Educação em ciência da dor administrada em modos de dosagem completa ou fracionada para distúrbios temporomandibulares
As disfunções temporomandibulares (DTM) são um conjunto de distúrbios musculoesqueléticos que afe...
Patrocinado por: University of Sao Paulo General Hospital
Status de recrutamento
Faixa etária
Sexo
Fase do estudo
O objetivo do estudo é avaliar a eficácia da terapia por ondas de choque extracorpórea (ESWT) na melhora da dor em pacientes com dor por DTM após 5 semanas de tratamento, 1 mês e 3 meses após o término do tratamento. Como objetivos secundários pretendemos avaliar a efetividade da terapia por ondas de choque focais em relação a:
1. Amplitude de movimento (ADM) da articulação temporomandibular por goniometria após 5 semanas de tratamento;2. Grau de inflamação, por meio de avaliação ultrassonográfica na articulação temporomandibular referente ao grau de dor após terapia por ondas de choque focais por 5 semanas;3. Movimento da mandíbula (MM), ruído articular (RA), pressão articular (PA) e índice de incapacidade (DI) serão medidos a cada sessão de tratamento e após 5 semanas de tratamento, 1 mês e 3 meses após o término do tratamento no articulações afetadas;4. A qualidade de vida será avaliada através do questionário "Short Form Health 36" (SF-36) durante as 5 semanas de tratamento, 1 mês e 3 meses após o término do tratamento;5. Medicação para controle da dor também será considerada e comparada antes e após o tratamento proposto por 5 semanas. A segurança deserá avaliada ao longo do estudo, monitorando a incidência de eventos adversos relacionados ao estudo. Todos os pacientes serão contatados periodicamente e encorajados a relatar quaisquer efeitos colaterais.
Mais detalhes...Introdução: As disfunções temporomandibulares (DTMs) são condições clínicas que afetam os músculos mastigatórios, a articulação temporomandibular (ATM) e estruturas associadas. A terapia por ondas de choque extracorpóreas focais (ESWT) pode ser utilizada para o tratamento de distúrbios musculoesqueléticos com bons resultados na literatura e com potencial para tratar DTMs musculares.
Objetivo: O objetivo do estudo é realizar um ensaio clínico randomizado controlado duplo-cego para avaliar os efeitos da terapia por ondas de choque focais no tratamento da dor por disfunções temporomandibulares de origem muscular em adultos após 5 semanas de tratamento, 1 e 3 meses após o término do tratamento.
Métodos: Será realizado um ensaio clínico randomizado controlado duplo-cego com 50 pacientes do grupo controle e 50 pacientes do grupo intervenção. Os pacientes serão selecionados prospectivamente no Ambulatório de Dor Orofacial da Divisão de Odontologia do Instituto Central do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (IC-HCFMUSP) e encaminhados ao Centro de Acupuntura do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do HCFMUSP (IOT-HCFMUSP). O grupo controle inicialmente passará por tratamento com orientações para disfunções temporomandibulares musculares e tratamento por terapia por ondas de choque com aplicador "placebo" por 5 semanas, enquanto o grupo intervenção passará pelas mesmas orientações e tratamento por terapia por ondas de choque. ponto focal nos músculos mastigatórios durante 5 sessões, uma vez por semana (totalizando 5 semanas). Após o período inicial de tratamento, os grupos serão avaliados e comparados quanto à melhora da dor e qualidade de vida, além de acompanhamento após 1 mês, 3 meses e 6 meses após o procedimento.
Resultados esperados: Após o período de tratamento padronizado de 1 sessão semanal em 5 semanas consecutivas (totalizando 5 sessões), espera-se que haja melhora na Escala Visual Analógica de dor (EVA) e na qualidade de vida dos pacientes com DTM musculares. Como há um estímulo para a diferenciação das células-tronco mesenquimais, neovascularização e liberação de fatores angiogênicos, espera-se que o efeito da ESWT seja duradouro ao longo das reavaliações em 1 e 3 meses.
Palavras-chave: Distúrbios da Articulação Temporomandibular, Terapia por Ondas de Choque Extracorpóreas, Síndrome da Disfunção da Articulação Temporomandibular, Ondas de Choque de Alta Energia, Tratamento da Dor
Critérios de inclusão:
Critérios de Exclusão:
We will apply 2000 focal shock wave impulses starting in each region of the affected masticatory muscles and looking for compromised muscles in the masticatory muscles such as: masseter, temporal, pterygoid (medial and lateral and digastric through a piezoelectric generator F7, G3 with a focus of 1.5cm in depth, frequency of 8Hz and intensity of 0.048mJ/mm² as long as it is tolerable to the patient (it can be reduced to a tolerable intensity of at least 0.018mJ/mm²) starting with a density of energy flow between 0.12 to 0.15 mJ/mm2, starting from an adaptation dose of 0.10 mJ/mm2 in the first 500 impulses. The non-stationary technique will be used, slowly moving the applicator. Shockwave therapy will be weekly, totaling five consecutive weeks.
We will apply 2000 focal shock wave impulses starting in each region of the affected masticatory muscles and looking for compromised muscles in the masticatory muscles such as: masseter, temporal, pterygoid (medial and lateral and digastric through a piezoelectric generator F7, G3 with a focus of 0cm depth, frequency of 8Hz and intensity of 0.048mJ/mm² with a fake gel pad applicator.
Contato principal: Wu T Hsing, MD, PhD / +5511981998157 / wu@fm.usp.br
Contato secundário: Leandro R Iuamoto, MD / leandro.iuamoto@fm.usp.br
Investigador: Wu T Hsing, MD,PhD / Principal Investigator
Conheça outros estudos que podem ser do seu interesse: