Pré-Habilitação Cirúrgica em Câncer de Mama.
O Instituto Nacional do Câncer estimou 625 mil novos casos de câncer (excluindo casos de câncer d...
Patrocinado por: Instituto Brasileiro de Controle do Cancer
Status de recrutamento
Faixa etária
Sexo
Fase do estudo
Trata-se de um estudo prospectivo de coorte, unicêntrico, que busca analisar o DNA tumoral circulante (ctDNA) em pacientes com diagnóstico de câncer de mama, que serão submetidas a tratamento neoadjuvante.
O câncer de mama é um grande problema de saúde pública, sendo o câncer mais comum em mulheres em todo o mundo. O câncer de mama pode ser diagnosticado por meio de vários exames, incluindo exames de imagem e biópsia de tecido. No entanto, a avaliação precisa e a previsão da resposta é um grande desafio. O DNA tumoral circulante (ctDNA) tem se mostrado promissor na detecção do câncer de mama e nos resultados clínicos e de câncer.
Este estudo tem como objetivo avaliar possíveis correlações entre os níveis de ctDNA com a resposta patológica completa e detecção de doença residual após terapia neoadjuvante em pacientes com câncer de mama.
Para iniciar a vigilância do ctDNA, os pacientes serão convidados a participar de coletas de sangue, a cada 15 dias, durante o tratamento institucional padrão neoadjuvante e permitir que a equipe do estudo revise os registros médicos.
Critérios de inclusão:
Critérios de Exclusão:
ctDNA samples will be collected from patients at baseline, during neoadjuvant therapy (every 15 days) and before the surgical procedure
Conheça outros estudos que podem ser do seu interesse: