Um estudo do soticlestat como terapia complementar em crianças e adultos com síndrome de Dravet ou síndrome de Lennox-Gastaut
O principal objetivo do estudo é saber se o soticlestat, quando administrado como terapia adjuvan...
Patrocinado por: Takeda
Status de recrutamento
Faixa etária
Sexo
Fase do estudo
Os objetivos do estudo são:
- saber se o soticlestat, quando administrado como terapia adjuvante, reduz o número de crises convulsivas graves em crianças, adolescentes e adultos com Síndrome de Lennox-Gastaut.- avaliar o perfil de segurança do soticlestat quando administrado em combinação com outras terapias. Os participantes dereceberão sua terapia anticonvulsivante padrão, mais comprimidos de soticlestat ou placebo. Um placebo se parece com o soticlestat, mas não contém nenhum medicamento. Os participantes tomarão soticlestat ou placebo por 16 semanas, seguido por uma redução gradual da dose por 1 semana. Em seguida, os participantes serão acompanhados por 2 semanas.
Mais detalhes...A droga que está sendo testada neste estudo é chamada soticlestat (TAK-935). O Soticlestat será avaliado quanto à eficácia, segurança e tolerabilidade em participantes pediátricos e adultos com LGS.
O estudo envolverá aproximadamente 234 pacientes. Os participantes serão designados aleatoriamente (por acaso, como jogar uma moeda) em uma proporção de 1:1 para receber o padrão de atendimento (SOC) mais uma das seguintes terapias adjuvantes que permanecerão não reveladas ao participante e ao médico do estudo durante o estudo (a menos que caso haja uma necessidade médica urgente):
1. Soticlestat
2. Placebo (pílula fictícia inativa - trata-se de um comprimido/mini-comprimido que se parece com o medicamento em estudo, mas não possui princípio ativo)
Os participantes receberão soticlestat ou placebo correspondente com base em seu peso no período de titulação de 4 semanas. Após o Período de Titulação, os participantes continuarão a receber a mesma dose no Período de Manutenção de 12 semanas. A dose será reduzida se os participantes decidirem interromper o tratamento e/ou não forem considerados elegíveis para continuar na extensão aberta (OLE).
Este estudo multicêntrico será realizado em todo o mundo. O tempo total para participar do estudo será de 22 a 25 semanas. No final do período de tratamento, os participantes têm a opção de concluir o estudo e diminuir gradualmente o produto experimental ou entrar no OLE se atenderem aos requisitos de elegibilidade. Se os participantes descontinuarem, eles serão acompanhados por telefone aproximadamente 14 dias após a última dose do medicamento do estudo para segurança.
Critérios de inclusão:
1. Possuir diagnóstico clínico documentado de LGS.
2. Teve ≥8 convulsões de MMD a cada mês nos 3 meses anteriores à Triagem com base nas informações históricas e teve ≥8 convulsões de MMD por 28 dias durante o período de linha de base prospectivo de 4 a 6 semanas.
3. Pesa ≥10 kg na Visita de Triagem (Visita 1).
4. Falha no controle das convulsões, apesar de ensaios apropriados de pelo menos 1 ASM com base em informações históricas, e está atualmente em terapia anticonvulsivante ou outras opções de tratamento consideradas como tratamento padrão (SOC).
5. Canabidióis artesanais são permitidos em dose estável por pelo menos 4 semanas antes da visita de triagem (Visita 1); o regime de dosagem e o fabricante devem permanecer constantes ao longo do estudo. (Os canabidiois artesanais não serão contabilizados como ASMs.)
6. Atualmente tomando 0 a 3 ASMs em doses estáveis por pelo menos 4 semanas antes da Visita de Triagem (Visita 1); A fenfluramina e o canabidiol (Epidiolex) são permitidos quando disponíveis e contados como ASM. O regime de dosagem de ASM deve permanecer constante ao longo do estudo.
Critérios de Exclusão:
1. Internado em um centro médico e intubado para tratamento de estado de mal epiléptico 2 ou mais vezes nos 3 meses imediatamente anteriores à Triagem (Visita 1). Para fins deste critério de exclusão, o status é definido como atividade convulsiva contínua com duração superior a 5 minutos ou convulsões repetidas sem retorno à linha de base entre as convulsões.
2. Instável, clinicamente significativo neurológico (além da doença em estudo), psiquiátrico, cardiovascular, oftalmológico, pulmonar, hepático, renal, metabólico, gastrointestinal, urológico, imunológico, hematopoiético, doença endócrina, malignidade incluindo tumores progressivos ou outra anormalidade que pode afetar a capacidade de participar do estudo ou pode potencialmente confundir os resultados do estudo. É responsabilidade do investigador avaliar a significância clínica; no entanto, a consulta com o monitor médico pode ser justificada.
3. Considerado pelo investigador como estando em risco iminente de suicídio ou lesão a si mesmo, a terceiros ou à propriedade, ou o participante tentou suicídio dentro de 12 meses antes da Visita de Triagem (Visita 1). Os participantes que tiverem respostas positivas nos itens números 4 ou 5 na escala de classificação de gravidade do suicídio de Columbia (C-SSRS) antes da dosagem (Visita 2) são excluídos. Esta escala só será aplicada a participantes com idade ≥6 anos.
Soticlestat mini-tablets or tablets.
Soticlestat placebo-matching mini-tablets or tablets.
Contato principal: Site Contact / 554130288545 / pkowacs@gmail.com
Investigador: Pedro Kowacs / Principal Investigator
Contato principal: Site Contact / 555133205133 / apalmini@uol.com.br
Investigador: Andre Palmini / Principal Investigator
Contato principal: Site Contact / +551937887481 / fcendes@unicamp.br
Investigador: Fernando Cendes / Principal Investigator
Contato principal: Site Contact / +551155792581 / lauragui@gmail.com
Investigador: Laura Maria Guilhoto / Principal Investigator
Contato principal: Site Contact / +551130696000 / kettevalente@msn.com
Investigador: Kette Dualibi Ramos Valente / Principal Investigator
Conheça outros estudos que podem ser do seu interesse: