Um estudo para avaliar o efeito do ciclosilicato de zircônio e sódio na progressão da doença renal crônica (DRC) em participantes com DRC e hipercalemia ou em risco de hipercalemia

Patrocinado por: AstraZeneca

Atualizado em: 10 de junho de 2024
Cancelado

Status de recrutamento

Adultos até Idosos

Faixa etária

Todos

Sexo


Fase 3

Fase do estudo

Resumo:

O objetivo deste estudo é avaliar o efeito do ciclosilicato de zircônio de sódio (SZC), como adjuvante da terapia iECA/ARB (lisinopril ou valsartan), na redução da progressão da DRC (avaliada como a redução no declínio da taxa de filtração glomerular [eGFR] do participante ao longo tempo) em participantes com hipercalemia ou com alto risco de hipercalemia.

Saiba mais:

Este é um estudo de Fase 3, internacional, de retirada randomizada, duplo-cego, de grupos paralelos, controlado por placebo, para avaliar o efeito do SZC como adjuvante da terapia com RAASi (lisinopril ou valsartan) na redução da progressão da DRC em participantes com DRC e hipercalemia ou em risco de hipercalemia.

Especificamente, o estudo incluirá participantes com hipercalemia (SK > 5,0 a ≤ 6,5 mmol/L pelo laboratório central) que estão em terapia adequada ou limitada com RAASi devido à hipercalemia e participantes com normocalemia (SK ≥ 3,5 a ≤ 5,0 mmol/L pelo laboratório central) que estão em terapia limitada com RAASi devido ao alto risco de hipercalemia. Alto risco de hipercalemia é definido como (1) participantes com histórico médico prévio ou registro de hipercalemia nos últimos 24 meses que estão em terapia limitada com RAASi, apesar da indicação em DRC; (2) participantes nos quais a terapia com RAASi é indicada na DRC, mas estão em terapia limitada com RAASi e têm SK ≥ 4,7 a ≤ 5,0 mmol/L; e (3) participantes nos quais a terapia com RAASi foi descontinuada ou reduzida a doses abaixo do ideal devido à hipercalemia.

Espera-se que um participante permaneça no estudo por aproximadamente 28 meses, o que inclui até 13 dias para o período de triagem, 27 meses para o período de intervenção e 1 semana para acompanhamento. O período de intervenção de 27 meses do estudo consiste em 3 fases, uma fase de iniciação (até 72 horas), uma fase inicial (3 meses/até o dia 90) e uma fase de manutenção (24 meses/104 semanas). .

A dose inicial de SZC será administrada aos participantes durante a fase de iniciação. Nenhuma alteração será feita na terapia ACEi ou ARB nesta fase. Assim que possível após o participante ser confirmado como normocalêmico no final da fase de iniciação, o participante entrará na fase inicial. Os participantes receberão SZC aberto e lisinopril ou valsartan. O objetivo da fase inicial é aumentar gradualmente a terapia ACEi ou ARB até suas doses máximas. Após um período inicial de 3 meses para otimização da dose de RAASi durante o uso de SZC, os participantes serão randomizados para SZC ou placebo e acompanhados durante os 24 meses subsequentes da fase de manutenção para avaliações de eficácia e segurança.

Critérios de inclusão:

  • Capaz de dar consentimento informado assinado que inclua o cumprimento dos requisitos e restrições listados no ICF e protocolo
  • Deve ter ≥ 18 anos de idade no momento da assinatura do consentimento informado.
  • Deve ter eGFR ≥ 25 e ≤ 59 mL/min/1,73m2 calculado pelo laboratório central (fórmula CKD-EPI) na triagem (Visita 1)
  • Deve ter UACR ≥ 200 e ≤ 5000 mg/g calculado pelo centro laboratório na triagem (visita 1). Se a primeira amostra não atender aos critérios de elegibilidade, uma segunda amostra pode ser obtida durante o período de triagem; se assim for, a medição UACR da segunda amostra deve estar dentro do intervalo de elegibilidade.
  • Qualquer um dos seguintes critérios, a ou b, na triagem (Visita 1):

1. Coorte A: Hipercalemia (SK > 5,0 a ≤ 6,5 mmol/L) medida pelo laboratório central, e em níveis adequados* ou limitados ** Terapia com RAASi devido a hipercalemia.

2. Coorte B: Normocalemia (SK ≥ 3,5 a ≤ 5,0 mmol/L) medida pelo laboratório central e em terapia limitada** com RAASi devido ao alto risco de hipercalemia. Alto risco de hipercalemia é definido como:

(i) Participantes com histórico médico prévio ou registro de hipercalemia nos últimos 24 meses, que estão em tratamento limitado** com RAASi, apesar da indicação em DRC.

(ii) Participantes nos quais a terapia com RAASi é indicada na DRC, que estão em terapia limitada** com RAASi e têm SK ≥ 4,7 a ≤ 5,0 mmol/L.

(iii) Participantes nos quais a terapia com RAASi foi descontinuada ou reduzida a doses subótimas* devido a hipercalemia.

*Níveis adequados de dose de RAASi são definidos em protocolo; doses inferiores a essas são consideradas subótimas.

**Terapia de RAASi limitada é definida como nenhuma terapia de RAASi ou terapia subótima de acordo com a orientação de dosagem fornecida no protocolo.

  • Se estiver em uso de tiazídicos ou diuréticos de alça, a dose deve estar estável por 2 semanas antes da triagem (consulta 1).
  • Se estiver em terapia com RAASi, a dose deve estar estável por um mês antes da triagem (consulta 1) e permanecer estável durante a triagem.
  • Se estiver em tratamento com SGLT2i (ou seja, dapagliflozina e canagliflozina), finerenone ou qualquer outro medicamento dessas 2 classes aprovado para DRC, a dose deve estar estável por 3 meses antes da triagem (consulta 1).
  • As participantes devem estar na pós-menopausa há um ano, cirurgicamente estéreis ou usando uma forma de controle de natalidade altamente eficaz (definida como aquela que pode atingir uma taxa de falha inferior a 1% ao ano quando usada de forma consistente e correta). Elas deveriam estar estáveis com o método anticoncepcional escolhido por no mínimo um mês antes da triagem (consulta 1) e dispostas a permanecer no controle de natalidade até um mês após a última dose da intervenção do estudo.

Critérios de Exclusão:

  • New York Heart Association classe III a IV insuficiência cardíaca congestiva no momento da triagem (Visita 1) ou história prévia de insuficiência cardíaca grave ou sintomática.
  • Infarto do miocárdio, angina instável, acidente vascular cerebral ou ataque isquêmico transitório nos 3 meses anteriores à triagem (consulta 1).
  • São excluídos os participantes com histórico conhecido de pressão arterial sistólica ≥ 160 mmHg ou pressão arterial diastólica ≥ 95 mmHg nas 2 semanas anteriores à triagem (Visita 1). Além disso, qualquer participante com pressão arterial sistólica ≥ 160 mmHg ou pressão arterial diastólica ≥ 95 mmHg medida na triagem (visita 1) e confirmada por medição repetida é excluído. Os participantes podem ser reavaliados assim que a pressão arterial estiver controlada.
  • QTcF > 550 mseg na triagem (Visita 1).
  • História de prolongamento do intervalo QT associado a outras medicações que exigiram a suspensão daquela medicação.
  • Síndrome do QT longo congênito.
  • Fibrilação atrial sintomática ou não controlada apesar do tratamento, ou taquicardia ventricular sustentada assintomática. São permitidos participantes com fibrilação atrial e frequência cardíaca controlada por medicamentos.
  • Nefrite lúpica ou vasculite associada a anticorpos citoplasmáticos antineutrófilos.
  • Alteração da função renal com necessidade de internação ou diálise nos 3 meses anteriores à triagem (consulta 1).
  • Histórico de transplante renal (ou necessidade prevista de transplante renal durante o estudo).
  • Insuficiência hepática grave, cirrose biliar ou colestase.
  • História de angioedema hereditário ou idiopático.
  • Qualquer hipersensibilidade prévia a IECA ou BRA que, a critério do investigador, impeça o uso de lisinopril e valsartan/irbesartan. Reações de hipersensibilidade prévias a serem consideradas incluem, mas não estão limitadas a, desenvolvimento de angioedema, icterícia, hepatite ou neutropenia ou trombocitopenia que requerem modificação do tratamento.
  • Hipersensibilidade conhecida ou anafilaxia prévia à SZC ou a seus componentes.
  • Qualquer condição fora da área CV e doença renal, como, mas não limitada a, malignidade, com expectativa de vida inferior a 2 anos com base no julgamento clínico do investigador.
  • Malignidade ativa que requer tratamento no momento da triagem (Visita 1), exceto carcinoma basocelular tratado com sucesso ou carcinoma espinocelular tratado com sucesso.
  • SK > 6,5 ou < 3,5 mmol/L pelo laboratório local até 1 dia antes da primeira dose programada de SZC na fase inicial.
  • Evidência de infecção por COVID-19 nas 2 semanas anteriores à triagem (Visita 1).
  • Tratado com bloqueio duplo do SRAA (uso combinado de IECA e BRA) nos 3 meses anteriores à triagem (consulta 1).
  • Tratado com um inibidor de neprilisina do receptor de angiotensina (ARNI; sacubitril/valsartan [Entresto®]) dentro de 3 meses antes da triagem (consulta 1).
  • Tratado com um ARM não aprovado para CKD dentro de 3 meses antes da triagem (Visita 1).
  • Tratado com produtos contendo aliscireno com 3 meses antes da triagem (Visita 1).
  • Tratado com SPS (por exemplo, Kayexalate, Resonium), CPS (Resonium Calcium), patiromer (Veltassa®) ou SZC (Lokelma®) nos 7 dias anteriores à triagem (Visita 1).
  • Participação em outro estudo clínico com produto experimental administrado até um mês antes da triagem (Visita 1).
  • Não querendo ou não podendo mudar para lisinopril ou valsartan/irbesartan, a intervenção do estudo RAASi exigida pelo protocolo. Nota: Para participantes que tomam uma combinação fixa de um IECA ou BRA com outro agente (por exemplo, bloqueadores de cálcio ou diuréticos) como SoC, o investigador deve avaliar se será seguro e eficaz para tais participantes mudar para o IECA ou ARB do estudo e à outra droga como agentes separados.
  • Dosagem prévia de SZC no presente estudo.
  • Atualmente grávida (confirmada com teste de gravidez positivo na triagem [Visita 1]) ou amamentando.
  • Julgamento do investigador de que é improvável que o participante cumpra os procedimentos, restrições e requisitos do estudo.
  • Envolvimento no planejamento e/ou condução do estudo (aplica-se tanto à AstraZenecastaff quanto à equipe do local do estudo).

Sodium Zirconium Cyclosilicate (SZC)
Droga

Powder for oral suspension in a sachet. Unit dose strength: 5 or 10 g SZC. Single dose will consist of 1-3 sachets. During Initiation Phase: S-K > 5 to ≤ 6.5 mmol/L (measured by L-Lab): Single dose contains 10 g SZC that should be suspended in 45 mL of water. The 10 g SZC single dose should be administered three times daily for up to 72 hours until normokalaemic (S-K 3.5-5.0 mmol/L); the total daily dose is 30 g SZC. S-K ≥ 3.5 to ≤ 5 mmol/L (measured by L-Lab): Single dose contains 5 g SZC that should be suspended in 45 mL of water and administered once daily for 48 hours. During Run-in and Maintenance Phases: - Single dose contains 5 g SZC administered every other day or 5, 10, or 15 g SZC administered once daily that should be suspended in 45 mL of water.


Placebo
Droga

Powder for oral suspension in a sachet. Placebo to match 5 or 10 g. Single dose will consist of 1-3 sachets. During Maintenance Phase: - Single dose contains 5 g placebo administered every other day or 5, 10, or 15 g placebo administered once daily that should be suspended in 45 mL of water.


Lisinopril
Droga

Tablet for oral administration. Unit dose strength: 2.5, 5, 10 or 20 mg. Dosage level: 5, 10, 20, or 40 mg administered once daily.


Valsartan
Droga

Tablet or capsule for oral administration. Unit dose strength: 40, 80 or 160 mg. Dosage level: 40, 80, 160, or 320 mg administered once daily.


Irbesartan
Droga

Tablet for oral administration. Unit dose strength: 75, 150 or 300 mg. Dosage level: 75, 150, or 300 mg administered once daily. The study is designed to use valsartan as the selected ARB therapy adjunct to SZC. However, if an actual shortage of valsartan in a local market jeopardises the ability of participants to enter or continue in the study, valsartan can be temporarily substituted with irbesartan until the shortage of valsartan is resolved.

Research Site
Maringá / Paraná / CEP: 87060-040

Research Site
Curitiba / Paraná / CEP: 80440-020

Research Site
Porto Alegre / Rio Grande do Sul / CEP: 90020-090

Research Site
Fortaleza / Ceará / CEP: 60115282

Research Site
Joinville / Santa Catarina / CEP: 89227-680

Research Site
Porto Alegre / Rio Grande do Sul / CEP: 90160-093

Research Site
São Paulo / São Paulo / CEP: 05403-9000

Research Site
São Paulo / São Paulo / CEP: 04039-000

Código do estudo:
NCT05056727
Tipo de estudo:
Intervencional
Data de início:
setembro / 2021
Data de finalização inicial:
fevereiro / 2024
Data de finalização estimada:
fevereiro / 2024
Número de participantes:
716
Aceita voluntários saudáveis?
Não
Compartilhe esse estudo:

Estudos relacionados

Conheça outros estudos que podem ser do seu interesse:

Top