Um estudo aberto para avaliar a segurança e eficácia do SZC em pacientes pediátricos com hipercalemia

Patrocinado por: AstraZeneca

Atualizado em: 21 de maio de 2024
Recrutando

Status de recrutamento

Crianças até Adultos

Faixa etária

Todos

Sexo


Fase 3

Fase do estudo

Resumo:

O ciclossilicato de zircônio sódico demonstrou ser eficaz e seguro em adultos para o tratamento da hipercalemia e, portanto, espera-se que seja benéfico em crianças.

Este estudo avaliará a eficácia, segurança e tolerabilidade do ciclossilicato de zircônio sódico para o tratamento da hipercalemia em crianças <18 anos de idade. Aproximadamente 140 participantes entrarão em CP em aproximadamente 46 locais em locais incluindo, mas não limitados à Europa e América do Norte para este estudo. O tratamento incluirá 3 fases: CP, MP e LTMP. A inscrição começará em 2 coortes, com idades entre 6 e <12 anos e 12 a <18 anos. Após a análise dos dados acumulados, o Comitê de Monitoramento de Dados independente (iDMC) recomendará a abertura de inscrições na coorte de idades de 2 a < 6 anos e, posteriormente, na coorte de idades de 0 a < 2 anos. Todos os participantes elegíveis com hipercalemia entrarão em uma Fase de Correção (CP) aberta recebendo uma dose fixa de SZC três vezes ao dia (TID) por até 3 dias até que a normocalemia seja alcançada. Dentro de cada faixa etária de 2 a <18 anos, os participantes iniciais serão alocados para o nível de dose (DL) com base no peso corporal equivalente a 5 g TID de um adulto. Após a recomendação de DLs mais elevados pelo iDMC, os participantes subsequentes podem ser alocados no PC com peso corporal equivalente a 10 g TID de um adulto e, em seguida, potencialmente com peso corporal equivalente a 15 g TID de um adulto. Todos os participantes na coorte de idades de 0 a <2 anos serão atribuídos ao mesmo DL, que será decidido com base em dados de coortes de idades mais avançadas. Os participantes que atingirem com sucesso a normocalemia no CP entrarão em uma Fase de Manutenção (MP) aberta de 28 dias, que será iniciada com a administração uma vez ao dia da dose recebida TID no CP. Durante a MP, o investigador é capaz de titular a dose para cima ou para baixo na faixa de 2,5 ga 15 g de peso corporal equivalente para manter a normocalemia. Para os participantes que, ao final do MP, estejam normocalêmicos ou hipercalêmicos sem estarem em dose máxima, o MP é seguido pela opção de continuar o estudo em fase de manutenção de longo prazo (LTMP), onde o mesmo regime de titulação é usado como no MP .

Saiba mais:

Título do protocolo: Um estudo aberto para avaliar a segurança e eficácia do SZC em pacientes pediátricos com hipercalemia

Justificativa: O ciclossilicato de zircônio sódico demonstrou ser eficaz e seguro em adultos para o tratamento de hipercalemia e, portanto, espera-se que seja benéfico em crianças. Este estudo avaliará a eficácia, segurança e tolerabilidade do ciclossilicato de zircônio sódico para o tratamento da hipercalemia em crianças <18 anos de idade.

Objetivo primário: Objetivo primário da fase de correção (CP):

1. Avaliar a capacidade de atingir normocalemia durante a PC ao iniciar o tratamento com SZC de diferentes níveis de dose (DLs) em crianças com hipercalemia Objetivo primário da Fase de Manutenção (MP) de 28 dias:

2. Avaliar a capacidade de manter a normocalemia durante a MP ao continuar o tratamento com SZC em crianças que atingem a normocalemia

Objetivos secundários: Todas as fases objetivo secundário:

3. Avaliar a mudança no S-K+ em crianças tratadas com SZC

MP objetivos secundários:

4. Avaliar alterações nos níveis séricos de aldosterona em crianças tratadas com SZC durante o MP

5. Avaliar alterações nos eletrólitos séricos (incluindo bicarbonato), pH urinário spot e níveis de eletrólitos urinários em crianças tratadas com SZC durante o MP

MP de longo prazo (LTMP) objetivos secundários:

6. Avaliar a capacidade de manutenção da normocalemia em crianças tratadas com SZC durante o LTMP

Objetivo de Segurança:

7. Avaliar a segurança e tolerabilidade do SZC nas 3 fases (CP, MP e LTMP)

Terciário/Exploratório:

