Efeito do uso da telerreabilitação no tratamento da dor lombar crônica inespecífica em afrodescendentes brasileiros
O objetivo deste estudo é medir o efeito da telerreabilitação no tratamento da lombalgia crônica ...
Patrocinado por: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Status de recrutamento
Faixa etária
Sexo
Fase do estudo
Introdução: Atualmente, as diretrizes de prática clínica recomendam o exercício como uma abordagem de primeira linha para o tratamento da dor lombar crônica (LBP).
Por outro lado, técnicas passivas como a ventosaterapia têm ganhado espaço no manejo dessa população, porém ainda existem lacunas importantes na literatura quanto à associação da ventosaterapia com exercícios ativos em indivíduos com dor lombar crônica inespecífica. Nesse contexto, este protocolo descreve um estudo sham-controlado, randomizado e cego que visa avaliar os efeitos adicionais da ventosaterapia em associação com os exercícios do método McKenzie sobre a dor e os resultados funcionais de indivíduos com dor lombar crônica inespecífica. Métodos: Serão recrutados e avaliados 108 indivíduos com lombalgia crônica inespecífica e localizada na faixa etária de 18 a 59 anos, quanto aos critérios de inclusão e exclusão. Posteriormente, serão randomizados para um dos 2 grupos: grupo intervenção, no qual serão submetidos à intervenção do método McKenzie e posteriormente adição da ventosa seca; e grupo sham, no qual, após a intervenção do método McKenzie, será adicionada a aplicação do sham cup.
Mais detalhes...Os indivíduos serão classificados e tratados de acordo com o método McKenzie (MDT) e então receberão a aplicação de ventosas paralelamente às vértebras de L1 a L5, bilateralmente. As intervenções serão realizadas duas vezes por semana durante oito semanas. Os voluntários serão avaliados antes do tratamento (T0), imediatamente após a primeira intervenção (T1), com 4 semanas de intervenção (T4) e com 8 semanas de intervenção (T8)
Os indivíduos serão classificados e tratados de acordo com o método McKenzie e em seguida receberão a aplicação de ventosas paralelamente às vértebras de L1 a L5, bilateralmente. As intervenções serão realizadas duas vezes por semana durante oito semanas. Os voluntários serão avaliados antes do tratamento (T0), imediatamente após a primeira intervenção (T1), com 4 semanas de intervenção (T4) e com 8 semanas de intervenção (T8). O desfecho primário será função física, funcionalidade (teste Timed Up and Go), enquanto os desfechos secundários serão intensidade da dor (Escala Numérica de Dor), amplitude de movimento lombar (teste do dedo ao chão), expectativa do paciente e percepção do paciente (Global Perceived Escala de Efeito).
Critérios de Inclusão:
Critérios de Exclusão:
Participants in the intervention group will receive an assessment, classification as to MDT syndrome and indication of the preferred direction of movement, whether flexion, extension or lateral displacement of the spine
Conheça outros estudos que podem ser do seu interesse: