Efeitos da ventilação não invasiva na função diafragmática e distensão caval

Patrocinado por: Federal University of Paraíba

Atualizado em: 25 de abril de 2024
Recrutando

Status de recrutamento

Adultos

Faixa etária

Todos

Sexo


Indefinida

Fase do estudo

Resumo:

Introdução: Compreender como a aplicabilidade da ventilação não invasiva pode afetar diretamente a anatomia e a função diafragmática, bem como o diâmetro de abertura da veia cava inferior em indivíduos saudáveis ​​é fundamental para saber como esta terapia pode interferir nos resultados do tratamento.

Objetivo: Identificar os efeitos agudos da PEEP e da pressão de suporte ventilatório na fração de espessamento, na mobilidade diafragmática e na distensão da veia cava em pessoas saudáveis. Métodos: Trata-se de um estudo cruzado, randomizado, cego para o avaliador e pesquisador responsável pela análise estatística. Os voluntários serão submetidos a uma sessão de VNI, randomizados em grupos: CPAP, Bi-nível e respiração espontânea, sem suporte de VNI (controle). Os resultados avaliados serão ultrassonografia diafragmática e distensibilidade da veia cava inferior. Os níveis de CPAP serão: 5, 10 e 15 cmH2O após 5 minutos de uso e no grupo Bi-nível manteremos o valor da PEEP em 5cmH2O e modificaremos os valores de pressão suporte para os valores: 5, 7 e 10 cmH2O pressão suporte , com todos os resultados também sendo avaliados após 5 minutos. Os participantes permanecerão em posição supina, com o membro superior direito posicionado atrás da cabeça, durante todo o protocolo e todas as medidas serão coletadas nas fases inspiratória e expiratória com volumes correntes basais. Para análise estatística, será empregada análise de intenção de tratar e os grupos serão comparados por meio do teste t de Student, para variáveis ​​contínuas, ou qui-quadrado, para variáveis ​​categóricas. ANOVA split-plot, medidas repetidas para ocorrências primárias. Análises de covariância para identificar diferenças entre grupos usando pontuações basais como covariáveis. Os tamanhos dos efeitos e os intervalos de confiança serão calculados usando eta ao quadrado (η²). Resultados esperados: Elucidar os efeitos de diferentes níveis de pressão arterial na função diafragmática e na distensão da veia cava inferior.

Saiba mais:

Critérios de inclusão:

  • Voluntários saudáveis;
  • Idade igual ou superior a 18 anos e inferior a 50 anos.

Critérios de exclusão:

  • Cardiopatia;

– Pneumopatia;

  • Participantes que desenvolvam alguma condição incapacitante que impeça a conclusão do protocolo.

Non-invasive ventilation
Outro

Ventilation support that does not require an artificial airway that aims to reverse respiratory muscle fatigue and decrease the work of the respiratory muscles, maintaining a positive pressure, allows alveolar recruitment, preventing atelectasis and airway collapse. NIV can be administered using continuous positive airway pressure (CPAP) or two levels of airway pressure (Bi-level).

Federal University of Paraiba
Recrutando João Pessoa / Paraiba / CEP: 58051-900

Contato principal: Eduardo França, PhD / 5583996575859

Código do estudo:
NCT06384027
Tipo de estudo:
Intervencional
Data de início:
fevereiro / 2024
Data de finalização inicial:
abril / 2024
Data de finalização estimada:
junho / 2024
Número de participantes:
100
Aceita voluntários saudáveis?
Sim
Compartilhe esse estudo:

Estudos relacionados

Conheça outros estudos que podem ser do seu interesse:

Top