8. Avaliar a aceitabilidade e palatabilidade do SZC através do estudo

Desenho geral: Este é um estudo de Fase 3, internacional, multicêntrico e aberto que avalia diferentes doses de SZC. A população a ser estudada são crianças hipercalêmicas <18 anos. A dosagem irá espelhar o regime aprovado para adultos usando doses equivalentes ao peso corporal. A inscrição começará em 2 coortes, com idades entre 6 e <12 anos e 12 a <18 anos. Após a análise dos dados acumulados, o Comitê de Monitoramento de Dados independente (iDMC) recomendará a abertura de inscrições na coorte de idades de 2 a < 6 anos e, posteriormente, na coorte de idades de 0 a < 2 anos.

O estudo será realizado em aproximadamente 11 países e 46 locais. Todos os participantes elegíveis com hipercalemia entrarão em uma Fase de Correção (CP) aberta recebendo uma dose fixa de SZC três vezes ao dia (TID) por até 3 dias até que a normocalemia seja alcançada. Dentro de cada faixa etária de 2 a <18 anos, os participantes iniciais serão alocados para o nível de dose (DL) com base no peso corporal equivalente a 5 g TID de um adulto. Após a recomendação de DLs mais elevados pelo iDMC, os participantes subsequentes podem ser alocados no PC com peso corporal equivalente a 10 g TID de um adulto e, em seguida, potencialmente com peso corporal equivalente a 15 g TID de um adulto. Todos os participantes na coorte de idades de 0 a <2 anos serão atribuídos ao mesmo DL, que será decidido com base em dados de coortes de idades mais avançadas.

Os participantes que atingirem com sucesso a normocalemia no CP entrarão em uma Fase de Manutenção (MP) aberta de 28 dias, que será iniciada com a administração uma vez ao dia da dose recebida TID no CP. Durante a MP, o investigador é capaz de titular a dose para cima ou para baixo na faixa de 2,5 ga 15 g de peso corporal equivalente para manter a normocalemia. O MP é seguido pela opção de os participantes continuarem o estudo em uma fase de manutenção de longo prazo (LTMP), onde é utilizado o mesmo regime de titulação do MP, mas com visitas mensais.

Período de estudo: Data estimada de entrada do primeiro participante no CP Q4 2018. Data estimada de conclusão do último participante em 27 de dezembro de 2024.

Número de participantes: Este estudo visa inscrever no CP um total de aproximadamente 140 participantes com hipercalemia. Destes, espera-se que aproximadamente 85 participantes tenham hipercalemia moderada a grave. A inscrição continuará até que pelo menos 54 participantes com hipercalemia moderada a grave tenham entrado no MP e 45 participantes com hipercalemia moderada a grave tenham concluído o MP. Um máximo de 55 participantes com hipercalemia leve entrarão no CP. Além disso, existem requisitos mínimos para participantes de cada coorte etária

Duração: A duração do estudo é de aproximadamente 28 semanas, incluindo até 3 dias de tratamento de correção, seguido de tratamento de manutenção por 28 dias, um LTMP por até 22 semanas e um tratamento de segurança visita de acompanhamento 1 semana após a última dose. Tratamentos

e duração do tratamento: O tratamento

incluirá 3 fases: CP, MP e LTMP. Todas as coortes de idade são elegíveis para participar de todas as fases do estudo. As 3 fases do tratamento são especificadas abaixo:

Fase de correção (CP): Todos os participantes elegíveis com hipercalemia entrarão em uma Fase de Correção (CP) aberta recebendo uma dose fixa de SZC três vezes ao dia (TID) por até 3 dias até a normocalemia é alcançado. Dentro de cada faixa etária de 2 a <18 anos, os participantes iniciais serão alocados para o nível de dose (DL) 5 g TID. Após recomendação de DLs mais elevados pelo iDMC, os participantes subsequentes podem ser alocados no CP para 10 g TID e, em seguida, potencialmente 15 g TID. Todos os participantes na coorte de idades de 0 a <2 anos serão atribuídos ao mesmo DL, que será decidido com base em dados de coortes de idades mais avançadas. Fase de manutenção (MP) QUEBRADELINHA: Os participantes que atingirem com sucesso a normocalemia no CP entrarão em uma Fase de Manutenção (MP) aberta de 28 dias, que será iniciada com a administração uma vez ao dia da dose recebida TID no CP. Durante a MP, o investigador é capaz de titular a dose para cima ou para baixo na faixa de 2,5 ga 15 g de peso corporal equivalente para manter a normocalemia.

Fase de Manutenção de Longo Prazo (LTMP): Para participantes que, ao final do MP, estejam normocalêmicos ou hipercalêmicos sem estar em dose máxima, o MP é seguido pela opção de continuar o estudo em fase de manutenção de longo prazo (LTMP) onde o mesmo regime de titulação é usado no MP. Comitê de Monitoramento de Dados QUEBRADELINHA:

O iDMC recomendará a abertura dos níveis de dose durante o CP após revisão de todos os dados disponíveis. Além disso, o iDMC recomendará se e quando a inscrição nas coortes de idades de 0 a < 6 anos começará, e também avaliará os dados de segurança emergentes durante todas as fases do estudo.

Métodos estatísticos: Os objetivos serão avaliados com base nas populações de análise correspondentes a cada fase do estudo. Os conjuntos de análise são definidos para cada fase como o conjunto de todos os participantes que fizeram a transição da fase anterior e que receberam pelo menos uma dose de SZC durante a fase. As avaliações primárias dos objetivos primários, a probabilidade de atingir e manter a normocalemia quando tratado com SZC, serão baseadas em estimativas pontuais juntamente com intervalos de confiança (IC) de 95% de modelos lineares generalizados (modelo de medidas repetidas para o MP). O objetivo secundário de mudança no SK+ ao longo do tempo será avaliado usando um modelo linear de medidas repetidas. Análises adicionais, incluindo análises para outros objetivos secundários, serão feitas de forma descritiva. Em geral, os dados serão analisados ​​na população total de análise, dentro de cada coorte etária e, para a PC, dentro do nível de dose equivalente ao peso corporal do adulto, conforme apropriado. Uma leitura provisória pode ser realizada.

Critério de inclusão:

1. Fornecimento de consentimento informado por escrito do participante ou representante legal e consentimento informado do participante (conforme apropriado)

2. Mulher ou homem desde o nascimento até <18 anos de idade (durante o estudo).

3. Participantes (incluindo aqueles que recebem um regime de diálise peritoneal estável por no mínimo 2 meses) que necessitam de tratamento de longo prazo para hipercalemia (cronipercalemia) na coorte de idade ≥ 2 anos, e participantes que necessitam de tratamento de curto ou longo prazo para hipercalemia (hipercalemia aguda e crônica) na faixa etária < 2 anos.

4. Os participantes devem atender aos seguintes critérios para hipercalemia: Consulte a Tabela 6 do protocolo.

5. Utilizando ECG digital, o intervalo QT corrigido pelo método de Bazett (QTcB) deve atender aos parâmetros adequados à idade na Triagem: a. Para participantes com idade entre 0 e ≤ 3 dias após o parto: < 450 ms b. Para participantes com idade >3 dias a < 12 anos: < 440 ms c. Para participantes com idade ≥ 12 a < 18 anos: < 450 ms (masculino), < 460 ms (feminino) Todos os valores de QTcB fora dos valores de referência especificados no protocolo devem ser remedidos e recalculados manualmente, e se houver diferença na medição entre o ECG automático e o manual, a medição manual deve ser sempre considerada correta.

6. Capacidade de realizar repetidas coletas de sangue ou cateterismo venoso eficaz.

7. Mulheres com potencial para engravidar (definidas como mulheres com potencial para engravidar e que tiveram menarca) devem ter um teste de gravidez negativo um dia antes da primeira dose de SZC no Dia 1 do Estudo CP e mulheres sexualmente ativas com potencial para engravidar devem ser usando 2 formas de contracepção clinicamente aceitáveis, sendo pelo menos uma um método de barreira

8. Rótulo aberto opcional, apenas LTMP:

1. Fornecimento de consentimento informado por escrito do participante ou representante legal, e consentimento informado do participante (conforme apropriado) para participar do LTMP.

2. Participantes normocalêmicos ao final da MP ou hipercalêmicos e não em dose máxima.

3. Participantes que se beneficiariam de tratamento de longo prazo para sua hipercalemia, conforme julgamento do Investigador.

Critérios de exclusão:

1. Recém-nascidos com idade gestacional < 37 semanas ao nascer ou peso ao nascer < 2.500 g.

2. Recém-nascidos a termo e prematuros com condições suspeitas que os predispõem à isquemia intestinal (por exemplo, hipóxia ou sepse perinatal).

3. Participantes com pseudo-hipercalemia causada por aperto excessivo do punho para permitir a punção venosa, por amostras de sangue hemolisado ou por leucocitose ou trombocitose grave.

