Dança on-line versus exercícios terapêuticos para a doença de Parkinson.
Trata-se de um ensaio clínico randomizado em formato online, que incluirá apenas pessoas com DP d...
Patrocinado por: Federal University of Rio Grande do Sul
Status de recrutamento
Faixa etária
Sexo
Fase do estudo
O objetivo deste estudo é analisar o impacto da videoaula de dança e da atividade física não supervisionada nos parâmetros clínico-funcionais, auto-isolamento e sintomas não motores em pessoas com doença de Parkinson durante a pandemia de Covid-19.
Desenho Experimental: um estudo de intervenção. Local de Pesquisa: Laboratório de Pesquisa do Exercício na Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e no Ambulatório de Distúrbios do Movimento do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil . Participantes: 60 participantes dos projetos de extensão Dança, Caminhada Nórdica e Jogging Aquático da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, ambos os sexos, de 50 a 80 anos, com diagnóstico de DP idiopática, serão separados em três grupos: Vídeo Aulas de Dança, na atividade física não supervisionada, e no grupo controle. Intervenções: videoaula de dança, atividade física não supervisionada e grupo controle. O programa de videoaulas de dança terá uma frequência de duas sessões semanais e duração de 30 minutos durante 12 semanas. A atividade física não supervisionada recebe um programa de exercícios domiciliares não supervisionados com frequência de duas sessões semanais e duração de 30 minutos durante 12 semanas durante a pandemia de Covid-19.
O grupo controle será de pessoas com DP, engajadas, antes da pandemia de Covid-19, nos projetos de extensão Dança, Caminhada Nórdica e Jogging Aquático da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, mas não praticavam nenhum tipo de atividade física durante a pandemia de Covid-19.
Para avaliar os impactos das atividades durante a pandemia de Covid-19, serão realizadas avaliações por telefone após 60 dias de distanciamento social e autoisolamento. Desfechos: parâmetros clínico-funcionais e parâmetros não motores. Análise dos Dados: Os dados serão descritos por valores médios e valores de desvio padrão. As comparações entre os grupos serão realizadas por meio de uma análise de Equações de Estimativas Generalizadas (GEE), adotando-se um nível de significância (α) de 0,05. Resultados Esperados: Os participantes que permaneceram comprometidos com a videoaula ou com a atividade física não supervisionada durante a pandemia de Covid-19 esperavam ser menos afetados nos desfechos analisados, principalmente na Qualidade de Vida, quando comparados ao grupo controle. Além disso, espera-se que os resultados da pesquisa possam contribuir para futuros desenvolvimentos nos campos científico, tecnológico, econômico, social e ambiental.
Critérios de inclusão:
Critérios de Exclusão:
The dance program consists of dance lessons inspired by Forró rhythm and Samba rhythm. The classes will be held through a recorded video that must be played twice a week. Each video class lasts 30 minutes.
The classes will be held through a recorded video that must be played twice a week. Each video class lasts 30 minutes.
Contato principal: Leonardo A Peyré-Tartaruga, PhD / +555133085818, Ramal: 5820 / leonardo.tartaruga@ufrgs.br
Contato secundário: Aline N. Haas, PhD / +5551999633496 / alinehaas02@hotmail.com
Investigador: Flávia G. Martinez, PhD / Sub-Investigator
As seguintes instituições estão de alguma forma contribuindo com este estudo clínico.
Conheça outros estudos que podem ser do seu interesse: