PRECAMA: Subtipos moleculares de câncer de mama na pré-menopausa em mulheres latino-americanas
O câncer de mama tornou-se um grande problema de saúde pública na América Latina, pois é a forma ...
Patrocinado por: Federal University of Maranhao
Status de recrutamento
Faixa etária
Sexo
Fase do estudo
O sedentarismo em mulheres com câncer de mama gera um problema de saúde pública.
Uma alternativa que vem sendo utilizada para diminuir o comportamento sedentário são as intervenções com o uso da tecnologia da informação, assim como projetos com educação em saúde podem provocar mudanças no estilo de vida. No entanto, pouco se sabe sobre o efeito dessas intervenções na autoconsciência e autocuidado em mulheres com câncer de mama. O objetivo deste estudo é avaliar o efeito da educação em saúde no comportamento sedentário, estilo de vida, nível de atividade física, nutrição, autoestima, ansiedade e depressão, qualidade de vida, dor, capacidade funcional e força em mulheres com câncer de mama. Trata-se de um estudo de 12 semanas, com pacientes em tratamento para câncer de mama, distribuídas por dois grupos: Grupo Recomendações de Educação em Saúde e Grupo Controle.
Mais detalhes...Trata-se de um ensaio clínico com pacientes em tratamento de câncer de mama, a amostra será distribuída aleatoriamente em dois grupos: Grupo Recomendações de Educação em Saúde (GRES) e Grupo Controle (GC), que permanecerão em atendimento habitual. A intervenção terá duração de 12 semanas, onde o GRES receberá recomendações de educação em saúde pessoalmente e via redes sociais. Os endpoints deste estudo são comportamento sedentário, estilo de vida, nível de atividade física, nutrição, autoestima, ansiedade e depressão, qualidade de vida, dor, capacidade funcional e força. As avaliações serão realizadas no início do estudo, após 6 semanas e após 12 semanas. Os dados serão analisados por multivariada, comparando os efeitos de grupo, tempo e interação no software SPSS versão 24.0, com α=5%.
Critérios de inclusão:
Critérios de Exclusão:
The intervention will last for 12 weeks, a health education program (face-to-face meetings and information in social networks).
Contato principal: Andréa D Reis, PhD
Conheça outros estudos que podem ser do seu interesse: