Avaliação Clínica e Microbiológica da Laserterapia no Tratamento da Doença Periodontal nos Estágios III e IV

Patrocinado por: Universidade Federal Fluminense

Atualizado em: 23 de maio de 2024
Recrutando

Status de recrutamento

Adultos até Idosos

Faixa etária

Todos

Sexo


Indefinida

Fase do estudo

Resumo:

O objetivo deste ensaio clínico é avaliar a terapia fotodinâmica e a fotobiomodulação no tratamento da periodontite. Avaliar a resposta clínica e microbiológica do tratamento periodontal convencional associado à terapia fotodinâmica e à fotobiomodulação com laser vermelho ou infravermelho.

Os participantes receberão tratamento periodontal realizado com uso de azul de metileno 0,005% e laserterapia (terapia fotodinâmica), associado ao tratamento periodontal convencional, bem como uso de fotobiomodulação com laser vermelho ou infravermelho associado ao tratamento periodontal convencional em participantes com periodontite . Assim, vinte pacientes com periodontite serão selecionados e separados em dois grupos comparados com placebo. Os parâmetros clínicos e microbiológicos serão avaliados no início e 3 meses após o tratamento periodontal: índice de placa, sangramento na sonda, profundidade de sondagem, recessão gengival e nível de inserção clínica.

Saiba mais:

A periodontite é uma doença crónica, inflamatória e multifatorial, causada por uma interação entre o biofilme debiótico e seus produtos e uma resposta exacerbada do hospedeiro, levando à destruição progressiva do periodonto de suporte (osso, cimento e ligamento periodontal), causando perda de inserção clínica. e radiográfico, sangramento à sondagem e formação de bolsa periodontal. A doença periodontal tem alta prevalência e é uma das principais causas de edentulismo, com grande impacto negativo na função mastigatória, na estética e na qualidade de vida relacionada à saúde bucal. É, portanto, considerado um grave problema de saúde pública.

A terapia periodontal convencional consiste em raspagem e alisamento radicular (RAR) e controle da placa supragengival, mas em alguns casos tem se mostrado ineficaz no tratamento da periodontite, principalmente em áreas de difícil acesso como furcas e bolsas profundas. Esses casos se beneficiam de terapias adjuvantes, como a laserterapia, para auxiliar na cicatrização dos tecidos periodontais, na redução de microrganismos e na melhora dos parâmetros clínicos.

A fotobiomodulação e a terapia fotodinâmica têm sido amplamente aplicadas no tratamento da doença periodontal, devido aos seus efeitos clínicos, celulares e bactericidas. Quando associada à terapia periodontal convencional, seus benefícios aumentam, promovendo redução significativa da profundidade de sondagem, número de bolsas profundas e sangramento. Além disso, redução significativa de periodontopatógenos e Candida albicans pode ser observada na literatura após fotobiomodulação e terapia fotodinâmica.

Apesar dos benefícios encontrados quando diferentes protocolos de laserterapia são utilizados no tratamento periodontal, devido à falta de estudos com alta qualidade metodológica e fraca evidência na literatura existente, mais estudos são necessários para comprovar seus efeitos, estabelecer protocolos adequados e avaliar o antimicrobiano potencial em periodontopatógenos, que permanece discutível, como apontam revisões sistemáticas recentes.

Os benefícios diretos deste estudo são o tratamento da doença periodontal para os participantes e para a comunidade científica indicar novas formas de terapia periodontal utilizando diferentes protocolos de laserterapia associados à instrumentação periodontal. Todas as bolsas dentárias em todos os grupos receberão tratamento.

Critérios de inclusão:

  • Participantes adultos com doença periodontal;
  • Quatro ou mais sítios periodontais com PPD≥6 mm e CAL≥5 mm, não adjacentes;
  • Periodontite generalizada, com mais de 30% dos locais envolvidos (Caton et al.,2018);

– Estágios III e IV da doença periodontal (Caton et al., 2018);

Critérios de exclusão:

  • Participantes com hipersensibilidade aos componentes do gel azul de metileno 0,005%;
  • Recebeu tratamento periodontal nos últimos seis meses;

– Medicamentos (alcoolistas, uso de anti-inflamatórios e antibióticos nos últimos 3 meses);

Qualquer evidência de fatores modificadores sistêmicos que possam interferir diretamente na realização do trabalho (viés), tais como:

  • Gestantes e lactantes;
  • Terapia de reposição hormonal;
  • Fumar;

– Hiperglicemia;

– Osteoporose;

  • Diagnosticado com HIV+ ou AIDS.

Periodontal treatment
Procedimento

An experienced periodontist will access clinical periodontal parameters, including plaque index, bleeding on probing, pocket probing depth, gingival recession, clinical attachment level using a periodontal probe, at six sites per tooth at all teeth, excluding third molars. Conventional periodontal treatment, scaling and root planning, will be performed with ultrasound (Dabi Atlante, Rio de Janeiro, RJ, Brazil) complemented with Gracey curettes (Golgran, São Caetano do Sul, SP, Brazil) on each patient under local anesthesia. The maintenance therapy will include professional plaque control and scaling and root planning in recurrent periodontal pockets, every 30 days, until 3 months, when the periodontal parameters will be reassessed.

Fluminense Federal University
Recrutando Nova Friburgo / Rio De Janeiro / CEP: 28625650

Contato principal: Gabriela AC Camargo, PhD / 12981815874, Ramal: 55 / gabrielacruz@id.uff.br

Código do estudo:
NCT06426550
Tipo de estudo:
Intervencional
Data de início:
maio / 2024
Data de finalização inicial:
fevereiro / 2026
Data de finalização estimada:
março / 2026
Número de participantes:
20
Aceita voluntários saudáveis?
Sim
Compartilhe esse estudo:

Estudos relacionados

Conheça outros estudos que podem ser do seu interesse:

Top