Educação em Saúde para Mulheres com Câncer de Mama
O sedentarismo em mulheres com câncer de mama gera um problema de saúde pública. Uma alternativa ...
Patrocinado por: International Agency for Research on Cancer
Status de recrutamento
Faixa etária
Sexo
Fase do estudo
O câncer de mama tornou-se um grande problema de saúde pública na América Latina, pois é a forma de câncer mais comum entre as mulheres.
As mulheres têm maior probabilidade de desenvolver cancro da mama em idades mais jovens e de serem diagnosticadas numa fase avançada em comparação com as mulheres ocidentais. Nos últimos vinte anos, a mortalidade por cancro da mama na América Latina também tem aumentado muito rapidamente e é atualmente a principal causa de mortalidade por cancro. Pouco se sabe sobre fatores de risco específicos para o câncer de mama na pré-menopausa em geral, e na América Latina em particular. Há uma falta de conhecimento específico sobre as características moleculares e patológicas do câncer de mama em mulheres na pré-menopausa da América Latina, e isso tem consequências importantes no tratamento e na sobrevivência do câncer.Para melhorar nossa compreensão sobre os determinantes da incidência e mortalidade por câncer de mama em mulheres jovens da América Latina e apoiar ações preventivas, implementamos um estudo multicêntrico internacional de base populacional na América Latina: o estudo PRECAMA (Molecular Subtypes of Premenopausal Breast Cancer in Mulheres Latino-Americanas (PRECAMA): um estudo multicêntrico de caso-controle de base populacional).PRECAMA é coordenado pela Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer (IARC) e é realizado em 4 países latino-americanos: México, Costa Rica, Colômbia e Chile. Os principais objetivos do projeto são os seguintes:1. Desenvolver um estudo caso-controle de base populacional multicêntrico sobre câncer de mama em mulheres na pré-menopausa em vários países da América Latina com coleta estruturada de informações individuais, clínicas, patológicas e amostras biológicas, de acordo com a protocolos rigorosamente controlados2. Caracterizar, nessas populações, os subtipos de câncer de mama na pré-menopausa com base em seus fenótipos moleculares e patológicos3. Melhorar a identificação de fatores endógenos/exógenos específicos e desemaranhar a interação desses diferentes fatores em relação aos subtipos de tumores de mama.4. Proporcionar formação avançada, induzir efeito estruturante na comunidade de pesquisa do câncer de mama na América Latina e influenciar a agenda de saúde pública no manejo do câncer de mama.Os resultados do nosso estudo serão de extrema importância para a compreensão da etiologia do câncer de mama nos países da América Latina e fornecerão informações importantes sobre o papel das exposições modificáveis na prevenção do câncer de mama.
Mais detalhes...O câncer de mama (CM) tornou-se um grande problema de saúde pública na América Latina (AL), por ser a forma de câncer mais comum entre as mulheres. As mulheres têm maior probabilidade de desenvolver CM em idades mais jovens e de serem diagnosticadas numa fase avançada em comparação com as mulheres ocidentais. Nos últimos vinte anos, a mortalidade por CM em LA também tem aumentado muito rapidamente e é actualmente a principal causa de mortalidade por cancro entre as mulheres de LA. O grande número de casos incidentes de CM entre mulheres na pré-menopausa, que é apenas parcialmente explicado pela estrutura etária da população, é, portanto, de grande preocupação. Pouco se sabe sobre fatores de risco específicos para CM na pré-menopausa em geral, e na AL em particular, e os fatores de risco relacionados à dieta, obesidade e baixa atividade física desempenham um papel na incidência e na mortalidade. A expressão do receptor de estrogênio (RE) e/ou receptor de progesterona (PR) em tumores de mama pode diferir de acordo com fatores de risco e características patológicas moleculares. Existe uma falta de conhecimento específico sobre as características moleculares e patológicas do tumor do CM em mulheres na pré-menopausa, particularmente em países com poucos recursos, onde o estado de dependência hormonal está mal documentado. Isso tem consequências importantes no tratamento e na sobrevivência do câncer.
Para melhorar nossa compreensão dos determinantes da incidência e mortalidade do CM em mulheres jovens da América Latina e apoiar ações preventivas, implementamos um estudo internacional de caso-controle multicêntrico de base populacional em Los Angeles: o estudo PRECAMA (Molecular Subtypes of Premenopausal Breast Cancer em Mulheres Latino-Americanas (PRECAMA): um estudo multicêntrico de caso-controle de base populacional).
PRECAMA é coordenado pela Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer (IARC) e é realizado em 4 países latino-americanos: México, Costa Rica, Colômbia e Chile. Os principais objetivos do projeto são os seguintes:
1. Desenvolver um estudo caso-controle de base populacional multicêntrico sobre CM em mulheres na pré-menopausa em vários países da AL com coleta estruturada de informações individuais, clínicas, patológicas e amostras biológicas, de acordo com protocolos rigorosamente controlados
2. Caracterizar, nessas populações, os subtipos de CM na pré-menopausa com base em seus fenótipos moleculares e patológicos
3. Melhorar a identificação de fatores endógenos/exógenos específicos e desemaranhar a interação desses diferentes fatores em relação à mama subtipos tumorais.
4. Proporcionar formação avançada, induzir efeito estruturante na comunidade de pesquisa do CM na AL e influenciar a agenda de saúde pública no que diz respeito à gestão do CM.
Foram desenvolvidos e implementados métodos e questionários padronizados, bem como procedimentos operacionais padrão para atividades laboratoriais. Casos invasivos primários incidentes com idades entre 20 e 45 anos são recrutados nos principais hospitais oncológicos em quatro grandes cidades latino-americanas (Cidade do México, San José, Medellín e Santiago) antes de qualquer tratamento. Os controles para o estudo são selecionados da população residente nas mesmas cidades há pelo menos 3 anos e pareados com os casos por idade (+/- 5 anos) e instituição de saúde. Para cada sujeito, preencha os dados do questionário sobre fatores sociodemográficos, histórico de saúde, histórico reprodutivo, uso de hormônios, fatores de risco precoce, silhueta corporal em diferentes idades, atividade física, dieta, ocupação, fatores de risco ambientais, etnia e histórico familiar de câncer são coletados. Questionários de frequência alimentar validados e padronizados são administrados para coletar informações sobre dieta. A antropometria (peso corporal, altura em pé e sentado, circunferências de cintura e quadril) é medida de acordo com protocolos padronizados. Amostras de sangue e urina também são coletadas para análises de biomarcadores. Para todos os casos, são realizadas análises imuno-histoquímicas e moleculares altamente padronizadas para identificar subtipos de BC.
Os resultados do nosso estudo serão de extrema importância para compreender a etiologia do câncer de mama nos países da América Latina em transição epidemiológica e forneceriam informações importantes sobre o papel das exposições modificáveis na doença, o que pode fornecer um suporte importante para a prevenção do câncer de mama.
Critérios de inclusão:
Critério de exclusão:
Observational study
As seguintes instituições estão de alguma forma contribuindo com este estudo clínico.
Conheça outros estudos que podem ser do seu interesse: