Ensaio clínico randomizado de fase II/III de dose de reforço da vacina COVID-19 (recombinante, inativada)

Patrocinado por: Butantan Institute

Atualizado em: 15 de fevereiro de 2024
Ativo, não recrutando

Status de recrutamento

Adultos até Idosos

Faixa etária

Todos

Sexo


Fase 2/Fase 3

Fase do estudo

Resumo:

O NDV-HXP-S é um vírus de vacina vetorizada COVID-19 inativado usando o vírus da doença de Newcastle como base e expressando a proteína Spike (S) do SARS-CoV-2 estabilizado na forma de pré-fusão com a tecnologia Hexapro.

Esta vacina foi testada com sucesso em estudos não clínicos e clínicos com um bom perfil de segurança e elicitando anticorpos neutralizantes contra SARS-CoV-2. Os testes clínicos são conduzidos por um consórcio internacional que inclui três fabricantes diferentes. O Butantan, no Brasil, é um deles.

Saiba mais:

O presente protocolo de estudos de Fase II/III. O estudo de Fase II consiste em um estudo randomizado (1:1) duplo-cego controlado que visa avaliar a segurança e imunogenicidade de NDV-HXP-S 10μg como uma dose de reforço em comparação à vacina contra COVID-19 BNT162b2 30μg numa população de 400 indivíduos adultos (50% com idade ≥ 60 anos), independentemente de antecedentes de infeção por COVID-19, com comprovação de duas ou mais doses de COVID-19, das quais a última dose administrada há pelo menos 120 dias.

O estudo Fase III consiste em um ensaio randomizado (3:1) duplo-cego controlado que visa avaliar a segurança, imunogenicidade e consistência de três lotes consecutivos de NDV-HXP-S 10μg como dose de reforço em comparação com a vacina contra COVID-19 BNT162b2 30μg em uma população de 4.000 indivíduos adultos (20% com idade ≥ 60 anos), com características semelhantes à população da Fase II.

Critérios de inclusão:

1. Idade ≥ 18 anos, dos quais 50% e 20% tinham idade ≥ 60 anos nos estudos de Fase II e Fase III, respectivamente, independentemente do estado anterior de infecção por SARS-CoV-2, com comprovação de quatro doses de qualquer monovalente vacina contra a COVID-19, cuja última dose foi administrada há pelo menos 120 dias a 540 dias.

2. Em caso de condições médicas pré-existentes: estar em condição estável que não requeira hospitalização ou mudanças significativas na terapia durante os três meses anteriores à inscrição.

3. Compromete-se com o contato regular por telefone, meios eletrônicos e/ou visitas domiciliares.

4. Intenção de participar do estudo, documentada pelo Termo de Consentimento Livre e Esclarecido.

Critérios de Exclusão:

1. Administração de vacina de vírus ativo ou inativado não prevista no esquema do estudo até 30 dias antes da dose da vacina do estudo.

2. Uso de outro esquema vacinal contra COVID-19 diferente do contemplado no item a. dos critérios de inclusão.

3. Angioedema ou reação anafilática a imunizações anteriores.

4. Alergia a ovo ou frango.

5. Reação alérgica grave ou anafilaxia à vacina ou componentes da vacina em estudo.

6. Suspeita ou confirmação de febre nas 24 horas anteriores à vacinação ou temperatura axilar superior a 37,8°C* no dia da vacinação (a inclusão pode ser adiada até que o indivíduo esteja livre de febre por 24 horas), bem como confirmação de SARS- Infecção por CoV-2 (a inscrição deve ser adiada até que o participante tenha completado 24 horas sem febre ou até que o participante resolva a infecção por SARS-CoV-2 documentada por dois testes RT-PCR negativos).

7. Evidência de doença neurológica, cardíaca, pulmonar, hepática ou renal ativa descontrolada. Mudanças significativas no tratamento ou internações por piora do quadro nos últimos três meses são indicadores de descontrole da doença.

8. Distúrbios hemorrágicos (por exemplo, deficiência do fator de coagulação, coagulopatia, disfunção plaquetária) ou história prévia de sangramento significativo ou hematoma após injeção intramuscular ou punção venosa.

9. Doenças neoplásicas (exceto carcinoma basocelular e carcinoma cervical in situ) diagnosticadas ou em investigação.

10. Doenças imunocomprometentes suspeitas ou confirmadas, incluindo imunodeficiências congênitas ou adquiridas e doenças autoimunes não controladas pela história ou exame físico, incluindo asplenia. Mudanças significativas no tratamento ou internações por piora do quadro nos últimos três meses são indicadores de doença descontrolada.

11. Uso de terapias imunossupressoras seis meses antes da inclusão no estudo ou programada para entrar em serviço dentro de dois anos da inclusão. A dose de corticosteroide considerada imunossupressora é equivalente à prednisona na dose de 20 mg/dia para adultos por mais de 14 dias. O uso contínuo de corticosteroides tópicos ou nasais e outros imunomoduladores ou imunossupressores tópicos não será considerado imunossupressor. São consideradas terapias imunossupressoras: quimioterapia antineoplásica, radioterapia, imunossupressores para induzir tolerância ao transplante, tratamentos imunossupressores e imunobiológicos em pacientes com doenças reumáticas autoimunes, entre outras.

12. Uso de hemoderivados (transfusões ou imunoglobulinas) nos últimos três meses anteriores à inclusão no estudo ou administração programada de hemoderivados ou imunoglobulinas até seis meses após a inclusão no estudo.

13. Abuso de álcool ou drogas nos últimos 12 meses anteriores à inclusão do sujeito.

14. Doença comportamental, cognitiva ou psiquiátrica que afete a capacidade do sujeito de entender e cooperar com os requisitos do protocolo do estudo.

15. Ser membro da equipe que conduz o estudo ou ter uma relação de dependência com um dos membros da equipe do estudo.

16. Qualquer outra condição que possa colocar em risco a segurança ou os direitos de um potencial participante ou impedi-lo de cumprir este protocolo.

17. As anormalidades nos exames laboratoriais de triagem são consideradas excludentes na opinião do investigador principal ou seu representante médico. Se qualquer alteração nos testes for considerada temporária, os testes poderão ser repetidos até três vezes durante o período de triagem (somente Fase II)

18. Sorologia positiva para vírus da imunodeficiência humana (anti-HIV1/2 ELISA); Hepatite B (HbsAg ou Anti-HBc) ou Hepatite C (Total Anti-HCV ELISA).

19. Quaisquer outros achados que o investigador espera aumentariam o risco de resultados adversos da participação no estudo.

Para mulheres com potencial para engravidar:

20. Gravidez (confirmada por teste de β-hCG positivo), estar amamentando e/ou manifestar intenção de ter práticas sexuais com potencial reprodutivo sem o uso de método contraceptivo (abstinência, esterilização, anticoncepcional intrauterino ou implantável anticoncepcional; contraceptivos orais; diafragma ou preservativo em combinação com gel, creme ou espuma anticoncepcional) 30 dias antes e 28 dias após a vacinação.

  • Nota: * A temperatura medida com termômetro cutâneo de scanner temporal é considerada equivalente à temperatura axilar.

NDV-HXP-S 10μg
Biológico

NDV-HXP-S 10μg/0.5mL intramuscular (deltoid), 1 dose (booster)


BNT162b2 30μg
Biológico

Vaccine against COVID-19 BNT162b2 30μg/0.3mL intramuscular (deltoid), 1 dose (booster)

Centro de Pesquisa Clínica S
Serrana / São Paulo / CEP: 14150-000

Instituto Aggeu Magalhães - Fundação Osvaldo Cruz - Pernambuco
Recife / Pernambuco / CEP: 50670-420

Universidade Municipal de São Caetano do Sul
São Caetano do Sul / São Paulo / CEP: 09530-905

A2Z Clinical Centro Avancado de Pesquisa Clinica Eireli
Valinhos / São Paulo / CEP: 13271-130

Instituto Lóbus
Volta Redonda / São Paulo / CEP: 27258-000

Instituto Brasil de Pesquisa Clínica (IBPClin)
Rio de Janeiro / Rio de Janeiro / CEP: 20241-180

Código do estudo:
NCT05354024
Tipo de estudo:
Intervencional
Data de início:
fevereiro / 2023
Data de finalização inicial:
outubro / 2023
Data de finalização estimada:
setembro / 2024
Número de participantes:
4400
Aceita voluntários saudáveis?
Sim
Compartilhe esse estudo:

Estudos relacionados

Conheça outros estudos que podem ser do seu interesse:

Top