Título do protocolo: Um estudo aberto para avaliar a segurança e eficácia do SZC em pacientes pediátricos com hipercalemia
Justificativa: O ciclossilicato de zircônio sódico demonstrou ser eficaz e seguro em adultos para o tratamento de hipercalemia e, portanto, espera-se que seja benéfico em crianças. Este estudo avaliará a eficácia, segurança e tolerabilidade do ciclossilicato de zircônio sódico para o tratamento da hipercalemia em crianças <18 anos de idade.
Objetivo primário: Objetivo primário da fase de correção (CP):
1. Avaliar a capacidade de atingir normocalemia durante a PC ao iniciar o tratamento com SZC de diferentes níveis de dose (DLs) em crianças com hipercalemia Objetivo primário da Fase de Manutenção (MP) de 28 dias:
2. Avaliar a capacidade de manter a normocalemia durante a MP ao continuar o tratamento com SZC em crianças que atingem a normocalemia
Objetivos secundários: Todas as fases objetivo secundário:
3. Avaliar a mudança no S-K+ em crianças tratadas com SZC
MP objetivos secundários:
4. Avaliar alterações nos níveis séricos de aldosterona em crianças tratadas com SZC durante o MP
5. Avaliar alterações nos eletrólitos séricos (incluindo bicarbonato), pH urinário spot e níveis de eletrólitos urinários em crianças tratadas com SZC durante o MP
MP de longo prazo (LTMP) objetivos secundários:
6. Avaliar a capacidade de manutenção da normocalemia em crianças tratadas com SZC durante o LTMP
Objetivo de Segurança:
7. Avaliar a segurança e tolerabilidade do SZC nas 3 fases (CP, MP e LTMP)
Terciário/Exploratório:
8. Avaliar a aceitabilidade e palatabilidade do SZC através do estudo
Desenho geral: Este é um estudo de Fase 3, internacional, multicêntrico e aberto que avalia diferentes doses de SZC. A população a ser estudada são crianças hipercalêmicas <18 anos. A dosagem irá espelhar o regime aprovado para adultos usando doses equivalentes ao peso corporal. A inscrição começará em 2 coortes, com idades entre 6 e <12 anos e 12 a <18 anos. Após a análise dos dados acumulados, o Comitê de Monitoramento de Dados independente (iDMC) recomendará a abertura de inscrições na coorte de idades de 2 a < 6 anos e, posteriormente, na coorte de idades de 0 a < 2 anos.
O estudo será realizado em aproximadamente 11 países e 46 locais. Todos os participantes elegíveis com hipercalemia entrarão em uma Fase de Correção (CP) aberta recebendo uma dose fixa de SZC três vezes ao dia (TID) por até 3 dias até que a normocalemia seja alcançada. Dentro de cada faixa etária de 2 a <18 anos, os participantes iniciais serão alocados para o nível de dose (DL) com base no peso corporal equivalente a 5 g TID de um adulto. Após a recomendação de DLs mais elevados pelo iDMC, os participantes subsequentes podem ser alocados no PC com peso corporal equivalente a 10 g TID de um adulto e, em seguida, potencialmente com peso corporal equivalente a 15 g TID de um adulto. Todos os participantes na coorte de idades de 0 a <2 anos serão atribuídos ao mesmo DL, que será decidido com base em dados de coortes de idades mais avançadas.
Os participantes que atingirem com sucesso a normocalemia no CP entrarão em uma Fase de Manutenção (MP) aberta de 28 dias, que será iniciada com a administração uma vez ao dia da dose recebida TID no CP. Durante a MP, o investigador é capaz de titular a dose para cima ou para baixo na faixa de 2,5 ga 15 g de peso corporal equivalente para manter a normocalemia. O MP é seguido pela opção de os participantes continuarem o estudo em uma fase de manutenção de longo prazo (LTMP), onde é utilizado o mesmo regime de titulação do MP, mas com visitas mensais.
Período de estudo: Data estimada de entrada do primeiro participante no CP Q4 2018. Data estimada de conclusão do último participante em 27 de dezembro de 2024.
Número de participantes: Este estudo visa inscrever no CP um total de aproximadamente 140 participantes com hipercalemia. Destes, espera-se que aproximadamente 85 participantes tenham hipercalemia moderada a grave. A inscrição continuará até que pelo menos 54 participantes com hipercalemia moderada a grave tenham entrado no MP e 45 participantes com hipercalemia moderada a grave tenham concluído o MP. Um máximo de 55 participantes com hipercalemia leve entrarão no CP. Além disso, existem requisitos mínimos para participantes de cada coorte etária
Duração: A duração do estudo é de aproximadamente 28 semanas, incluindo até 3 dias de tratamento de correção, seguido de tratamento de manutenção por 28 dias, um LTMP por até 22 semanas e um tratamento de segurança visita de acompanhamento 1 semana após a última dose. Tratamentos
e duração do tratamento: O tratamento
incluirá 3 fases: CP, MP e LTMP. Todas as coortes de idade são elegíveis para participar de todas as fases do estudo. As 3 fases do tratamento são especificadas abaixo:
Fase de correção (CP): Todos os participantes elegíveis com hipercalemia entrarão em uma Fase de Correção (CP) aberta recebendo uma dose fixa de SZC três vezes ao dia (TID) por até 3 dias até a normocalemia é alcançado. Dentro de cada faixa etária de 2 a <18 anos, os participantes iniciais serão alocados para o nível de dose (DL) 5 g TID. Após recomendação de DLs mais elevados pelo iDMC, os participantes subsequentes podem ser alocados no CP para 10 g TID e, em seguida, potencialmente 15 g TID. Todos os participantes na coorte de idades de 0 a <2 anos serão atribuídos ao mesmo DL, que será decidido com base em dados de coortes de idades mais avançadas. Fase de manutenção (MP) QUEBRADELINHA: Os participantes que atingirem com sucesso a normocalemia no CP entrarão em uma Fase de Manutenção (MP) aberta de 28 dias, que será iniciada com a administração uma vez ao dia da dose recebida TID no CP. Durante a MP, o investigador é capaz de titular a dose para cima ou para baixo na faixa de 2,5 ga 15 g de peso corporal equivalente para manter a normocalemia.
Fase de Manutenção de Longo Prazo (LTMP): Para participantes que, ao final do MP, estejam normocalêmicos ou hipercalêmicos sem estar em dose máxima, o MP é seguido pela opção de continuar o estudo em fase de manutenção de longo prazo (LTMP) onde o mesmo regime de titulação é usado no MP. Comitê de Monitoramento de Dados QUEBRADELINHA:
O iDMC recomendará a abertura dos níveis de dose durante o CP após revisão de todos os dados disponíveis. Além disso, o iDMC recomendará se e quando a inscrição nas coortes de idades de 0 a < 6 anos começará, e também avaliará os dados de segurança emergentes durante todas as fases do estudo.
Métodos estatísticos: Os objetivos serão avaliados com base nas populações de análise correspondentes a cada fase do estudo. Os conjuntos de análise são definidos para cada fase como o conjunto de todos os participantes que fizeram a transição da fase anterior e que receberam pelo menos uma dose de SZC durante a fase. As avaliações primárias dos objetivos primários, a probabilidade de atingir e manter a normocalemia quando tratado com SZC, serão baseadas em estimativas pontuais juntamente com intervalos de confiança (IC) de 95% de modelos lineares generalizados (modelo de medidas repetidas para o MP). O objetivo secundário de mudança no SK+ ao longo do tempo será avaliado usando um modelo linear de medidas repetidas. Análises adicionais, incluindo análises para outros objetivos secundários, serão feitas de forma descritiva. Em geral, os dados serão analisados na população total de análise, dentro de cada coorte etária e, para a PC, dentro do nível de dose equivalente ao peso corporal do adulto, conforme apropriado. Uma leitura provisória pode ser realizada.