Pesquisa de Assincronia KAP
Os investigadores desenvolveram uma pesquisa baseada na web para avaliar o conhecimento, as atitu...
Patrocinado por: São Paulo State University
Status de recrutamento
Faixa etária
Sexo
Fase do estudo
A hipótese do presente estudo é que o uso da Pressão Positiva Contínua nas Vias Aéreas (CPAP) mais PS pode acelerar o processo de desmame e, consequentemente, encurtar o VM. Este ensaio clínico multicêntrico e pragmático visa comparar o uso de CPAP + PS versus SIMV + PS como método para desmame ventilatório de crianças, enfatizando a duração do processo. Não há estudos semelhantes no mundo.
A ventilação mecânica (VM) é uma prática amplamente utilizada entre as Unidades de Terapia Intensiva Pediátrica (UTIP) em todo o mundo. Dados de estudos multicêntricos revelam taxas que variam de 20% a 64% de uso, com duração de cerca de 5 a 6 dias.
A prática do uso de métodos artificiais para o cuidado respiratório é considerada uma revolução no cuidado de pacientes críticos, reduzindo sua morbidade e mortalidade. Por outro lado, é amplamente conhecido que essas ferramentas trazem consigo uma infinidade de complicações possíveis, como Pneumonia Relacionada à Assistência à Saúde, lesões de vias aéreas superiores e inferiores, riscos relacionados à sedação e instabilidade cardiovascular. Portanto, é indispensável interromper a VM o mais rápido possível.
Quando se gasta muito tempo reconhecendo que a VM não é mais essencial, aumentam-se os riscos e custos (até US$ 2.000 por dia), e falha-se a boa prática médica. Atualmente, a duração do desmame consome cerca de 40% do tempo total de VM. Isso depende de muitos fatores, como balanço hídrico, pressão expiratória final positiva (PEEP), sedação, hipertensão pulmonar e função do diafragma, entre outros.
Estudos têm mostrado que a implementação de um protocolo de desmame reduz sua duração e, consequentemente, a ventilação em crianças. Existem inúmeras técnicas de desmame conhecidas, no entanto, a abordagem mais utilizada é a redução progressiva do suporte ventilatório já em uso, mantendo os mesmos modos e reduzindo os parâmetros. Alguns profissionais optam pela ventilação mandatória intermitente sincronizada (SIMV), reduzindo a frequência respiratória, com ou sem associação de Pressão Suplementar (PS). Outros preferem realizar testes de prontidão para extubação (TRE) diários ou trocar os métodos de respiração espontânea por ventilação de suporte total para treinamento muscular respiratório, prática mais comum em UTIs de adultos. Exortados pelas recomendações para ventilação mecânica de crianças gravemente doentes na conferência de consenso sobre ventilação mecânica pediátrica de 2017 (PEMVECC), que concluiu com forte concordância que não há dados suficientes para recomendar o método de desmame, os investigadores decidiram estudar o assertivo.
Critérios de Inclusão:
Critérios de Exclusão:
Use of different weaning strategies
As seguintes instituições estão de alguma forma contribuindo com este estudo clínico.
Conheça outros estudos que podem ser do seu interesse: