Uso do Teste ADL-Glittre no Pré e Pós-Operatório de Pacientes com Câncer de Pulmão

Patrocinado por: Centro Universitário Augusto Motta

Atualizado em: 16 de maio de 2024
Inscrição por convite

Status de recrutamento

Adultos até Idosos

Faixa etária

Todos

Sexo


Indefinida

Fase do estudo

Resumo:

O câncer de pulmão é o tipo de câncer mais comum e a principal causa de morte por câncer em todo o mundo, tanto em homens quanto em mulheres.

Melhorias no estadiamento pré-operatório mais precoce e tratamento adjuvante mais eficaz melhoraram a sobrevida no câncer de pulmão de células não pequenas, embora a ressecção cirúrgica continue sendo a base do tratamento para todos os pacientes nos estágios I a IV.Este estudo se propõe a avaliar a capacidade funcional por meio do TGlittre em pacientes com câncer de pulmão não pequenas células, antes e após cirurgia torácica, levando em consideração o papel preditivo deste teste no risco de complicações e na avaliação do impacto da funcionalidade reabilitação.

Saiba mais:

Na população de pacientes com câncer de pulmão, dois pontos críticos que constituem lacunas na literatura são: 1) a definição de operabilidade apenas com testes de função pulmonar e o consequente preparo do paciente para o ato cirúrgico; e 2) a abordagem pós-operatória e consequente triagem visando melhorar a qualidade de vida e reduzir a morbidade. Além da sofisticação da reabilitação pulmonar que ocorreu nas últimas décadas, também foi desenvolvido o teste ADL-Glittre, que é uma medida de esforço submáximo que avalia a capacidade funcional e engloba diversas tarefas que simulam atividades da vida diária envolvendo tanto os membros inferiores quanto os superior, sendo um teste fácil de administrar, válido e confiável para medir o estado funcional. Este estudo propõe avaliar a capacidade funcional por meio do TGlittre em pacientes com câncer de pulmão não pequenas células, antes e após cirurgia torácica, levando em consideração o papel preditivo desse teste no risco de complicações e na avaliação do impacto da reabilitação funcional . Como objetivos específicos, este estudo busca: testar a confiabilidade e validade do TGlittre em pacientes com câncer de pulmão de células não pequenas; comparar os resultados do TGlittre com os de função pulmonar e qualidade de vida no pré e pós-operatório; determinar o impacto do programa de reabilitação pulmonar pré-operatória no desempenho do TGlittre; determinar o impacto do programa de RP pós-operatório no desempenho do TGlittre; e avaliar a incidência de complicações pós-operatórias e o tempo de internação, considerando o desempenho no TGlittre e o desempenho no programa de RP. Usando randomização em bloco, os participantes que atenderem aos critérios de inclusão serão aleatoriamente designados para um dos 2 grupos: 1) Grupo de Intervenção: Reabilitação Pulmonar; e 2) Grupo Controle: Cuidado Padrão. A RP será realizada no pré e pós-operatório, com duração de 4 e 12 semanas, respectivamente. Esses participantes serão submetidos aos seguintes testes: Questionário Internacional de Atividade Física; Questionário Respiratório de St. George; função pulmonar (espirometria, medida da capacidade de difusão pulmonar ao monóxido de carbono e medida da força muscular respiratória); força de preensão manual; força do quadríceps; e TGlittre. O objetivo deste estudo é subsidiar a aplicabilidade do TGlittre como estratégia avaliativa de reabilitação pulmonar no pré e pós-operatório de pacientes com câncer de pulmão de não pequenas células, bem como verificar o impacto das estratégias de reabilitação pré e pós-operatória na qualidade de vida, morbidade e mortalidade.

Critérios de inclusão:

  • Diagnóstico de NSCLC estágios I a IV, ou seja, aqueles pacientes sem evidência de doença mediastinal ou invasão de órgão local.
  • Idade igual ou superior a 18 anos.
  • Os seguintes tipos de cirurgia pulmonar: pneumonectomia, bilobectomia, lobectomia, segmentectomia e ressecção em cunha.
  • Ressecção por toracotomia ou videotoracoscopia.

Critérios de Exclusão:

  • Pacientes sabidamente necessitados de tratamentos adjuvantes.
  • Mostrar incapacidade de andar.
  • Não poder realizar testes de função pulmonar e/ou testes funcionais.
  • Presença de doenças cardiovasculares, neurológicas ou ortopédicas.
  • Fístula broncopleural, aumento súbito da drenagem torácica ou intratoracichemorragia ativa, quilotórax ou outros eventos adversos graves.

ADL-Glittre Test
Outro

They will receive standard care described plus perioperative pulmonary rehabilitation, with 20 preoperative sessions and 60 postoperative sessions. Preoperative sessions will be held 2X/week, in addition to home sessions 3X/week. Each outpatient session will last 2 hours and will consist of therapeutic education, aerobic exercises, resistance training of lower limbs, upper limbs and abdominal wall and respiratory muscle training (RMT), which will include breathing pattern, positive expiratory pressure and training of inspiratory and respiratory muscles. home will last 1h, unsupervised and personalized MRT plus 30 min of aerobic walking at 60-80% of maximum HR intensity. Participants will receive a portable pedometer and HR monitor. Postoperative rehabilitation will be offered only to the IG, from 1 month after surgery, with 60 sessions divided into 24 outpatient sessions performed 2X/week and 36 home sessions 3X/week. The postoperative program will last 12 weeks.

Centro Universitário Augusto Motta
Rio de Janeiro / Rio de Janeiro / CEP: 22745271

Código do estudo:
NCT05863013
Tipo de estudo:
Intervencional
Data de início:
junho / 2023
Data de finalização inicial:
dezembro / 2024
Data de finalização estimada:
dezembro / 2024
Número de participantes:
80
Aceita voluntários saudáveis?
Não
Compartilhe esse estudo:

Estudos relacionados

Conheça outros estudos que podem ser do seu interesse:

Top