Efeitos neuromoduladores da estimulação por corrente pulsada transcraniana na fibromialgia

Patrocinado por: Centro Universitario La Salle

Atualizado em: 11 de abril de 2022
Recrutando

Status de recrutamento

Adultos até Idosos

Faixa etária

Feminino

Sexo


Fase 2

Fase do estudo

Resumo:

A fibromialgia (FM) é uma síndrome funcional caracterizada por dor crônica musculoesquelética, difusa e persistente (> 3 meses), que também se caracteriza por distúrbios do sono, fadiga, alterações de humor e alterações cognitivas e psicológicas.

A Estimulação Transcraniana por Corrente Pulsada (tPCS) é uma nova Estimulação Elétrica Transcraniana (tES) que tem sido estudada como uma opção de tratamento para dor crônica e condições neurológicas. Estudos demonstraram que o tPCS é capaz de modular a dor e a cognição; no entanto, não há estudos suficientes com evidências de sua eficácia. Portanto, o objetivo principal deste estudo é avaliar os efeitos do tPCS na dor, avaliada por meio da Escala Visual Analógica (EVA) em pacientes com FM; além disso, objetiva-se avaliar os efeitos do tPCS na qualidade de vida, prejuízos cognitivos, limiar de pressão à dor, sistema inibitório descendente da dor e níveis séricos de Fator Neurotrófico Derivado do Cérebro (BDNF) e Proteína B de Ligação ao Cálcio S100 (S100B ). Será realizado um ensaio clínico randomizado, duplo-cego, controlado com sham com 70 (Critical f: 2.003; ES: 0.76; alpha: 0.05; power: 0.80) mulheres com Fibromialgia, de 30 a 65 anos com dor no Visual Analógico Escala (VAS) superior a 6 nos últimos 3 meses. Todos os pacientes lerão e assinarão um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). Cada paciente será randomizado para 1+4 sessões de tPCS (2mA, 6-10Hz, 1-20ms, 20-25 minutos) ou Sham. Os pacientes preencherão os seguintes questionários/testes: Escala Visual Analógica (VAS), Índice de Qualidade do Sono de Pittsburgh (PSQI), Questionário de Impacto da Fibromialgia (FIQ), Escala de Catastrofização da Dor (PCS), Perfil de Dor Crônica (PCP), Tarefa de Modulação da Dor Condicionada (CPM-T), Pain Pressure Threshold Task (PPT-T), ReyAuditory-Verbal Learning Test (RAVLT), Controlled Oral Word Association Test (COWAT) e coleta de sangue para dosagem sérica de BDNF e S100B. Para o desfecho principal, a comparação entre as variáveis ao longo do tempo será feita por meio de regressão linear, com ajuste para níveis basais e possíveis fatores de confusão.

Saiba mais:

Recrutamento: O estudo será realizado em um centro clínico em Novo Hamburgo (RS) -Brasil. A coleta de dados terá início em dezembro de 2021 e será finalizada quando o tamanho da amostra for atingido. Será utilizada uma abordagem direcionada: recrutamento de referências de clínicas na região do cenário do estudo, juntamente com pacientes do centro clínico onde o estudo será realizado. Além disso, serão colocados cartazes nas áreas comuns e divulgados nas redes sociais. Critérios de inclusão: mulheres de 30 a 65 anos; Diagnóstico de FM de acordo com os critérios do ACR (2016); dor na EVA igual ou superior a 6 nos últimos 3 meses; tratamento crônico estável nos últimos 3 meses.

Critérios de exclusão: gravidez ou falta de uso de anticoncepcional; história de abuso de álcool ou drogas nos últimos 6 meses, distúrbios neurológicos, arritmia cardíaca; uso de drogas que alteram a resposta vascular; história de traumatismo craniano, leve ou grave, neurocirurgia; doenças sistêmicas descompensadas; diagnóstico atual ou histórico de câncer.

tPCS O procedimento será iniciado com a colocação de eletrodos circulares bilaterais no lóbulo inferior da orelha (posição ECG A1) fixados por um clipe auricular. O raio do eletrodo será de aproximadamente 0,785cm2. A corrente tem uma amplitude de pulso de pico de 2mA, com uma faixa de frequência de 6 a 10 Hz. Um estimulador de corrente alimentado por bateria será usado. Este dispositivo fornece estimulação por meio de pulso bifásico e de onda quadrada alternada, com faixa de largura de pulso aleatório de 1 a 20 ms. As sessões de tPCS terão duração de 20 minutos mais 5 minutos para montagem, enquanto que quando são aplicados questionários e testes, as sessões podem durar de 1 a 2 horas. As sessões serão feitas de forma 1+4, em que os resultados serão avaliados antes e depois da primeira sessão e após a última sessão. Estudos mostram evidências de melhora clínica após 5 sessões de estimulação elétrica transcraniana na FM. Um questionário padronizado será aplicado para observar os efeitos adversos imediatamente após a intervenção. Sham tPCS A corrente será aplicada apenas nos primeiros 30 segundos. Os pacientes podem notar a mesma sensação de estimulação inicial, mas não receberão a corrente pelo tempo restante. Analógico ao tPCS, serão realizadas 5 sessões.

Critérios de inclusão:

  • Mulheres de 30 a 65 anos
  • Diagnóstico de FM de acordo com os critérios do ACR (2016)
  • Dor na EVA igual ou superior a 6 nos últimos 3 meses
  • Tratamento crônico estável nos últimos 3 meses.

Critérios de Exclusão:

  • Gravidez ou falta de uso de anticoncepcional;
  • História de abuso de álcool ou drogas nos últimos 6 meses,
  • Distúrbios neurológicos;
  • Arritmia cardíaca;
  • Uso de drogas que alteram a resposta vascular;
  • Histórico de traumatismo craniano, leve ou grave;
  • História da neurocirurgia;
  • Doenças sistêmicas descompensadas;
  • Diagnóstico atual ou histórico de câncer

Transcranial Pulsed Current Stimulation
Aparelho

Current has a peak pulse amplitude of 2mA, with a frequency range from 6 to 10 Hz. A battery-powered current stimulator will be used. This device provides stimulation through biphasic and alternating square wave pulse, with random pulse width range from 1 to 20 ms

Universidade La Salle
Recrutando Canoas / Rio Grande do Sul / CEP: 92010-000

Contato principal: Liciane Fernandes Medeiros, PhD / +5551980502028 / licimedeiros@gmail.com

Investigador: Liciane Fernandes Medeiros, PhD / Principal Investigator


Instituto de Neuromodulação e Reabilitação Avançada
Recrutando Novo Hamburgo / Rio Grande do Sul / CEP: 93520575

Contato principal: Andressa de Souza, PhD / +5551981975718 / andressasz@gmail.com

Investigador: Andressa de Souza, PhD / Principal Investigator

Código do estudo:
NCT05321693
Tipo de estudo:
Intervencional
Data de início:
dezembro / 2021
Data de finalização inicial:
dezembro / 2021
Data de finalização estimada:
dezembro / 2022
Número de participantes:
70
Aceita voluntários saudáveis?
Não
Compartilhe esse estudo:

Estudos relacionados

Conheça outros estudos que podem ser do seu interesse:

Top