4. Participantes com hipercalemia devido a danos nos tecidos moles por esmagamento ou queimaduras.5. Participantes com hipercalemia devido a uma causa secundária, como desidratação, uso excessivo de suplementos de K+ ou uso de medicamentos (por exemplo, antagonistas beta-adrenérgicos) e que seriam mais adequadamente tratados com outras intervenções (por exemplo, ressuscitação com fluidos, ajustes de dose de medicamentos).

6. Participantes com hipercalemia iatrogênica transitória (por exemplo, devido ao tratamento com tacrolimus).

7. Participantes tratados com lactulose, rifaximina (XIFAXAN™) ou outros antibióticos não absorvidos para hiperamonemia nos últimos 7 dias.

8. Participantes tratados com CPS, poliestireno sulfonato de sódio (por exemplo, KAYEXALATE™) ou patirômero nos últimos 4 dias antes da primeira dose do tratamento do estudo.

9. Participantes com expectativa de vida inferior a 3 meses. 10. Participantes com teste positivo para o Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV).

11. Presença de qualquer condição que, na opinião do Investigador, coloque o participante em risco indevido ou potencialmente comprometa a qualidade dos dados a serem gerados. 12. Hipersensibilidade conhecida ou anafilaxia anterior ao SZC ou a seus componentes.

13. Participantes com arritmias cardíacas que necessitam de tratamento imediato. 14. Participantes com histórico familiar de síndrome do QT longo. 15. Participantes em hemodiálise. 16. Participantes com histórico de obstrução intestinal. 17. Participantes com distúrbio gastrointestinal grave ou cirurgia gastrointestinal de grande porte (por exemplo, ressecção do intestino grosso).

18. Envolvimento no planejamento e/ou condução do estudo (aplica-se tanto ao pessoal da AstraZeneca quanto ao pessoal do local do estudo).

19. Tratamento prévio com SZC. 20. Tratamento com um medicamento ou dispositivo nos últimos 30 dias antes da primeira dose do tratamento do estudo que não recebeu aprovação regulatória no momento da entrada no estudo.

21. Inscrições anteriores no presente estudo. 22.Mulheres que estão grávidas, amamentando ou planejando engravidar. 23. Julgamento do investigador de que o participante não deve participar do estudo se for improvável que o participante cumpra os procedimentos, restrições e requisitos do estudo. 24. Se o participante tiver evidência de doença por Coronavírus 2019 (COVID-19) nas 2 semanas anteriores à inscrição (um teste COVID-19 positivo ou suspeita de infecção por COVID-19), o participante não pode ser inscrito no estudo.

Sodium Zirconium Cyclosilicate (SZC) Reduced Dose Level
Droga

Sodium Zirconium Cyclosilicate (SZC) Dose: Paediatric dose based on body weight equivalent to an adult 2.5 g


Sodium Zirconium Cyclosilicate (SZC) Dose Level 1 (DL1)
Droga

Sodium Zirconium Cyclosilicate (SZC)Paediatric dose based on body weight equivalent to an adult 5 g


Sodium Zirconium Cyclosilicate (SZC) Dose Level 2 (DL2)
Droga

Sodium Zirconium Cyclosilicate (SZC) Paediatric dose based on body weight equivalent to an adult 10 g


Sodium Zirconium Cyclosilicate (SZC) Dose Level 3 (DL3)
Droga

Sodium Zirconium Cyclosilicate (SZC) Paediatric dose based on body weight equivalent to an adult 15 g


Sodium Zirconium Cyclosilicate (SZC) Dose During 28 Day Maintenance Phase
Droga

A 28-day period during which SZC is administered orally once daily (QD) to maintain normokalaemia. A dose titration regimen starting with QD administration of the dose of SZC the participants received TID in the CP will be studied in the MP and continued in the LTMP. The maximum dose that can be used is the calculated body weight equivalent to the 15 g adult dose

Research Site
Ainda não recrutando Campinas / São Paulo / CEP: 13060-904

Research Site
Ainda não recrutando São Paulo / São Paulo / CEP: 01228-200

Research Site
Ainda não recrutando Sao Paulo / CEP: 04038-002

Código do estudo:
NCT03813407
Tipo de estudo:
Intervencional
Data de início:
abril / 2019
Data de finalização inicial:
junho / 2026
Data de finalização estimada:
junho / 2026
Número de participantes:
140
Aceita voluntários saudáveis?
Não
Compartilhe esse estudo:

Estudos relacionados

Conheça outros estudos que podem ser do seu interesse:

Top