Adequação de Energia e Proteína da Ingestão Oral Após Retirada do Ventilador em Pacientes Críticos.
O objetivo deste estudo é avaliar a adequação da ingestão oral exclusiva, em termos de valor ener...
Patrocinado por: Hospital de Clinicas de Porto Alegre
Status de recrutamento
Faixa etária
Sexo
Fase do estudo
Este estudo de precisão diagnóstica tem como objetivo avaliar o desempenho do ultrassom à beira do leito em comparação ao raio X na detecção da posição correta das sondas de alimentação em pacientes adultos gravemente enfermos.
As principais questões que pretende responder são: • precisão diagnóstica da ecografia à beira do leito; • viabilidade da sua ampla adopção entre profissionais com formação mínima em unidades de cuidados intensivos movimentadas.
Mais detalhes...Este estudo multicêntrico de precisão diagnóstica consiste em uma amostra de conveniência não consecutiva de pacientes adultos internados na unidade de terapia intensiva a partir de março de 2023 que necessitam de sonda de alimentação conforme definido pela equipe médica assistente.
Logo após a colocação da sonda de alimentação seguindo o procedimento operacional padrão institucional, os médicos assistentes realizam avaliação ultrassonográfica à beira do leito para verificar a posição correta da sonda. Eles relatam a visualização ou não da sonda de alimentação em quatro etapas: 1) no esôfago, pelo lado direito ou esquerdo do pescoço do paciente; 2) na visão transversal do epigástrio do paciente; 3) na visão longitudinal do epigástrio do paciente e 4) durante a injeção de 20 mL de ar no tubo para detectar o 'sinal de embaçamento'. Finalmente, a radiografia abdominal (padrão ouro) confirma a colocação gástrica ou duodenal da sonda de alimentação.
Critérios de inclusão:
Critérios de exclusão:
– Gestação;
Contato principal: Juliana P Antonio / +555133598530 / juantonio@hcpa.edu.br
Conheça outros estudos que podem ser do seu interesse: