Critérios de inclusão:
Para novos pacientes:
1. Crianças e adolescentes de 6 a 17 anos na Visita 2. Na França, apenas adolescentes de 12 a 17 anos na Visita 2.
2. Consentimento informado por escrito assinado e datado e consentimento informado, quando aplicável , de acordo com o ICH-GCP e a legislação local antes da admissão ao estudo.
3. Pacientes do sexo masculino ou feminino. Mulheres com potencial para engravidar (WOCBP1) devem confirmar que a abstinência sexual é uma prática padrão e será continuada até 3 meses após a última ingestão do medicamento, ou estar prontas e capazes de usar um método anticoncepcional altamente eficaz ICH M3 (R2) que resulte em baixa falha taxa inferior a 1% ao ano quando usado de forma consistente e correta, em combinação com um método de barreira, desde 28 dias antes do início do tratamento do estudo, durante o tratamento e até 3 meses após a última ingestão do medicamento. A abstinência sexual é definida como a abstinência de qualquer ato sexual que possa resultar em gravidez.
4. Pacientes com evidência de doença pulmonar intersticial fibrosante (DPI) na tomografia computadorizada de alta resolução (TCAR) dentro de 12 meses da Visita 1, conforme avaliado pelo investigador e confirmado pela revisão central.
5. Pacientes com Capacidade Vital Forçada (CVF)% prevista ≥25% na Visita 2.
6. Pacientes com doença clinicamente significativa na Visita 2, conforme avaliado pelo investigador com base em qualquer um dos seguintes:
- Fan score ≥3, ou
- Evidência documentada de progressão clínica ao longo do tempo com base em
- um declínio relativo de 5-10% na % de CVF previsto acompanhado de piora dos sintomas, ou
- um declínio relativo ≥10% na % de CVF prevista, ou
- aumento de fibrose em TCAR ou
- outras medidas de piora clínica atribuída a doença pulmonar progressiva (por exemplo, aumento da necessidade de oxigênio, diminuição da capacidade de difusão).
Para pacientes transferidos do estudo InPedILD®:
Apenas os critérios 2 e 3 listados para novos pacientes são aplicáveis com o seguinte critério de inclusão adicional:
7. Pacientes que completaram o estudo InPedILD® conforme planejado e que não descontinuaram permanentemente o tratamento do estudo de forma prematura .
Para pacientes que descontinuaram prematuramente o tratamento permanentemente em 1199-0337, mas são potencialmente elegíveis e para pacientes concluídos do estudo principal que não podem passar para o estudo de extensão dentro de 12 semanas após a visita de final de tratamento no estudo principal:
Critérios de inclusão para novos pacientes são aplicáveis, exceto os critérios 4 e 6 (já que a elegibilidade para esses critérios já foi confirmada em 1199-0337 e não precisa ser repetida) e também exceto o critério de inclusão 1 para pacientes concluídos do estudo principal que não podem ser transferidos dentro 12 semanas após a visita de final de tratamento no estudo dos pais. Critérios de exclusão de QUEBRADELINHA:
Para novos pacientes:
1. Aspartato Aminotransferase (AST) e/ou Alanina Aminotransferase (ALT) >1,5 x Limite superior do normal (ULN) na Visita 1.
2. Bilirrubina >1,5 x LSN na Visita 1.
3. Taxa de filtração glomerular estimada (TFGe) <30 mL/min/1,73 m² na Visita 1
4. Pacientes com doença hepática crônica subjacente (comprometimento hepático Child Pugh A, B ou C) na Visita 1.
5. Outra terapia experimental recebido dentro de 1 mês ou 5 meias-vidas (o que for menor, mas ≥1 semana) antes da Visita 2, exceto terapia experimental recebida no ensaio InPedILD®.
6. Hipertensão arterial pulmonar (HAP) significativa definida por qualquer um dos seguintes:
- Evidência clínica ou ecocardiográfica prévia de insuficiência cardíaca direita significativa
- História de cateterismo cardíaco direito mostrando índice cardíaco ≤2 l/min/m²
- HAP necessitando de terapia parenteral com epoprostenol/treprostinil
7. Na opinião do Investigador, outras anormalidades pulmonares clinicamente significativas.
8. Doenças cardiovasculares, qualquer uma das seguintes:
- Hipertensão grave, não controlada sob tratamento, dentro de 6 meses da Visita 1. Hipertensão não controlada é definida como
- Em crianças de 6 a ≤12 anos: ≥percentil 95 + 12 mm Hg ou ≥140/90 mm Hg (o que for menor) (pressão arterial sistólica ou diastólica igual ou maior que o valor alvo calculado). Não aplicável em França.
- Em adolescentes de 13 a 17 anos: pressão arterial sistólica ≥140 mm Hg ou pressão arterial diastólica ≥90 mm Hg. Não aplicável em França.
- Infarto do miocárdio dentro de 6 meses da Visita 1
- Angina cardíaca instável dentro de 6 meses da Visita 1
9. Risco de sangramento, qualquer um dos seguintes:
- Predisposição genética conhecida para sangramento
- Pacientes que necessitam de
- Fibrinólise, completa anticoagulação terapêutica em dose (por exemplo, cantagonistas de vitaminas, inibidores diretos da trombina, heparina, hirudina)
- Terapia antiplaquetária em altas doses
- História de evento hemorrágico no sistema nervoso central (SNC) dentro de 12 meses após a Visita 1
- Qualquer um dos seguintes dentro de 3 meses após Visita 1:
- Hemoptise ou hematúria
- Sangramento gastrointestinal (GI) ativo ou GI - úlceras
- Lesão grave ou cirurgia (julgamento do investigador)
- Qualquer um dos seguintes parâmetros de coagulação na Visita 1:
- Razão normalizada internacional ( INR) >2
- Prolongamento do tempo de protrombina (PT) em >1,5 x LSN
- Prolongamento do tempo de tromboplastina parcial ativada (aPTT) em >1,5 x LSN
10. História de evento trombótico (incluindo acidente vascular cerebral e ataque isquêmico transitório) dentro 12 meses de visita 1.
11. Hipersensibilidade conhecida ao medicamento em estudo ou seus componentes (ou seja, lecitina de soja).
12. Pacientes com alergia documentada a amendoim ou soja.
13. Outras doenças que possam interferir nos procedimentos de teste ou no julgamento do investigador podem interferir na participação no estudo ou podem colocar o paciente em risco ao participar deste estudo.
14. Expectativa de vida para qualquer doença concomitante que não seja DPI <2,5 anos (avaliação do investigador).
15. Pacientes do sexo feminino que estão grávidas, amamentando ou que planejam engravidar durante o estudo.
16. Pacientes que não conseguem ou não desejam aderir aos procedimentos do estudo, incluindo a ingestão da medicação do estudo.
17. Pacientes que devem ou desejam tomar qualquer medicamento considerado com probabilidade de interferir na condução segura do estudo de acordo com a avaliação benefício-risco do investigador para cada paciente
18. Pacientes com qualquer distúrbio de crescimento diagnosticado, como deficiência de hormônio do crescimento ou qualquer distúrbio genético que está associado à baixa estatura (por exemplo, Síndrome de Turner, Síndrome de Noonan, Síndrome de Russell-Silver) e/ou tratamento com terapia com hormônio do crescimento dentro de 6 meses antes da Visita 2. Pacientes com baixa estatura considerada pelo investigador como sendo devida à terapia com glicocorticóides podem ser incluídos.
19. Pacientes <13,5 kg de peso na Visita 1 (mesmo limite a ser usado para pacientes do sexo masculino e feminino).
Para pacientes transferidos do estudo InPedILD®:
Somente os critérios 11, 12, 13, 15, 16, 17 e 19, listados para novos pacientes, são aplicáveis com o seguinte critério de exclusão adicional:
20. Paciente não aderente ao estudo pai (InPedILD®), com medicação experimental ou visitas experimentais, de acordo com o julgamento do investigador. Os pacientes transferidos podem se qualificar para participação, mesmo que outros critérios de exclusão possam ter sido atendidos durante a participação no InPedILD®, se a avaliação benefício-risco do investigador para o paciente individual permanecer favorável.
Para pacientes que descontinuaram prematuramente o tratamento permanentemente em 1199-0337, mas são potencialmente elegíveis e para pacientes concluídos do estudo principal que não podem passar para o estudo de extensão dentro de 12 semanas após a visita de final de tratamento no estudo principal:
Todos os critérios de exclusão para novos pacientes são aplicáveis. Além disso, o seguinte critério de exclusão adicional é aplicável para pacientes que descontinuaram prematuramente o tratamento permanentemente em 1199-0337:
21. Pacientes que apresentaram eventos adversos relacionados ao medicamento durante o estudo original, levando à descontinuação permanente do tratamento do estudo.