de Dados (DMC) revisará pelo menos 4 semanas de dados de segurança após a dosagem; e pode recomendar o início do próximo grupo de dose. O DMC pode recomendar o início da parte aleatória duplamente mascarada do estudo após a conclusão do último grupo de dose na parte de escalonamento de dose do estudo.

Na parte duplamente mascarada, randomizada e controlada do estudo; os indivíduos serão randomizados para um dos 2 grupos de dose planejados. Os indivíduos de

receberão uma injeção IVT unilateral de sepofarsen no Dia 1. Depois disso, um cronograma de dosagem de 6 meses é planejado.

Após cada dosagem, os indivíduos serão avaliados quanto à segurança e tolerabilidade nas visitas de acompanhamento.

Critérios de Inclusão:

  • Criança do sexo masculino ou feminino, <8 anos de idade na Triagem com diagnóstico clínico de LCA e diagnóstico molecular de homozigose ou heterozigosidade composta para a mutação CEP290p.Cys998X, com base na análise de genotipagem na Triagem. Um relatório histórico de genotipagem de um laboratório certificado é aceitável com a aprovação do Patrocinador.
  • BCVA igual ou melhor que Logaritmo do Ângulo Mínimo de Resolução (logMAR) +4,0 (Percepção Luminosa), e igual ou pior que logMAR + 0,4 no olho de tratamento.
  • Camada nuclear externa detectável (ONL) na área da mácula.

Critérios de Exclusão:

  • A presença de qualquer doença/distúrbio ocular ou não ocular significativo que possa colocar o sujeito em risco devido à participação no ensaio pode influenciar os resultados do ensaio ou a capacidade do sujeito de participar do ensaio.
  • Recebimento dentro de 1 mês antes da triagem de qualquer cirurgia intraocular ou periocular (incluindo cirurgia refrativa), ou uma injeção de IVT ou cirurgia ou procedimento intraocular planejado durante o curso do estudo.
  • Tratamento atual ou tratamento nos últimos 12 meses com terapias conhecidas por influenciar o sistema imunológico (incluindo, entre outros, citostáticos, interferons, proteínas de ligação ao TNF, drogas que atuam sobre imunofilinas ou anticorpos com impacto conhecido no sistema imunológico).
  • Tratamento atual ou tratamento nos últimos 3 meses ou tratamento planejado com medicamentos sabidamente tóxicos para o cristalino, retina ou nervo óptico.
  • Uso de qualquer medicamento ou dispositivo experimental dentro de 3 meses ou 5 meias-vidas a partir do Dia 1, o que for mais longo, ou planeja participar de outro estudo de um medicamento ou dispositivo durante o período experimental.
  • Qualquer recebimento prévio de terapia genética ou com células-tronco para doença ocular ou não ocular.

sepofarsen
Droga

RNA antisense oligonucleotide for intravitreal injection

INRET Clinica e Centro de Pesquisa / Santa Casa BH
Recrutando Belo Horizonte / Minas Gerais

Contato principal: Fernanda Porto, Dr. / 00553132264882 / pesquisa@inret.com.br

Investigador: Fernanda Porto, Dr. / Principal Investigator


Federal University of Sao Paulo - Hospital Sao Paulo
Recrutando São Paulo / São Paulo

Contato principal: Juliana Sallum / 00551155764848, Ramal: 2265 / juliana@pobox.com

Investigador: Juliana Sallum, Dr. / Principal Investigator

Código do estudo:
NCT04855045
Tipo de estudo:
Intervencional
Data de início:
março / 2021
Data de finalização inicial:
dezembro / 2023
Data de finalização estimada:
dezembro / 2023
Número de participantes:
15
Aceita voluntários saudáveis?
Não
Compartilhe esse estudo:

Estudos relacionados

Conheça outros estudos que podem ser do seu interesse:

Top